A LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: o viés literário e suas possibilidades para um trabalho com a diversidade

Autores

  • Lucineide Amorim Lima
  • Rayron Lennon Costa Sousa Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Geovana Oliveira de Araújo

Palavras-chave:

Lei nº 10.639/03, Literatura africana, Literatura afro-brasileira, Ensino, Língua portuguesa

Resumo

A importância da literatura, para a inserção da Lei nº 10.639/03, é uma proposta de trabalho com a área de literatura para a efetivação da inserção de cunho social e curricular das escolas no estudo da História da África e dos Africanos, da luta dos negros no Brasil, da cultura negra brasileira e do negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política do Brasil. O objetivo deste estudo foi apresentar indicações pedagógicas aos professores, em especial aos de língua portuguesa, quanto ao uso da literatura produzida e disponibilizada, para a construção de leitores e da identidade literária nacional e mestiça capazes de identificar e desmitificar pré-conceitos e preconceitos, bem como a exposição da literatura africana e afro-brasileira produzida e distribuída às escolas públicas brasileiras através de livros paradidáticos, a fim de concretizar os objetivos descritos no texto da lei. Para fundamentar esta pesquisa, utilizaram-se as discussões de teóricos e documentos legais, como Brasil (2003, 2004, 2006), Bellucci (2003), Pereira (2014), entre outros. Este estudo é de natureza qualitativa (BARDIN, 2011), caracterizado como pesquisa bibliográfica. Baseando-se nos resultados desta pesquisa, pode-se inferir que criar possibilidades com o uso da interdisciplinaridade através do ensino de literatura para a inserção da lei possibilitará aos alunos uma formação crítica e reflexiva, autônoma, valorizando os conhecimentos preditivos deles e, se necessário, desmitificando preconceitos herdados, com o objetivo de tornar a sala de aula um ambiente de respeito às relações étnico-raciais, assim como contribuir para a formação crítica e reflexiva de todos.

Palavras-chave: Lei nº 10.639/03. Literatura africana. Literatura afro-brasileira. Ensino. Língua portuguesa.

Resumen

La importancia de la literatura, para la implementación de la ley n°10.639/03, es una propuesta de trabajo con el área de literatura para una inserción de cuño social y curricular de las escuelas en el estudio de la Historia de África y de los Africanos, de la lucha de los negros en Brasil, de la cultura brasileña y del negro en la formación de la sociedad nacional, rescatando la contribución del pueblo negro en las áreas social, económica y política de Brasil. El objetivo de este estudio fue presentar indicaciones pedagógicas a los profesores, en especial a los de Lengua Portuguesa, respecto al uso de la literatura producida y disponible, para el desarrollo de lectores y la construcción de la identidad literaria nacional y mestiza y, de este modo, ser capaces de identificar y desmitificar prejuicios, así como la exposición de la literatura africana y afro-brasileña producida y distribuidas a las escuelas públicas a través de libros para-didácticos a fin de lograr los objetivos descritos en el texto de la ley. Para fundamentar esta investigación se utilizo la discusión de teóricos y documentos legales, como Brasil (2003, 2004, 2006), Bellucci (2003), Pereira (2014), entre otros. Este estudio, metodológicamente, es de naturaleza cualitativa (Bardin, 2011), y se caracteriza por la investigación bibliográfica. Basándose en los resultados de esta investigación, se puede inferir que crear posibilidades interdisciplinares a través de la enseñanza de la literatura para la concreción de la ley, posibilitará a los alumnos una formación reflexiva, crítica y autónoma valorando los conocimientos anteriores de los alumnos y, si fuere necesario desmitificando prejuicios heredados, con la finalidad de transformar la sala de clases en un ambiente de respeto a las relaciones étnico-raciales y así contribuir a la formación reflexiva y crítica de todos.

Palabras clave: Ley nº 10.639/03. Literatura africana. Literatura afro-brasileña. Enseñanza. Lengua portuguesa.

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Biografia do Autor

Lucineide Amorim Lima

Professora, graduada em Linguagens e Códigos, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Rayron Lennon Costa Sousa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduado em Letras, especialista, professor da Universidade Federal do Maranhão. Mestrando em Letras - Teoria Literária da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Geovana Oliveira de Araújo

Professora, graduada em Linguagens e Códigos, pela Universidade Federal do Maranhão. Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (em andamento).

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

LIMA, Lucineide Amorim; SOUSA, Rayron Lennon Costa; ARAÚJO, Geovana Oliveira de.
A LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: o viés literário e suas possibilidades para um trabalho com a diversidade
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 2, n. 1, p. 74–83, 30 Jun 2016Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos