THE SOCIAL-IDEOLOGICAL AWARENESS AND THE VALUED PRODUCTION OF 8TH GRADE STUDENTS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.35

Keywords:

Dialogismo. Produção textual escrita. Consciência socioideológica. Valoração. Gênero discursivo poema-protesto.

Abstract

This study aims to reflects on the constitution of social-ideological awareness and valued production of discourse, as well as the level of students’ knowledge about the architectural form linked to the constitutive elements of the poem damning genre in the textual production of 8th grade students. In the light of Applied Linguistic, the work is guided by the dialogical conception of language and its sociological, evaluative, cultural and ideological approach – proposed by the Bakhtin Circle, besides authors and researchers who follow this trend. In methodological terms, the research that is aligned with a qualitative-interpretative, ethnographic and applied nature bias, presents a sample of five textual productions of 8th grade students from a state public school in Ananindeua – PA. The five texts which compose the sample corpus were developed in a diagnostic activity which consisted of a sequence of reading and writing activities that contemplated the theme about the increasing hunger in Brazil. The analyses reveal that two students demonstrated a satisfactory level of valued production of discourse, social-ideological awareness and knowledge about the aspects of the poem damning genre. On the other hand, the results point that three students present little evidence of axiological positioning in writing, insufficient knowledge about the genre and many difficulties related to the use of the standard language in its written mode.  

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Márcia Cristina Greco Ohuschi, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Letras pela mesma universidade (2006) e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Realizou Estágio de Pós-doutorado em Letras na Universidade Estadual de Maringá, tendo feito intercâmbio na Universidade de Genebra -Suíça (2019). É professora Adjunto IV da Universidade Federal do Pará (UFPA- Campus Castanhal), credenciada como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e Mestrado Profissional em Letras - Profletras/UFPA (Belém). Tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, com enfoque no ensino e aprendizagem e na formação do professor. Participa do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM-CNPq), é líder do Grupo de Pesquisa "Dialogismo e ensino de línguas" (UFPA/CNPq) e coordena o Projeto de Pesquisa "O dialogismo e as práticas de linguagem no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA-Castanhal)". Faz parte da Rede de Ancoragem da "Olimpíada de Língua Portuguesa: escrevendo o futuro", como professora formadora do Estado do Pará.

References

A TRAGÉDIA da fome das crianças da terra Yanomami. Direito Público. Brasília, 26 de jan. 2023. Disponível em: https://direitopublico.com.br/2023/01/a-tragedia-da-fome-das-criancas-da-terra- yanomami/ Acesso em: 10 de fev. 2023.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016 [1979].

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011 [1979].

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. Miotello; Faraco. São Paulo: Pedro & João Editores, 2020[1920-1924].

BELOTI, A.; HILA, C.; RITTER, L.; FERRAGINI, L. Conceito de valoração em perspectiva enunciativo-discursiva: proposta teórico-metodológica para a prática de leitura. In.: FRANCO, N; PEREIRA, R; COSTA-HUBES, T. Estudos dialógicos da linguagem: reflexões teórico metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: Momentos decisivos. 6. ed. Belo Horizonte, Editora Itatiaia Ltda, 2000.

COSTA, J. O verso e o protesto: A poesia contemporânea como reinvindicação sociopolítica. Jangada. Literaturas africanas e afro-brasileira. n.4, jul-dez, 2014.

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.

FUZA, A; MENEGASSI, R. J. Ordenação e sequenciação de perguntas de leitura em crônica a partir do princípio temático. In.: FUZA, A.; OHUSCHI, M. C.; MENEGASSI, R. J. (Org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 65-98.

FUZA, A.; OHUSCHI, M. C.; MENEGASSI, R. J. Apresentação. In: FUZA, A.; OHUSCHI, M. C.; MENEGASSI, R. J. (Org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 7-10.

FUZA, A.; OHUSCHI, M. C.; MENEGASSI, R. J. Concepções de linguagem e de leitura no ensino de língua materna. In.: FUZA, A.; OHUSCHI, M. C.; MENEGASSI, R. J. (Org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 11-32.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

MEDVIÉDEV, P. (Círculo de Bakhtin). O método formal nos estudos literários: Introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2019.

MENEGASSI, R. J.; FUZA, A.; ANGELO, C. A leitura em perspectiva dialógica: atividades com o poema. In.: Cristiane Malinoski Pianaro Angelo; Renilson José Menegassi; Ângela Francine Fuza (Org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 371-418.

OHUSCHI, M. C. Ressignificação de saberes na formação continuada: a responsividade docente no estudo das marcas linguístico-enunciativas dos gêneros notícia e reportagem, 2013, 295 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

PAJEÚ, H.; MIOTELLO, V. A compreensão da cultura pelo ato responsável e pela alteridade da palava dialógica nos estudos bakhtinianos. Cad. Est. Ling., Campinas, v.60 n.3 p. 775-794 - set./dez. 2018.

PERFEITO, A. M.; VEDOVATO, L. O gênero poema: um estudo na perspectiva Bakhtiniana. Línguas & letras. Dossiê: estudos linguísticos. p. 241-264. Vol. 12 nº 22, 1º Sem. 2011.

POLATO, A. D. M.; OHUSCHI, M. C.; MENEGASSI, R. J. Análise Linguística em Charge: Sequência de Atividades Dialógicas. Rev. Línguas & letras. Vol.21. Número 49, 2020.

SANTOS, I. A consciência socioideológica e a produção valorada do discurso: uma proposta pedagógica para o 9º ano com o gênero discursivo carta aberta /— 2021. 204 f. + 1 e-book (69 f.: il.). Dissertação (Mestrado em estudos linguísticos). Universidade Federal do Pará, Pará.

SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Elementos sobre as propostas de Voloshinov no âmbito da concepção dialógica de linguagem. In.: RODRIGUES, R. H.; ACOSTA-PEREIRA, R. (Org.). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em Linguística Aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 141-162.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai a escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

VOLÓCHINOV, V. A Ciência das ideologias e a Filosofia da linguagem. In: Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2018 [1929].

VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Trad. GRILLO, Sheila e AMÉRICO, Ekaterina Vólkova. – São Paulo: Editora 34, 2019 [1926].

Published

2023-12-30

How to Cite

GRECO OHUSCHI, Márcia Cristina; BRITO DE CASTRO, Lorena.
THE SOCIAL-IDEOLOGICAL AWARENESS AND THE VALUED PRODUCTION OF 8TH GRADE STUDENTS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 378–404, 30 Dec. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21728. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções