Alfabetização matemática de alunos com Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Maria Luana Feitosa de Araujo Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).
  • Josiel de Oliveira Batista Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).
  • Danielle de Sousa Silva dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
  • Luciane Ferreira Mocrosky Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro autista. Alfabetização Matemática. Formação de professores. Abordagem Fenomenológica.

Resumo

O autismo é o mais conhecido dentre os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. Ainda assim, uma das maiores preocupações dos pais e professores de um aluno autista é com sua vida social e a vivência escolar, pois o processo de inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro autista (TEA) é demorado e desgastante, pois mesmo sendo um direito garantido por lei é difícil encontrar uma instituição preparada para recebe-lo e atende-lo diante das suas especificidades. Esta pesquisa interroga “O que é isso? Alfabetização matemática do aluno autista?” de modo a abrir caminhos para compreensões que rodeiam a temática. Trabalha com recortes de uma pesquisa maior que toma por metodologia a pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica, buscando por compreensões acerca dos modos de alfabetizar matematicamente alunos diagnosticamos com TEA. Nossas conclusões apontam que a alfabetização matemática do aluno com TEA compreende um processo, iniciado com o olhar do professor para o aluno, de modo a enxergar suas especificidades, a ver seu comportamento e como esse aluno aprende, até a compreensão de que não há uma fórmula específica para o ensino, mas estratégias que podem ser adotadas, embasadas na observação e na adaptação das atividades ao ritmo de aprendizagem de cada aluno.

Mathematical literacy of students with Autism Spectrum Disorder

Abstract

Autism is the best known of Invasive Developmental Disorders. Still, one of the biggest concerns of parents and teachers of an autistic student is with their social life and school experience, as the process of school inclusion of the student with Autism Spectrum Disorder (ASD) is time consuming and exhausting. Even though it is a right guaranteed by law, it is difficult to find an institution prepared to receive and serve you, given its specificities. This research asks “What is it, Mathematical Literacy (AM) of the autistic student?” in order to open paths to understandings that surround the theme. It works with excerpts from a larger research that uses qualitative research as a methodology with a phenomenological approach, searching for understandings about the ways of mathematically literating students diagnosed with ASD. Our conclusions point out that the AM of the student with ASD comprises a process, initiated with the teacher's view of the student, in order to consider their specificities, their behavior and how that student learns, until the understanding that there is no specific formula for teaching, but strategies that can be adopted, based on observation and adaptation of activities to the learning pace of each student.

Keywords: Autism. Mathematics Education. Mathematical Literacy. Teacher Education. Phenomenological Approach.

 

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Biografia do Autor

Maria Luana Feitosa de Araujo, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Josiel de Oliveira Batista, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), atuando na Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM, UFPR).

Danielle de Sousa Silva dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Mestranda pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Luciane Ferreira Mocrosky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Curitiba, atuando no Programa de Pós-Graduação em Formação Educacional, Científica e Tecnológica (PPGFCET, UTFPR) e nos Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM, UFPR).

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Publicado

2021-03-13

Como Citar

ARAUJO, Maria Luana Feitosa de; BATISTA, Josiel de Oliveira; SANTOS, Danielle de Sousa Silva dos; MOCROSKY, Luciane Ferreira.
Alfabetização matemática de alunos com Transtorno do Espectro Autista
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 5, n. 1, p. 33–52, 13 Mar 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/15368. Acesso em: 22 dez 2024.

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