Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica: reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética

Autores

Palavras-chave:

Ação. Construtivismo. Estudantes com Altas Habilidades em Matemática. Tomada de Consciência.

Resumo

O presente texto tem como propósito apresentar uma análise de uma atividade de matemática realizada no contexto do projeto de extensão “Atividades de Matemática para alunos com altas habilidades” ocorrido no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O projeto ocorreu durante todo o ano de 2018, onde os estudantes com Altas Habilidades, ou com interesse em Matemática, eram selecionados pelas equipes de apoio pedagógico das escolas e encaminhados para participar semanalmente das oficinas do projeto. As atividades foram construídas e organizadas por um grupo de quatro professores universitários e um estudante de graduação em Licenciatura em Matemática. Por meio de uma fundamentação teórica inspirada nas ideias de Jean Piaget fazemos a apresentação e análise da atividade “Soma Gigante” com um viés metodológico qualitativo, baseado no estudo de caso de uma produção de um estudante participante do projeto. A título de conclusão observamos que por meio de atividades desafiadoras e que mobilizam diferentes ações por parte dos sujeitos envolvidos constituiu-se um espaço com riqueza de ideias, argumentos e debates, os quais são elementos necessários para o aprendizado da Matemática.

 

Mathematically gifted students in Elementary School: reflections on “doing and understanding” based on Genetic Epistemology

Abstract: The purpose of this text is to present an analysis of a mathematical activity carried out in the context of the extension project “Mathematical activities for gifted students” at the Federal University of Rio Grande do Sul. The project took place throughout 2018, where gifted students, or students interested in Mathematics, were selected by the schools' pedagogical support teams and sent to participate weekly in the project's workshops. The activities were conceived and organized by a group of four university professors and an undergraduate student (prospective teacher). Using a theoretical foundation inspired by the ideas of Jean Piaget we present and analyze the activity “Soma Gigante” with a qualitative methodological approach, based on a case study of a production of a student participant in the project. In conclusion, we observed that through challenging activities that mobilize different actions by the subjects involved, we constructed a space with a wealth of ideas, arguments, and debates, which are necessary elements for the mathematical learning.

Keywords: Action. Constructivism. Mathematically gifted students. Consciousness.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

IME (Instituto de Matemática e Estatística)

DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada)

Luisa Rodríguez Doering, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

IME (Instituto de Matemática e Estatística)

DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada)

Referências

AZEVEDO, S. M. L.; METTRAU, M. B. Altas habilidades/superdotação: mitos e dilemas docentes na indicação para o atendimento. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 30, n. 1, p. 32-45, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932010000100004 . Acesso em: 13 jun. 2018.

BONA, A. S. Espaço de aprendizagem digital da matemática: o aprender a aprender por cooperação. 2012. 252 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/63132 . Acesso em: 14 jun. 2018.

CAMARGO, R. G.; FREITAS, S. N. Altas habilidades/superdotação e dificuldades de aprendizagem: um estudo relacional. Roteiro, Joaçaba, v. 38, n. 1, p. 195-210, jan./jun. 2013. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5161738 . Acesso em: 22 jun. 2018.

KIMURA, C. F. O jogo como ferramenta no trabalho com números negativos: um estudo sob a perspectiva da epistemologia genética de Jean Piaget. 2005. 262 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/10928/1/tese_cecilia_fukiko_kimura.pdf . Acesso em: 15 jun. 2018.

LINDE, I. C. Minha experiência com altas habilidades. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Matemática. 2013. 76 f. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/93370 . Acesso em: 02 jun. 2016.

LIMA, D. M. M. P. O professor universitário frente às estratégias de identificação e atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses/M11_Denise%20Maria%20de%20Matos%20Pereira%20Lima.pdf . Acesso em: 02 jun. 2017.

MACHADO, J. M. Habilidades cognitivas e metacognitivas do aluno com altas habilidades/superdotação na resolução de problemas em Matemática. 2013. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: https://www.acervodigital.ufpr.br/handle/1884/34928 . Acesso em: 29 jun. 2015.

MELO, M. A. F.; ALENCAR, E. M. L. S. Avaliação das práticas pedagógicas desenvolvidas em matemática em um programa de atendimento a alunos portadores de altas habilidades. Ideacción: La revista en español sobre superdotación. In: VI Congreso Iberoamericano de Superdotación, Talento y Creatividad), n. 25, p. 315-322, 2006. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7226806 . Acesso em: 13 jun. 2018.

MORO, M. L. F. Construtivismo e Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.l.], v. 11, n. 1, jan. 2009. Disponível em: http://200.144.145.24/emp/article/view/2135 . Acesso em: 10 jun. 2018.

PALUDO, K. I. A alteridade na constituição da identidade da pessoa com altas habilidades/superdotação. Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação, v. 1, n. 1, jan./jun. 2013, p. 87-94. Disponível em: https://conbrasd.org/docs/2_PUBLICACAO/REVISTAS/REVISTA_N_1.PDF#page=87 . Acesso em: 05 mar. 2017.

PIAGET, J. A Tomada de Consciência. Tradução Edson Braga de Souza. São Paulo: Melhoramentos, Editora da Universidade de São Paulo, 1977b.

PIAGET, J. Abstração reflexionante; relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Tradução Fernando Becker e Petronilha B. G. da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PIAGET, J. Fazer e Compreender. Tradução Christina Larroudé de Paula Leite.São Paulo: Melhoramentos. Editora da Universidade de São Paulo, 1978.

SALES, A.; NOGUEIRA, C. M. S. Altas habilidades vistas pela narrativa de um estudante habilidoso. Plurais Revista Multidisciplinar. Salvador, v. 3, n. 3, p. 80-96, set./dez. 2018. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5635 . Acesso em: 07 jun. 2018.

SILVA, R. S.; RIBEIRO, A. M.; SILVA, J. L. T. História da matemática & tecnologias da informação e comunicação: uma experiência semipresencial cooperativa na formação de professores. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 2, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1804 . Acesso em: 11 maio 2019.

SILVA, R. S. Cadeias de Markov e modelagem matemática: da abstração pseudo-empírica à abstração refletida com uso de objetos virtuais. 2015. 191 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/133193 . Acesso em: 02 abr. 2019.

SILVA, A. J. Noção de limite de funções reais e GeoGebra: um estudo em epistemologia genética. 2017. 221 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/158305 . Acesso em: 09 jan. 2019.

SILVA, R. S.; PINTO, S. R. Funções quadráticas e tecnologias móveis: ações cooperativas em um experimento no ensino médio. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. (Bogotá, Colombia), v. 14, n. 1, p. 108-125, jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.14483/23464712.13317.

Downloads

Publicado

2021-03-13

Como Citar

DA SILVA, Rodrigo Sychocki; DOERING, Luisa Rodríguez.
Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica: reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 5, n. 1, p. 18–32, 13 Mar 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/14594. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos