A EDUCAÇÃO INFANTIL E A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO

políticas educacionais, implementação e direitos das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n32022.53

Palavras-chave:

Educação Infantil, Obrigatoriedade do ensino, Políticas educacionais

Resumo

O artigo reflete sobre a Educação Infantil com foco na obrigatoriedade do ensino para a pré-escola indicada pela Lei n. 12.796. Inicialmente, apresentamos historicamente a legislação que sustenta a educação nessa etapa da Educação Básica, analisando a educação de crianças de 0 a 6 anos de idade como política recente no país. A problematização detém-se às questões da obrigatoriedade do ensino para parte da Educação Infantil, a pré-escola, articulando a reflexão ao disposto na Meta 1 do Plano Nacional de Educação e seu desdobramento nos Planos Municipais. Trata-se de pesquisa teórica, com análise documental, cujos resultados indicam que a ampliação da obrigatoriedade precisa ser implementada atrelada ao direito de todas as crianças, com qualidade nos atendimentos e a necessária articulação de ações entre os entes federados. 

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Biografia do Autor

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR.

Ângela Mara de Barros Lara, Universidade Estadual de Maringá

Professora Associada Aposentada da UEM. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Lilian Martins de Proêncio, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; LARA, Ângela Mara de Barros; PROÊNCIO, Lilian Martins de.
A EDUCAÇÃO INFANTIL E A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO: políticas educacionais, implementação e direitos das crianças
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 3, 29 Dez 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14175. Acesso em: 23 dez 2024.

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