Ensino & Multidisciplinaridade https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade <p>Publicação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática da UFMA.</p><p style="margin: 0px;">Missão: Divulgar produções científicas resultantes de pesquisas na área do ensino de ciências naturais e educação matemática e de áreas afins a essa área, envolvendo questões educacionais dos diferentes níveis de ensino. A revista aceita manuscritos originais escritos nos idiomas português e espanhol.</p><p style="margin: 0px;"> </p><p style="margin: 0px;"><span>ISSN 2447-5777</span> </p> pt-BR <h4>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</h4><p>a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <span style="font-size: 1em;"> </span><a style="font-size: 1em;" href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Licença Creative Commons CC BY</a><span style="font-size: 1em;"> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</span></p><p>b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</p><p>c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação final do manuscrito.</p> rem@ufma.br (Maria Consuelo Alves Lima) bryan@ufma.br (Bryan Vianna Pereira) sáb, 09 abr 2022 17:32:14 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Repertório docente para a abordagem histórico-investigativa: um exemplo com o efeito Seebeck https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/17918 <p>Este artigo teve como objetivos apresentar e discutir a construção do repertório docente por um futuro professor para a utilização da abordagem histórico-investigativa. Para isso, partiu-se do pressuposto de que a abordagem histórico-investigativa apresenta potencialidades para a melhoria do ensino de ciências ao permitir a construção de um ambiente investigativo em sala de aula, ao mesmo tempo em que oferece discussões sobre o processo de aquisição do conhecimento científico em uma perspectiva histórica. Durante a elaboração de seu trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Física, um futuro professor relatou em seu diário apontamentos e reflexões acerca da tentativa de reprodução de um experimento histórico e sua adaptação para uma possível sala de aula. O experimento histórico escolhido foi o correspondente ao efeito Seebeck, para o qual já havia literatura em português para consulta. Analisando seu diário à luz da concepção de reflexão crítica de Brookfield (2017), conseguiu-se identificar os três tipos de assunção no seu processo reflexivo: paradigmático, prescritivo e causal. Concluiu-se que propor e vivenciar um processo investigativo, durante sua formação inicial, auxiliou o futuro professor no desenvolvimento de habilidades e reflexões críticas, esperadas para compor o perfil de um profissional que tenha a intenção de implementar a abordagem histórico-investigativa em sala de aula.</p><p>Teaching repertoire to historical-investigative approach: an example with the Seebeck’s effect</p><p>This article aimed to present and discuss the construction of the teaching repertoire by a future teacher for the use of the historical-investigative approach. For this, it was assumed that the historical-investigative approach has the potential for improving science teaching, because it allows the construction of an investigative environment in the classroom and offers discussions on the process of historically acquiring scientific knowledge. During the elaboration of his final work for the conclusion of the undergraduate course in Physics, the future teacher reported in his diary notes and reflections about the attempt to reproduce a historical experiment and its adaptation to a possible lesson plan. The historical experiment chosen was the Seebeck’s effect, for which there was already literature for consultation. Analyzing his diary in light of Brookfield’s (2017) conception of critical reflection, it was possible to identify the three types of assumption in his reflective process: paradigmatic, prescriptive, and causal. Thus, it was concluded that proposing and experiencing an investigative process, during the initial training, helped him to develop skills and critical reflections, which is expected to compose the profile of a professional who intends to implement the historicalinvestigative approach in the classroom.</p><p>Keywords: Science teaching; Historical-investigative approach; Teaching repertoire.</p> José Antonio Ferreira Pinto, Vinicius Santos, Ana Paula Bispo da Silva Copyright (c) 2022 Ensino & Multidisciplinaridade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/17918 sáb, 09 abr 2022 00:00:00 +0000 Os experimentos de William Harvey sobre o movimento circular do sangue: uma releitura histórica sob as lentes da epistemologia de Bachelard https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/17800 <p>Este estudo, de caráter teórico e bibliográfico, teve como objetivo analisar os experimentos de William Harvey com o movimento circular do sangue no corpo humano a partir da Epistemologia de Bachelard. Recorreu-se a fontes que discutem o referido episódio histórico e outras que abordam a perspectiva bachelardiana. A análise indicou que as investigações e os experimentos de Harvey romperam com compreensões de circulação sanguínea vigentes até então e retificaram erros cometidos por estudos anteriores, como os de Aristóteles e Galeno. Todavia, perceberamse, em sua produção, traços de continuísmo materializados pela presença de alguns obstáculos epistemológicos: verbal, realista, animista e do conhecimento unitário e pragmático. Com os estudos de Harvey, cresceram os grupos de médicos e anatomistas dedicados à temática, instituindo-se a cidade científica e o fortalecimento da fenomenotécnica. Ressaltam-se a importância das releituras de episódios históricos à luz de diferentes epistemologias no Ensino de Ciências e seu potencial de irromper visões ingênuas e objetivistas da produção do conhecimento científico.<br /><br />William Harvey’s experiments on the circular blood movement refreshed by the Bachelard’s epistemology<br /><br />This theoretical and bibliographic study aimed to analyze William Harvey’s experiments with the circular movement of blood in the human body based on Bachelard’s Epistemology. We resorted to sources that discuss the historical episode and others that approach the Bachelardian perspective. The analysis indicated that Harvey’s investigations and experiments broke with current understandings of blood circulation and corrected errors made by earlier studies, such as those of Aristotle and Galen. However, traces of continuity were noticed in his production, materialized by the presence of some epistemological obstacles: verbal, realistic, animistic, and unitary and pragmatic knowledge. With Harvey’s studies, the groups of doctors and anatomists dedicated to the subject grew, establishing the scientific city, and strengthening phenotechnics. The importance of re-reading historical episodes in the light of different epistemologies in Science Teaching is highlighted, as well as its potential to erupt naïve and objectivist visions of scientific knowledge production.<br /><br />Keywords: Blood circulation. William Harvey. Bachelard. Breakages. Epistemological obstacles</p> Lucas Martins de Avelar, Fábio de Sá Borges, Mel de Oliveira Duarte, Nyuara Araújo da Silva Mesquita Copyright (c) 2022 Ensino & Multidisciplinaridade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/17800 sáb, 09 abr 2022 00:00:00 +0000 Algumas considerações sobre os movimentos dos corpos na antiguidade e na Idade Média: a teoria do ímpeto e a inércia https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18018 O artigo apresenta algumas considerações presentes nas discussões acerca da natureza do movimento entre os séculos XIV e XVII. Para isso, adotarei as perspectivas presentes nas argumentações de pensadores como Aristóteles, Buridan, Oresme e Galileu. A teoria do impetus, de Buridan e Oresme, pavimentou o caminho para as argumentações galileanas, na medida em que possibilitou explicar a persistência do movimento após a perda de contato entre aquilo que dava origem a ele. Ou seja, a teoria do impetus permitiu que se explicasse a continuidade do movimento em função de uma propriedade intrínseca do objeto (quantidade de matéria e impetuosidade do agente movente no momento do lançamento) em contraposição à necessidade de um motor em contato permanente com o movido (antiperístase aristotélica). Essa perspectiva permitiu que se unificassem numa só teoria os movimentos terrestres e os movimentos celestes. Galileu parece se valer de alguns aspectos da construção lógica dessas argumentações. O trabalho não tem a pretensão de apresentar e discutir historicamente como se deu cada um desses aspectos, detalhes locais, nem seus contextos sociais. Ao contrário, trata-se de uma quase descrição de suas ideias centrais.<br /><br />Some considerations about motion of bodies at Antiquity and at Middle Age: the impetus’ theory and the inertia<br /><br />The article shows some considerations present in the discussions about the nature of movement between the 14th and 17th centuries. For this, the perspectives present in the arguments of thinkers such as Aristotle, Buridan, Oresme and Galileo will be adopted. The impetus theory of Buridan and Oresme paved the way for Galilean arguments, insofar as they made it possible to explain the persistence of movement after the loss of contact between what gave rise to it. In other words, the theory of impetus made it possible to explain the continuity of movement as a function of an intrinsic property of the object (amount of matter and impetuosity of the moving agent at the moment of launch) as opposed to the need for a motor in permanent contact with the moved (Aristotelian antiperstasis). This perspective allowed the unification of terrestrial and celestial movements in a single theory. Galileo seems to make use of some aspects of the logical construction of these arguments. The work does not intend to present and discuss historically how each of these aspects took place, local details, or their social contexts. On the contrary, it is a quasi-description of its central ideas.<br /><br />Keywords: Impetus Theory; Inertia; Mechanics; Galileo. Alexandre Campos Copyright (c) 2022 Ensino & Multidisciplinaridade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18018 sáb, 09 abr 2022 00:00:00 +0000 Astronomia em sala de aula: do estudo teórico para uma proposta usando o teatro de fantoches https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18010 Existem diversas discussões a respeito da inserção de conteúdos de Astronomia na educação básica, mas sabemos que as lacunas deixadas e existentes quanto à formação de professores, bem como a ausência de materiais didáticos e recursos pedagógicos, contribuem para que isso não se efetive. Nesse sentido, com o intuito de contribuir para a superação dessa lacuna no campo prático e ampliar as alternativas metodológicas e os instrumentos para o ensino de Física, trazemos neste artigo o resultado de uma pesquisa realizada a partir de uma proposta para se trabalhar Astronomia por meio do teatro de fantoches. O roteiro dramatúrgico surge de uma releitura da peça sobre a vida de Galileu Galilei escrita por Bertolt Brecht e a pergunta a ser respondida nesta pesquisa foi: “Como um roteiro teatral que trata de assuntos da Astronomia pode ser trabalhado na escola?” A pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação e foi desenvolvida em etapas diversas, desde a preparação do material até a sua aplicação na escola. Conseguimos de forma efetiva montar o roteiro teatral com o tema de Astronomia e assim apresentar um novo recurso para o professor abordar assuntos de Astronomia na educação básica, além de avaliar a participação dos estudantes que estavam envolvidos no processo, conforme eles veem, compreendem, entendem e identificam os assuntos abordados na peça. De um modo geral, os resultados apontam que, mesmo com a exibição do teatro, os estudantes espectadores não conseguem fazer uma relação dos conteúdos ao ensino da Astronomia. Há uma ausência de conhecimentos sobre o tema e, quando apresentados, esses conhecimentos são bem pontuais e superficiais. Por outro lado, os alunos mostraram-se bem receptivos à proposta e apontam a abordagem com uso do teatro como positiva.<br /><br />Astronomy in the classroom: from theoretical study to a proposal using puppet theater<br /><br />There are several discussions regarding the insertion of Astronomy content as part of High School Education. However, there is a gap regarding teachers’ training about the subject and pedagogical resource, which results in its ineffectiveness teaching. In this sense, in order to contribute to overcoming this gap in the practical field, as well as expand the possibilities of methodological approach in the teaching of Astronomy, this work brings the result of a research carried out using puppet theater as approach. The dramaturgical script was a rereading of the play about the life of Galileo Galilei written by Bertolt Brecht and the question to be answered in this paper was: “How can a theatrical script dealing with astronomy issues be worked on at High School?” The action research was developed in different steps, including the preparation of the material and its application at school. We developed a new script focusing on Astronomy and created a new approach to teaching this subject. To evaluate the proposal, we questioned students – spectator and actors – about how they identified and understood the astronomic issues in the puppet theater. In general, the results show that, even with the exhibition of the puppet theater, the spectator students cannot relate the contents to the teaching of Astronomy. There is an absence of knowledge on the subject and, when such knowledge is presented, it is in a very punctual and superficial way. On the other hand, the students were very receptive to the proposal and point to the approach using puppet theater as positive.<br /><br />Keywords: Teaching; Astronomy; Theater. Alessandro Frederico da Silveira, Magna Cely Cardoso de Lima Almeida Copyright (c) 2022 Ensino & Multidisciplinaridade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18010 sáb, 09 abr 2022 00:00:00 +0000 Composição Histórica de Estudos do Comportamento da Paridade nas Interações Fracas https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18731 <p>Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma composição histórica a respeito de estudos que tenham investigado o comportamento da paridade nas interações fracas, que representam uma relevante contribuição na área de física de partículas, culminando na reformulação da teoria que descrevia as interações fracas e posteriormente inspirando os estudos que levaram a elaboração da Teoria Eletrofraca. Neste artigo, será apresentado o problema que levou à discussão da conservação da paridade nas interações fracas e às proposições teóricas e experimentais que ajudaram a elucidar a questão da conservação, ou não, da paridade nas interações fracas. Este estudo foi elaborado com base nos pressupostos da elaboração de uma composição histórica e de pesquisas em História da Ciência, prezando pelas fontes primárias e secundárias, seguindo os princípios de inteligibilidade, valores cognitivos e fidedignidade, que resultam em um material que reúne elementos históricos, epistemológicos, axiológicos e científicos para a inteligibilidade de um conteúdo científico com objetivo pedagógico e de disseminação de conhecimentos. </p> Marcia da Costa, Irinéa de Lourdes Batista Copyright (c) 2022 Ensino & Multidisciplinaridade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18731 sáb, 17 set 2022 00:00:00 +0000 Uso da argumentação nas produções escritas e orais de alunos do ensino fundamental no ensino de ciências https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18733 <p>No ensino de ciências, o processo argumentativo tem contribuído para a aprendizagem ao estimular o educando a construir, fundamentar e debater o conhecimento científico. Assim, esta pesquisa objetivou analisar a argumentação em atividades de ciências, a fim de identificar os elementos que as compõem nos registros orais e escritos de alunos de ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. O padrão de argumento de Toulmin foi utilizado para análise dos dados. Nos registros escritos e orais, a maioria dos alunos foi capaz de elaborar respostas com a presença da argumentação. Sobre a natureza dos argumentos, a escrita apresentou maior número de argumentos considerados válidos, e, quanto aos elementos que compõem o padrão de Toulmin, os mais encontrados foram garantias e conclusões, nas duas formas de registro. É possível inferir que o processo argumentativo no ensino de ciências pode instigar os alunos a pesquisarem e buscarem soluções para os problemas e auxiliar a participarem de discussões orais com mais elementos argumentativos, assim como a terem uma escrita mais completa. </p> Josycarlla Lobato dos Santos, Mariana Guelero do Valle Copyright (c) 2022 Ensino & Multidisciplinaridade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18733 sáb, 17 set 2022 00:00:00 +0000 Reducionismo, emergentismo e ensino de ciências https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18628 <p>O presente artigo objetivou investigar os significados dos conceitos de reducionismo e emergência no campo científico e o modo como esses conhecimentos podem colaborar para atividades educacionais. Diferentes disciplinas podem empregar esses conceitos para estimular o debate científico e o uso de argumentos lógicos. O debate em torno dessa dualidade gerou defensores de ambos os lados, principalmente a partir dos anos 1970, entretanto a sua natureza filosófica não se limita a uma discussão apenas no âmbito acadêmico; também tem consequências para a área da educação. Assim, é importante explorar a possibilidade de usar os desdobramentos dessa questão como temas centrais em atividades de ensino. Trabalhos relevantes foram selecionados e examinados do ponto de vista dos conhecimentos que agregavam para a fundamentação teórica de ações de caráter didático. Foi realizada uma pesquisa na internet por meio de determinados descritores no site de busca Google Acadêmico para estimar de modo aproximado o volume de pesquisas em algumas subáreas específicas consideradas ao longo desta investigação. Foi constatado que há mais pesquisas sobre reducionismo na biologia do que em outras disciplinas, bem como que se tem mais trabalhos acerca da origem da vida do que da origem da consciência. </p> Rodrigo de Siqueira Bicudo, Ricardo Roberto Plaza Teixeira Copyright (c) 2022 Ensino & Multidisciplinaridade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18628 sáb, 17 set 2022 00:00:00 +0000 Atualizando-se para novos tempos https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/19305 Maria Consuelo Alves Lima, David Antonio da Costa Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/19305 sáb, 09 abr 2022 00:00:00 +0000