EDUCAÇÃO LITERÁRIA:

UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO NO CONTEXTO PORTUGUÊS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.26

Palabras clave:

Formação de leitores, Livro-álbum, Canção

Resumen

O presente artigo discorre sobre uma proposta de mediação de leitura realizada em uma turma de 1º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico, em uma escola pública portuguesa, cujos objetivos foram contribuir para o desenvolvimento da capacidade dos estudantes de ler textos de diferentes
linguagens e expandir o seu repertório literário, cultural e artístico. Para isso, baseamo-nos em pressupostos metodológicos do Literature based reading program (Yopp; Yopp, 2014), e elegemos duas obras brasileiras: o livro-álbum O voo da asa branca (Soud, 2012) e a canção Asa branca
(Gonzaga; Teixeira, 1947). Como resultados, as crianças realizaram procedimentos de leitura dos
textos não-verbais de forma sofisticada e repleta de subjetividade, preenchendo as lacunas do texto
e relacionando-o com a própria vida

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Cardoso Batista, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com período sanduíche na Universidade de Évora (UE). 

Ângela Balça , Universidade de Évora

Doutora em Pedagogia e Educação. Professora Auxiliar no departamento de Pedagogia e Educação na Universidade de Évora. 

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação. Professora Adjunta no departamento de Letras Vernáculas e Clássicas na Universidade Estadual de Londrina.

Citas

AZEVEDO, F; BALÇA, A. Educação literária e formação de leitores. In: AZEVEDO, F; BALÇA, A. (org.). Leitura e Educação literária. Lisboa: Pactor, 2016, p. 1-13.

BALÇA, A. Educação literária na escola. Antares, [s.l], v. 15, n. 36, (no prelo).

BALÇA, A. Relatório da unidade curricular: Educação Literária. Provas de Agregação em Ciências da Educação. 2020.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

COLOMER, T. De la enseñanza de la literatura a la educación literária. Comunicación, Lenguaje y Educación, n. 9, 21-31, jan./mar. 1991. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=126236. Acesso em: 17 abr. 2023.

GONZAGA, L.; TEIXEIRA, H. Asa-Branca. 1947. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MhMIsfsoymg. Acesso em: 17 dez. 2022.

JOUVE, V. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide L. (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 53-65.

MELLO, C. Sociabilidade literária. Anais do XXXV ENANPOLL, online, 2020.

ROUXEL, A. Lecture subjective: implication émotionnelle et cognitive du sujet lecteur. Eutomia, Recife-PE, v. 1, n. 22, p. 235-252, 2018. DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i22p235-252.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOUD, R. O voo da asa branca. São Paulo: Prumo, 2012.

TRIVIÑOS, A, N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

YOPP, H. K.; YOPP, R. H. Literature-Based Reading Activities. 6. ed. Nova Jersey: Pearson, 2014.

Publicado

2023-11-12

Cómo citar

BATISTA, Patrícia Cardoso; BALÇA , Ângela; LIMA, Sheila Oliveira.
EDUCAÇÃO LITERÁRIA: : UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO NO CONTEXTO PORTUGUÊS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 182–200, 12 nov. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21391. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções