COMPREENSÃO LEITORA DE PESSOA COM T21:
UMA ANÁLISE RACIONAL DO TESTE CLOZE
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.19Palavras-chave:
Leitura, Compreensão leitora, Trissomia do cromossomo 21Resumo
Objetivamos investigar a compreensão leitora de pessoas com a Trissomia do cromossomo 21 (T21), com base em análise racional do teste cloze. Três pessoas com T21 participaram deste estudo, com idades entre 15 e 18 anos, cursando entre o 7º e o 9º do ensino fundamental II, em rede regular de ensino. Todos foram submetidos a três testes cloze: um rígido (TAYLOR, 1953) e dois racionais (KLEIMAN, 1989). Em cada teste, os participantes tinham que preencher dez lacunas, recuperando palavras apagadas do texto original. Os dados foram analisados, seguindo modelo da escala de aceitabilidade sintática e semântica (CLARKE E BURDELL, 1977 apud LEFFA, 1996). Nossos resultados mostraram baixo desempenho dos três participantes no preenchimento das lacunas, já que observamos pouca aceitabilidade sintática e semântica das palavras usadas para preencher as lacunas. Isso demonstra dificuldades em usar o contexto e o conhecimento de mundo para recuperação de significados e o conhecimento linguístico para relacionar as palavras escolhidas com termos presentes no texto, causando, assim, problemas na compreensão leitora. Acreditamos que essas dificuldades estão relacionados com as especificidades da pessoa com T21, como atraso cognitivo, comprometimento de linguagem e de memória, as quais contribuem para dificuldade na elaboração de inferências, uso demasiado de análise-síntese e uso inadequado e/ou inexistente de estratégias metacognitivas.
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