Apresentação

Autores

Resumo

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Consuelo Alves Lima, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, São Luís, Maranhão

Doutora (1996), mestra (1988) e graduada (bacharelado-1982 e licenciatura-1983) em física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolveu projeto de pós-doutorado voltado para o ensino de física junto ao grupo Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino - gepCE (2009-2010) na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tem experiência em ensino de física no nível superior e no nível médio, coordena o grupo Pesquisa em Ensino de Ciência (gPEC) e atua principalmente em pesquisas no ensino de ciências com ênfase no ensino de física. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPECEM (stricto sensu) da Universidade Federal do Maranhão

Antonio Jose da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, São Luís, Maranhão

Licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (2004), hoje IFMA. Especialista em Fundamentos de Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2006). Mestre em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (2009) com ênfase em Modelagem, Identificação de Sistemas e Controle de Processos Elétricos e Industriais. A ênfase de suas pesquisa, no que se refere a aplicações da matemática à engenharia, é voltada a modelos polinomiais para modelagem e predição de sistemas. Desenvolve trabalhos de pesquisa relacionados à Educação Matemática e Informática Educacional, objetivando formação de docentes e processos de ensino, aprendizagem e didática na matemática. Foi professor na Educação Básica das redes privada e pública de ensino. Foi professor de diversas instituições de Ensino Superior público e privado, hoje é Professor Adjunto, Classe C, Nível 3 com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, atuando na graduação e pós-graduação (PROFMAT e PPECEM).

Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Codó, Maranhão


Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques concluiu o doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos- SP em 2010, na linha de pesquisa de Ensino de Química com ênfase em Formação de Professores de Química e Reformulação de Projetos Políticos Pedagógicos de Licenciaturas em Química. Realizou estágio de doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha (2008), sob orientação da profª Drª Neus Sanmartí Puig, onde desenvolveu estudos sobre Formação de Professores de Ciências. Participou da elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos de escolas de tempo integral no Estado Maranhão. Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal do Maranhão - Campus de Codó. É coordenadora do grupo de pesquisa em ensino de ciências naturais - GPECN e pesquisadora na linha de Educação, Ensino de Ciências e Ensino de Química, com ênfase na Formação de Professores de Ciências - Química e Ensino-Aprendizagem. Atualmente, é professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino na Educação Básica (PPGEEB). Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino de ciências, ensino de química, formação de professores de ciências e química, trabalho docente, práticas pedagógicas, currículos de licenciaturas, história da ciência e educação ambiental.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC. Membro fundador da GHEMAT-BRASIL: Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática : 1o. secretário (Mandato 2018-2021). Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática e história da matemática.

Hawbertt Rocha Costa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Bacabal, Maranhão

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (2012). Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Bauru em Educação para a Ciência (2016). É Professor Assistente da Universidade Federal do Maranhão no Campus de Bacabal para o curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Também é professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPECEM da Universidade Federal do Maranhão no Campus de São Luis. Atualmente desenvolve atividades na área de Ensino de Química, especialmente no que versa sobre produção e aplicação de Objetos de Aprendizagem e produção de significados pelos alunos no estudo dos conceitos de Química. Além disso, atua em outras áreas da Educação para Ciência como: Educação Ambiental e Divulgação Científica. Já atuou nas áreas de Eletroquímica (células a combustível, platina, liga de platina-cromo e cobalto) e Química Computacional (redução de oxigênio a partir de complexos).

Downloads

Publicado

2020-12-12

Como Citar

LIMA, Maria Consuelo Alves; SILVA, Antonio Jose da; OLIVEIRA, Clara Virginia Vieira Carvalho; COSTA, David Antonio da; COSTA, Hawbertt Rocha.
Apresentação
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 3, n. 2, p. i-iii, 12 Dez 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 20 abr 2024.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>