A formação continuada de professores de Ciências Naturais com ênfase nas Geociências: um olhar sobre a SEMED de Marabá

Autores

Palavras-chave:

Geociências, Formação Continuada de Professores, Secretaria Municipal de Educação, Fenomenologia

Resumo

Resumo

Na formação continuada de professores para a grande área de ciências naturais, observamos que há conteúdos que são específicos da área de Geociências, e que, portanto, são trabalhados pelo professor de Ciências, mesmo que estes estejam na formação inicial em poucas disciplinas destinadas à temática. Dessa maneira, foi determinada a seguinte questão de pesquisa: Como vem ocorrendo a formação continuada de professores de Ciências Naturais, para trabalhar com conteúdos das Geociências, ofertada pela SEMED de Marabá? Para responder a essa pergunta, foi utilizada a pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica, com base em entrevistas realizadas com um professor e um professor formador do município. Na intenção de respondê-la, nos debruçamos sobre ações que eram necessárias para sua compreensão e iniciamos um processo investigativo-compreensivo acerca da formação continuada dos professores em Geociências da rede pública municipal do município de Marabá. Concluiu-se que os professores e os professores formadores se mostraram incomodados com a forma como a formação continuada vem ocorrendo, mas também demonstraram perseverança ao nos informar que, mesmo acontecendo em descontento como que deveria acontecer, compreendem sua importância. Os professores formadores têm se mobilizado para a oferta de novas formações, no intuito de tentar minimizar problemas oriundos de sua ausência.

Palavras-chave: Geociências; Formação Continuada de Professores; Secretaria Municipal de Educação; Fenomenologia

The continuing education of teachers of Natural Sciences with an emphasis on Geosciences: a look about SEMED in Marabá-Brazil

Abstract

In the continuing education of teachers for the large area of natural sciences, we observe that there are contents that are specific to the area of Geosciences and that, therefore, are worked on by the Science teacher, even though they are in the initial training in a few subjects aimed at the theme. In this way, the following research question was determined: How has the ongoing training of teachers of Natural Sciences, to work with Geoscience content, offered by SEMED in Marabá been taking place? To answer this question, qualitative research with a phenomenological approach was used, based on interviews conducted with a teacher and a teacher educator in the municipality. With the intention of answering it, we focused on actions that were necessary for its understanding and started an investigative-comprehensive process about the continuing education of teachers in Geosciences of the municipal public network in the municipality of Marabá. It was concluded that teachers and teacher educators were uncomfortable with the way continuing education has been occurring, but they also showed perseverance in informing us that, even if they are discontented, as they should be, they understand its importance. Teacher educators have been mobilized to offer new training in order to try to minimize problems arising from their absence.

Keywords: Geosciences; Continuing Teacher Education; Municipal Secretary of Education; Phenomenology

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Biografia do Autor

Gerson Liberato da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Graduado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Cabo/Auxiliar da 2ª Seção do CPRII (PM-PA)

Josiel de Oliveira Batista, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), atuando na Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM, UFPR)

Danielle de Sousa Silva dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Mestranda pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Luciane Ferreira Mocrosky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Curitiba, atuando no Programa de Pós-Graduação em Formação Educacional, Científica e Tecnológica (PPGFCET, UTFPR) e nos Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM, UFPR)

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Publicado

2021-01-18

Como Citar

SILVA, Gerson Liberato da; BATISTA, Josiel de Oliveira; SANTOS, Danielle de Sousa Silva dos; MOCROSKY, Luciane Ferreira.
A formação continuada de professores de Ciências Naturais com ênfase nas Geociências: um olhar sobre a SEMED de Marabá
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 4, n. 1, p. 31–49, 18 Jan 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/15356. Acesso em: 22 dez 2024.

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