ASPECTOS DA APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO ESCRITA DO PORTUGUÊS COMO L2 DOS SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.24

Palavras-chave:

Pedagogia Visual, Letramento Visual, Ensino de português escrito como segunda língua

Resumo

O presente estudo é proveniente de pesquisa de dissertação em andamento pela qual foi possível compreender aspectos do processo de aprendizagem e produção escrita do português pelos surdos. O estudo ancorou-se nas pesquisas de Lacerda (2006), Faria-Nascimento (2006), Gesser (2009), Crato e Cárnio (2009), Santos (2011), Strobel (2015), Streiechen e Krause-Lemky (2014), Faria-Nascimento et al. (2021) e Silva e Seabra (2022). A metodologia foi baseada nos apontamentos de Paiva (2019). Trata-se de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e método bibliográfico. As análises e discussões apontam inadequações nas concepções e metodologias empregadas no ensino do português escrito para surdos, nas chamadas escolas inclusivas, resultando em uma produção escrita considerada, muitas vezes, atípica, falha ou deficitária, contribuindo para a estigmatização da escrita dos surdos. Diante desse cenário, emerge uma “nova concepção” para o ensino do português escrito como segunda língua para os surdos, o Letramento Visual, inserido no âmbito da Pedagogia Visual, desenvolvidos, conforme as especificidades visuoespaciais da língua de sinais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMPELO, A. R. e S. Pedagogia na educação de surdos-mudos. 2008. 166 f. Tese (Doutorado) – Curso de Ciência da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

CRATO, A. N.; CÁRNIO, M. S. Análise da flexão verbal de tempo na escrita de surdos sinalizadores. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 15, n. 2, p. 233-250, 2009.

FARIA-NASCIMENTO, S. P. Ao pé da letra, não! Mitos que permeiam o ensino da leitura para surdos. In: QUADROS, R. M.; PERLIN, G. (Org.) Estudos Surdos I. Petrópolis: Arara Azul, 2006. p. 252-283.

FARIA-NASCIMENTO, S. P. Perspectivas de aprendizagem da linguagem escrita e da Língua de Sinais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11.; SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2012. Tema: INES 155 anos: a educação de surdos em debate. FAULSTICH.

FARIA-NASCIMENTO, S. P. et al. Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos da Educação Básica e do Ensino Superior: Caderno Introdutório,1a Ed. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação - SEMESP/MEC, Brasília, 2021.

GESSER, A. LIBRAS: que língua é essa? São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

LACERDA. C. B. F. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e Intérprete sobre esta experiência. Caderno Cedes. Campinas. vol. 26, n. 69, p. 163-184, 2006.

LOPES, L. B.; THOMA, A. S. Estudos surdos em educação no Brasil: a produção do campo no período de 1996-2006. In: Fórum (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro. Vol. 37 (jan./jun. 2018), p. 21-36. 2018.

MENDES, A. P. S.; OLIVEIRA, A. A. Estigmatização da escrita do surdo em práticas discursivas no YouTube. Anais dos Seminários Internacionais de Estudos de Linguagens e das Semanas de Letras -FAACL/UFMS. n. 2. p. 123- 132, 2020.

SANTOS, F. M. A. O processo de aprendizagem da escrita do português por surdos: singularidades e estratégias facilitadoras. Inventário (Universidade Federal da Bahia. Online), v.8, p.1-16, 2011.

SELINKER, L. Interlíngua. Revista Diadorim, v. 22, n. 1, p. 275-295, 1972. DOI: https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n1a30523, originalmente publicado sob a referência: SELINKER, Larry. Interlanguage. In: IRAL: International Review of Applied Linguistics in Language Teaching, 10: 3 (1972), p. 209-231.

SILVA, R. A. F.; SEABRA, A. G. Crianças surdas e experiências com a palavra escrita. Educação e Pesquisa, v. 48, p. 3-19, 2022.

SILVA, C. M. M. A Interlíngua português-Libras na produção textual escrita de pessoas surdas adultas usuárias de Libras aprendizes do português escrito como segunda língua. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

STREIECHEN, E. M.; KRAUSE-LEMKE, C. Análise da produção escrita de surdos alfabetizados com bilíngue: implicações para a prática pedagógica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.14, n. 4, p. 957-986, 2014.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora UFSC, 2013.

PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

VIANA, M. M. C. Libras e português como L2: a escrita dos surdos nas redes sociais. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 2a ed. brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2023-09-18

Como Citar

MARAMALDO JÚNIOR, Elton César Soeiro; CARNEIRO, Monica Fontenelle; NASCIMENTO, Sandra Patrícia Faria do.
ASPECTOS DA APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO ESCRITA DO PORTUGUÊS COMO L2 DOS SURDOS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 146–166, 18 Set 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21757. Acesso em: 30 out 2024.

Edição

Seção

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções