Jogo dos discos como auxílio na aprendizagem de noções de probabilidade para estudantes do 8° ano
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v9n1.2023.7Parole chiave:
Aprendizagem em estatística, Jogo dos discos, Ensino fundamental, ExperimentaçãoAbstract
A presente pesquisa teve como objetivo analisar as possíveis contribuições de um experimento intitulado “jogo dos discos” para aprendizagem do conceito de probabilidade em uma turma do 8° ano do ensino fundamental. Nosso estudo teve a abordagem qualitativa e justifica-se pelos questionamentos dos pesquisadores acerca do ensino de estatística em abordagens não disciplinares. Os participantes da pesquisa foram 12 estudantes do 8º ano de uma escola pública situada no Piemonte do Paraguaçu, estado da Bahia. Os estudantes foram convidados a participar da intervenção de ensino, na qual foram discutidos os conceitos de probabilidade. Esta pesquisa mostra as contribuições do jogo dos discos para aprendizagem de conceitos probabilísticos. Os resultados indicam que, ao longo do processo, os estudantes passam a apresentar falas e escritas que demostram uma aprendizagem acerca dos conceitos – previsíveis e imprevisíveis –, bem como segurança nas questões relacionadas à probabilidade. O jogo possibilitou a convivência em grupo dos estudantes, promovendo o respeito, o saber ouvir e esperar sua vez, bem como ações de cooperação e participação e liderança em grupo.
Discs game for learning notions of probability for 8th grade students
Abstract
This research aimed to analyze the possible contributions of an experiment, entitled "game of disks" for learning the concept of probability in an 8th grade class of elementary school. Our study had a qualitative approach and is justified by the researchers' questions about the teaching of statistics in non-disciplinary approaches. The research participants were 12 students in the 8th grade of a public school located in Piemonte do Paraguaçu, state of Bahia. The students were invited to participate in the teaching intervention, in which the concepts of probability were discussed. This research shows the contributions of game of disks for the learning of probabilistic concepts security in matters related to probability. The game enabled the students to interact in groups, promoting respect, knowing how to listen, and wait their turn, as well as actions of cooperation and participation and group leadership.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
ALBUQUERQUE, R. R. C. O jogo dos discos: o uso da experimentação como suporte para o ensino da probabilidade. 2015. 51 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
ALMEIDA, C. M. C. Um modelo de referência para o ensino de probabilidade. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
BERNSTEIN, P. L. Desafio aos Deuses. 6° edição. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
BORIN, J. Jogos e Resolução de Problemas: Uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-SP, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 2018.
CAETANO, P. A. S.; PATERLINI, R. R. Jogo dos discos: módulo I. Cuiabá: Central de Texto, 2013.
CASTANHO, A. F. A. O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática. Revista Nova Escola, v. 260, p. 1-7, 2013.
CAZORLA, I. M.; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B. Trajetória e Perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT12. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C. Q. S.; ALMOULOUD, S. Estudos e Reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008.
GÓES, L. E. S.; JESUS, G. B. Operações com inteiros: um trabalho do PIBID na EJA. In: MADRUGA, Z. E. F; ASSIS, E. S. Vivências e experiências em matemática. Cruz das Almas: EDUFRB, 2021.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: O Jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1971.
JACOBINI, O. R.; WODEWOTZKI, M. L. L.; CAMPOS, C. R. Educação Estatística: teria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
JESUS, G. B.; CONCEIÇÃO, J. S. O que acontece atrás da porta da sala 13? In: MADRUGA, Z. E. F; ASSIS, E. S. Vivências e experiências em matemática. Cruz das Almas: EDUFRB, 2021.
LARA, I. C. M. Jogando com a matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Editora Rêspel, 2005.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Ensino & Multidisciplinaridade
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação final do manuscrito.