A formação continuada de professores de Ciências Naturais com ênfase nas Geociências: um olhar sobre a SEMED de Marabá

Autores

Palavras-chave:

Geociências, Formação Continuada de Professores, Secretaria Municipal de Educação, Fenomenologia

Resumo

Resumo

Na formação continuada de professores para a grande área de ciências naturais, observamos que há conteúdos que são específicos da área de Geociências, e que, portanto, são trabalhados pelo professor de Ciências, mesmo que estes estejam na formação inicial em poucas disciplinas destinadas à temática. Dessa maneira, foi determinada a seguinte questão de pesquisa: Como vem ocorrendo a formação continuada de professores de Ciências Naturais, para trabalhar com conteúdos das Geociências, ofertada pela SEMED de Marabá? Para responder a essa pergunta, foi utilizada a pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica, com base em entrevistas realizadas com um professor e um professor formador do município. Na intenção de respondê-la, nos debruçamos sobre ações que eram necessárias para sua compreensão e iniciamos um processo investigativo-compreensivo acerca da formação continuada dos professores em Geociências da rede pública municipal do município de Marabá. Concluiu-se que os professores e os professores formadores se mostraram incomodados com a forma como a formação continuada vem ocorrendo, mas também demonstraram perseverança ao nos informar que, mesmo acontecendo em descontento como que deveria acontecer, compreendem sua importância. Os professores formadores têm se mobilizado para a oferta de novas formações, no intuito de tentar minimizar problemas oriundos de sua ausência.

Palavras-chave: Geociências; Formação Continuada de Professores; Secretaria Municipal de Educação; Fenomenologia

The continuing education of teachers of Natural Sciences with an emphasis on Geosciences: a look about SEMED in Marabá-Brazil

Abstract

In the continuing education of teachers for the large area of natural sciences, we observe that there are contents that are specific to the area of Geosciences and that, therefore, are worked on by the Science teacher, even though they are in the initial training in a few subjects aimed at the theme. In this way, the following research question was determined: How has the ongoing training of teachers of Natural Sciences, to work with Geoscience content, offered by SEMED in Marabá been taking place? To answer this question, qualitative research with a phenomenological approach was used, based on interviews conducted with a teacher and a teacher educator in the municipality. With the intention of answering it, we focused on actions that were necessary for its understanding and started an investigative-comprehensive process about the continuing education of teachers in Geosciences of the municipal public network in the municipality of Marabá. It was concluded that teachers and teacher educators were uncomfortable with the way continuing education has been occurring, but they also showed perseverance in informing us that, even if they are discontented, as they should be, they understand its importance. Teacher educators have been mobilized to offer new training in order to try to minimize problems arising from their absence.

Keywords: Geosciences; Continuing Teacher Education; Municipal Secretary of Education; Phenomenology

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gerson Liberato da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Graduado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Cabo/Auxiliar da 2ª Seção do CPRII (PM-PA)

Josiel de Oliveira Batista, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), atuando na Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM, UFPR)

Danielle de Sousa Silva dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Mestranda pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Luciane Ferreira Mocrosky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Curitiba, atuando no Programa de Pós-Graduação em Formação Educacional, Científica e Tecnológica (PPGFCET, UTFPR) e nos Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM, UFPR)

Referências

APPLE, M. “Relações de classe e de gênero e modificações no processo de trabalho

Docente”. Cadernos de pesquisa, n.60, 1987. p. 3-14

BACCI, D.C. Geociências e Educação Ambiental. 1. ed. Curitiba: Ponto Vital, 2015. 623p. Disponível em: https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/geociencias_ebook.pdf Acesso em: 16 dez. 2017.

BARROS, N. M. C. A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professores. 2013. 315 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Bauru, Bauru, 2013.

BATISTA, J. O. O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico: a EaD em foco. 2016. 258 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba - PR, 2016.

BATISTA, J. O.; MOCROSKY, L. F; MONDINI, F. “Sujeito e objeto na produção do conhecimento científico”. Actio: Docência em Ciências, [s.l.], v. 2, n. 3, p.44-59, 3 dez. 2017. Universidade Tecnologica Federal do Parana (UTFPR). http://dx.doi.org/10.3895/actio.v2n3.6885.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica (1996). LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N° 9.394/96.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Decreto n. 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Capes no fomento a programas de formação inicial e continuada e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 30 jan. 2009a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm . Acesso em: 16 dez. 2017.

BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação do professor alfabetizador: caderno de apresentação / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília: MEC, SEB, 2012b. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Apresentacao%20MIOLO.pdf. Acesso em 16 dez. 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf . Acesso em: 29 mar. 2018.

BICUDO, M.A.V. (org.). Formação de professores? Da incerteza à compreensão. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

BRASIL. “Filosofia da Educação Matemática segundo uma perspectiva fenomenológica”. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Filosofia da Educação Matemática Fenomenologia, Concepções, Possibilidades Didático-Pedagógicas. São Paulo: UNESP, 2010.

BRASIL et al (Orgs.). Pesquisa Qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

CALDEIRA, A. M. S. La prática docente cotidiana de una maestra y el processo de apropriación y construcción de su saber. 1993. 347 p. (Tese de doutorado) - Universidade de Barcelona, Barcelona, 1993.

COMPIANI, M. “Geologia/Geociências no Ensino Fundamental e a Formação de Professores”. GEOLOGIA USP. PUBLICAÇÃO ESPECIAL, São Paulo, v. 3, p. 13-30, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gusppe/article/view/45367 Acesso em: 17 dez. 2017.

CUNHA, M. I. “A docência como ação complexa”. In: CUNHA, M. I. (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara. SP: Junqueira & Marin, Brasília-DF, CAPES. CNPq, 2010. p.19-34.

CUNHA, M. I. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 609-625, 2013.

ERNESTO, M. et al. “Perspectivas do ensino de Geociências”. Estudos Avançados (Online), v. 32, p. 331-343, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ea/v32n94/0103-4014-ea-32-94-00331.pdf . Acesso em: 16 fev. 2018.

FERREIRA, A. B. de H. O minidicionário da língua portuguesa. 4ª edição revista e ampliada do minidicionário Aurélio. 7ª impressão – Rio de Janeiro, 2002.

GATTI, B. A. “Formação de professores no Brasil: características e problemas”. Educ. Soc. [online]. 2010, vol.31, n.113, pp.1355-1379. ISSN 0101-7330.

KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1987, 80 p.

KRASILCHIK, M. “Formação de Professores e Ensino de Ciências: Tendências nos anos

”. In: MENEZES, L. C. (Org). Formação Continuada de Professores de

Ciências – no âmbito ibero-americo. Campinas: Editora Autores Associados,

MACHADO, O. V. de M. “Pesquisa Qualitativa: Modalidade Fenômeno Situado”. In: BICUDO, M. A. V.; ESPOSITO, V. H. C. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: UNIMEP, 1994.

OLIVEIRA, L. A.S. et.al. “O ensino de Geociências e a formação de professores: experiências de um processo de aprendizagem”. In: ENDIPE, 2012, Campinas, SP. Anais do Encontro de, 2012. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/0ab45483-7230-45a6-bdfe-4005ff45c634/2928958.pdf Acesso em: 16 dez. 2017.

PAULO, R. M.; AMARAL, C. L. C.; SANTIAGO, R. A. “A pesquisa na perspectiva fenomenológica: explicitando uma possibilidade de compreensão do ser-professor”. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v.10, n. 3, p. 71-86, 2010.

ROSA, L. S. da. Os desafios da formação de professores de Ciências para o Ensino Fundamental. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. Disponível em: https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000010684.pdf. Acesso em: 16 dez. 2017.

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

SILVA, Gerson Liberato da; BATISTA, Josiel de Oliveira; SANTOS, Danielle de Sousa Silva dos; MOCROSKY, Luciane Ferreira.
A formação continuada de professores de Ciências Naturais com ênfase nas Geociências: um olhar sobre a SEMED de Marabá
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 4, n. 1, p. 31–49, 18 Jan 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/15356. Acesso em: 24 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)