Jogo dos discos como auxílio na aprendizagem de noções de probabilidade para estudantes do 8° ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v9n1.2023.7

Palavras-chave:

Aprendizagem em estatística, Jogo dos discos, Ensino fundamental, Experimentação

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as possíveis contribuições de um experimento intitulado “jogo dos discos” para aprendizagem do conceito de probabilidade em uma turma do 8° ano do ensino fundamental. Nosso estudo teve a abordagem qualitativa e justifica-se pelos questionamentos dos pesquisadores acerca do ensino de estatística em abordagens não disciplinares. Os participantes da pesquisa foram 12 estudantes do 8º ano de uma escola pública situada no Piemonte do Paraguaçu, estado da Bahia. Os estudantes foram convidados a participar da intervenção de ensino, na qual foram discutidos os conceitos de probabilidade. Esta pesquisa mostra as contribuições do jogo dos discos para aprendizagem de conceitos probabilísticos. Os resultados indicam que, ao longo do processo, os estudantes passam a apresentar falas e escritas que demostram uma aprendizagem acerca dos conceitos – previsíveis e imprevisíveis –, bem como segurança nas questões relacionadas à probabilidade. O jogo possibilitou a convivência em grupo dos estudantes, promovendo o respeito, o saber ouvir e esperar sua vez, bem como ações de cooperação e participação e liderança em grupo.

Discs game for learning notions of probability for 8th grade students

Abstract

This research aimed to analyze the possible contributions of an experiment, entitled "game of disks" for learning the concept of probability in an 8th grade class of elementary school. Our study had a qualitative approach and is justified by the researchers' questions about the teaching of statistics in non-disciplinary approaches. The research participants were 12 students in the 8th grade of a public school located in Piemonte do Paraguaçu, state of Bahia. The students were invited to participate in the teaching intervention, in which the concepts of probability were discussed. This research shows the contributions of game of disks for the learning of probabilistic concepts security in matters related to probability. The game enabled the students to interact in groups, promoting respect, knowing how to listen, and wait their turn, as well as actions of cooperation and participation and group leadership.

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Biografia do Autor

Jean Paixão Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Ruy Barbosa

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professor da Educação Básica no município de Ruy Barbosa, Bahia.

Patrícia Santana de Argolo, Instituto Federal da Bahia

Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES-RS). Graduada em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente do Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus Valença.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora adjunta de ensino de Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (UESC) e Educação Científica e Formação de Professores (UESB).

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Publicado

2023-11-05

Como Citar

OLIVEIRA, J. P. .; ARGOLO, P. S. de .; MADRUGA, Z. E. de F. . Jogo dos discos como auxílio na aprendizagem de noções de probabilidade para estudantes do 8° ano. Ensino & Multidisciplinaridade, São Luís, v. 9, n. 1, p. e0723, 1–15, 2023. DOI: 10.18764/2447-5777v9n1.2023.7. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/21867. Acesso em: 21 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos