Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 e educação antirracista: ideias de um grupo de docentes de química
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v8n2.2022.13Palavras-chave:
Educação Antirracista, Ensino de Química, Formação de ProfessoresResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar as ideias de docentes de química acerca das possibilidades e limitações em adotar uma perspectiva antirracista no ensino de química. Na discussão teórica do trabalho, partimos, principalmente, do referencial de Silvio Almeida e de Neusa Santos Souza nas discussões sobre o racismo, e do referencial de Eliane Cavalleiro sobre educação antirracista. Os/as participantes foram 19 mestrandos/as do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da Universidade Federal Rural de Pernambuco, disciplina de Seminários Web 2, ministrada de modo remoto. Como instrumento de pesquisa, utilizamos o Google Forms contendo 15 perguntas divididas em sete questões relacionadas à caracterização dos/as participantes, sete perguntas concernentes ao objeto de pesquisa e a autorização dos/das participantes para utilização dos dados da pesquisa. Embora as discussões sobre a temática tenham sido destacadas como importantes nas respostas, observamos a pouca aproximação com as questões relacionadas às Leis nº 0.639/2003 e nº 11.645/200 e à educação antirracista. As temáticas citadas pelo grupo para subsidiar uma abordagem antirracista no ensino de química foram cor da pele e estruturas químicas, cientistas negros e negras na história da química, tintas naturais utilizadas no continente africano e ervas medicinais e culinária indígena.
Laws nº 10.639/2003 and nº 11.645/2008 and anti-racist education: ideas of a group of chemistry teachers
Abstract
This study aimed to analyze the ideas of chemistry teachers about the possibilities and limitations of adopting an anti-racist perspective in the teaching of chemistry. In the theoretical discussion of the study, we adopted, mainly, the references of Silvio Almeida and Neusa Santos Souza in discussions about racism and the reference of Eliane Cavalleiro on anti-racist education. The participants were 19 master students from Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da Universidade Federal Rural de Pernambuco during the course Seminários Web 2, taught remotely. As a research instrument, we used Google Forms containing 15 questions divided into seven questions related to the characterization of the participants, seven questions concerning the research object, and the authorization of the participants for the use of the research data. Although the discussions on the theme were highlighted as important in the answers, we observed little approximation to the issues related to Laws 10.639/2003 and 11.645/200 and anti-racist education. The themes mentioned by the group to support an anti-racist approach in the teaching of chemistry were skin color and chemical structures, black scientists in the history of chemistry, natural dyes used on the African continent, and medicinal herbs and indigenous cuisine.
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