v. 28, n. 2, abr./jun. 2021

					Visualizar v. 28, n. 2, abr./jun. 2021
Publicado: 2021-06-29

Expediente e Sumário

Editorial

Artigos

  • A EDUCAÇÃO:um obstáculo histórico para o desenvolvimento da agricultura familiar

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202116
    Thaís Janaina Wenczenovicz, Eliziário Toledo, Maria Emília Bottini
    11-38
  • RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: educação básica em foco

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202117
    Charles Maycon de Almeida Mota, Fabrício Oliveira da Silva, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
    39-64
  • A CONFIGURAÇÃO DO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: do paradigma artesanal ao profissional

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202118
    Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Samuel de Souza Neto
    65-89
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL MEDIANTE A MODELAGEM MATEMÁTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA A SUPERAÇÃO DA CONSCIÊNCIA INGÊNUA

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202119
    Daniana de Costa, Edilson Pontarolo, Edival Sebastião Teixeira
    90-113
  • TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202120
    João Carlos Coelho Junior, Adriana Moreira da Rocha Veiga
    114-139
  • POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: implicações ao campo de conhecimento da educação física

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202121
    Meriane Conceição Paiva Abreu, Carlos Nazareno Ferreira Borges, Sônia Regina dos Santos Teixeira
    140-159
  • CONTEXTOS DE FORMAÇÃO E PROFISSÃO DE PROFESSORES: diálogos entre a UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202122
    Helena Maria dos Santos Felício, Carlos Silva, Daniela Schiabel
    160-187
  • INTRODUÇÃO A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES FUNDAMENTADA NO PENSAMENTO COMPLEXO

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202123
    Monica Aparecida Rodrigues Luppi, Marilda Aparecida Behrens, Ricardo Antunes de Sá
    188-215
  • A FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA: um estudo de caso no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202124
    Luiz Carlos Novaes
    216-247
  • ULTRALIBERALISMO, UNIVERSIDADE E O PROJETO FUTURE-SE: considerações na perspectiva da educação popular

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202125
    Celâny Teixeira de Mélo, Alcidesio Oliveira da Silva Junior, Pedro José Santos Carneiro Cruz
    248-267
  • DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: um estudo de percepções

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202126
    Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Nilson Rogério da Silva
    268-293
  • CONFIGURAÇÃO DA ÁREA DE DIDÁTICA NAS LICENCIATURAS: para além de uma didática geral ou específica

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202127
    Ireuda da Costa Mourão, Evandro Ghedin
    294-317
  • NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202128
    Flavia Aparecida Machado Fortes, Adair Mendes Nacarato
    318-343
  • TECENDO HISTÓRIAS… ENTRELAÇANDO NARRATIVAS… TECITURAS QUE CONSTROEM A DOCÊNCIA DE PROFESSORES BACHARÉIS

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202129
    Julia Bolssoni Dolwitsch, Helenise Sangoi Antunes
    344-370
  • A LEI Nº 10. 639/03 E SUA IMPORTÂNCIA NA REPRESENTAÇÃO DO NEGRO

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202130
    Camilla de Oliveira Rodrigues da Silva, Artur José Renda Vitorino
    371-391
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: caminhos da produção acadêmica nacional

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202131
    Nadiane Feldkercher, Daniela Pederiva Pensin
    392-416
  • SAÚDE MENTAL NO TRABALHO DOCENTE: um estudo sobre autonomia, intensificação e sobrecarga

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202132
    Marlon Freitas de Campos, Moacir Fernando Viegas
    417-437
  • A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS CRÔNICA OU GRAVEMENTE ENFERMAS: (in)visibilidades

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202133
    Marcos Cezar de Freitas, Cristiane Flores dos Santos
    438-465
  • OLHARES SOBRE A LUDOTECA UNIVERSITÁRIA UFG/RC: mais do que um lugar em que crianças brincam

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202134
    Juliana Pereira de Araújo, Paulo Rogério dos Santos
    466-490
  • FRAMEWORK PARA PODCAST BASADO EN DESIGN SCIENCE RESEARCH

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202135
    Helbe Heliamara Herarth, Luana Priscila Wunsch, João Batista Bottentuit Junior
    491-515

Autores