Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO
A revista Ensino & Multidisciplinaridade é um periódico semestral, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão. Destina-se a divulgar artigos científicos resultantes de atividades de pesquisas na área do ensino de ciências naturais e educação matemática e de áreas afins a essa área de conhecimento, envolvendo questões educacionais dos diferentes níveis de ensino.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES
(a) A Revista reserva-se o direito de não aceitar para avaliação mais de uma submissão por autoria ao ano, ou enquanto houver submissão anterior em processo de avaliação.

(b)Toda produção recebida é inicialmente analisada pela editora, que pode consultar ao Conselho Editorial. Nesta etapa analisa-se a adequação às normas para publicação e o alinhamento com as áreas temáticas de interesse.

(c) A produção estando de acordo com as normas para publicação e as áreas de interesse da revista, segue com o processo de revisão duplo-cego, em que a identidade tanto do(a) revisor(a) como do(a) autor(a) são ocultadas de ambas as partes. Não estando de acordo, o artigo é rejeitado pela editora e informado o motivo (não adequação às normas ou não alinhamento à revista).

(d) Toda produção submetida à avaliação será analisada por dois avaliadores ad hoc externos e ao Conselho Editorial, a quem cabe a decisão final sobre as publicações.

(e) O resultado da avaliação poderá ser: (1) aprovado sem revisões (ou mínimas revisões); (2) Aprovação condicionada às revisões; (3) sugestão de ressubmissão (onde receberá novo parecer); (4) rejeitado. Havendo divergência entre pareceristas poderá ser consultado um(a) terceiro(a) parecerista. Após esta terceira avaliação a editora avaliará todos os pareceres e indicações e proferirá o resultado em uma das 4 possibilidades apresentadas acima.

(f) A simples remessa de originais à revista implica a autorização para publicação. Os editores e pareceristas se reservam o direito de propor alterações nos originais, visando manter a qualidade da publicação, mas respeitando o estilo e as opiniões dos autores. Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

(g) O simples encaminhamento dos trabalhos a Revista Ensino & Multidisciplinaridade implica na aceitação dos autores às normas aqui expressas, bem como na autorização da publicação dos trabalhos.

(h) As opiniões e conceitos emitidos pelos autores são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial da Revista.

PERIODICIDADE
A Revista Ensino & Multidisciplinaridade é uma publicação eletrônica com periodicidade semestral.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A Revista Ensino & Multidisciplinaridade é de acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico e filosófico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Todo o conteúdo da revista segue a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Taxas para submissão e publicação de textos (APC)
A Revista Ensino & Multidisciplinaridade não cobra taxas (APCs) de submissão e tampouco para edição e publicação dos artigos.
Política de direitos autorais
A Revista Ensino & Multidisciplinaridade permite que os autores mantenham seus direitos autorais sem restriçõesos nos artigos e demais trabalhos publicados.
Política de auto-arquivo
A Revista Ensino & Multidisciplinaridade permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos, etc. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do publicado pode ser usada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial).
Fontes de Fomento
A Revista Ensino & Multidisciplinaridade recebe apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para editoração dos artigos.
Política de ética e boas práticas na publicação
A Revista Ensino & Multidisciplinaridade tem compromisso com a ética na publicação e segue o orientado pelo Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE).

DEVERES DE AUTORES
  • Estabelecer consenso entre todos/as os/as coautores/as acerca da versão final do artigo submetido para avaliação; Nomear como autores exclusivamente a quem contribuiu de forma significativa para a concepção do projeto, da execução da interpretação dos e da redação do texto;
  • Não submeter o mesmo artigo simultaneamente a mais de um periódico;
  • Não fazer uso de dados forjados ou falsificados e declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas, pois isso levará a Editoria a agir de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Não fazer uso de ideias ou trabalho de outras pessoas sem lhes dar o devido crédito, sentença(s) de manuscrito de outra pessoa, ou mesmo de autoria própria, sem citação adequada. A Editoria da Revista Ensino & Multidisciplinaridade utiliza ferramentas informatizadas para detecção de plágios e suspeitas de má conduta serão tratadas de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Não ser redundantes nas publicações. Os revisores estão atentos à publicação do chamado "fatiamento salame" de publicações.
  • No caso de pesquisa com participantes humanos se faz necessário apresentar Protocolo de Aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa.
  • Além disso, deve ser fornecida uma declaração escrita em papel timbrado da instituição (declarações separadas para autores de diferentes instituições) e assinada por todos os autores, afirmando que cada participante e/ou seus responsáveis legais foram informados sobre os objetivos, métodos, possíveis riscos e os benefícios previstos pelo estudo e sua publicação, bem como foi dado consentimento por escrito e assinado pelos participantes.
DEVERES DE AVALIADORES
  • Informar imediatamente a Editoria Revista Ensino & Multidisciplinaridade caso não se sintam qualificados para analisar a investigação descrita no artigo ou saibam que suas avaliações não poderão cumprir os prazos definidos, para que seja possível contatar avaliadores alternativos.
  • Não avaliar artigos em que tenham conflitos de interesse.
  • Emitir pareceres objetivos e construtivos, com considerações claras e cortês, com base em argumentos que possam sustenta-las, de modo sirvam aos autores para melhorarem seus artigos.
  • Avaliar os artigos unicamente com base no conteúdo destes e independentemente de quaisquer outros fatores, sem distinção de raça, idade, gênero, origem étnica, orientação sexual, deficiência, crença religiosa, nacionalidade, classe social dos/as autores/as.
  • Tratar todos os artigos recebidos no âmbito da arbitragem científica por pares como documentos confidenciais e manter em sigilo toda e qualquer informação privilegiada ou ideias obtidas através da arbitragem científica por pares, nunca as usando para proveito pessoal.
  • Informar imediatamente à Editoria da Revista Ensino & Multidisciplinaridade caso detectem qualquer violação de ética.
DEVERES DE EDITORES
  • Assegurar que o processo de arbitragem científica dos manuscritos submetidos à Revista Ensino & Multidisciplinaridade seja anônimo, ocorra por pares duplo cego, justo e imparcial e que toda a informação relacionada a eles permaneça confidencial.
  • Garantir que todos os manuscritos sejam avaliados por dois pareceristas anônimos, doutores e com competência na área de pesquisa do trabalho, e livres de conflitos de interesses.
  • Orientar aos pareceristas que estejam atentos a questões éticas e possíveis incoerências teóricas e metodológicas.
  • Obter prova escrita de que toda a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa e declarações assinadas por todos os autores de que obtiveram o consentimento dos participantes.
  • Fazer uso de ferramentas e métodos para detecção de texto plagiado quando suspeitas são levantadas.
  • Garantir que a aceitação ou rejeição de um manuscrito para publicação baseie-se apenas na importância, originalidade, clareza, validade e relevância para o escopo da Revista Ensino & Multidisciplinaridade.
  • Oferecer garantias de mecanismos de apelação de autores contra decisões editoriais.
  • Monitorar o desempenho dos revisores e tomar medidas para garantir que seja adequado, bem como que o corpo de revisores expresse a qualidade da Revista Ensino & Multidisciplinaridade.
  • Convidar revisores conforme necessário, recorrendo a uma ampla gama de fontes para identificar revisores potenciais.
  • Em caso de suspeita ou alegação de falha de conduta, tanto com relação a trabalhos publicados quanto a ainda em avaliação, agir de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Responsabilizar-se por tudo que é publicado na Revista Ensino & Multidisciplinaridade e defender a liberdade de expressão e a valorização de princípios democráticos.