EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: caminhos da produção acadêmica nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202131

Palavras-chave:

Educação integral, Escola de tempo integral, Limitações, Possibilidades

Resumo

Com o objetivo de compreendermos as possibilidades e os desafios que envolvem a educação integral em escolas de tempo integral, desenvolvemos uma pesquisa documental, cujos dados levantados e analisados são as bases sobre as quais sustentamos este artigo. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa e os dados foram trabalhados a partir de seis dimensões de análise: sócio filosófica, currículo, práticas de ensino, práticas de gestão, infraestrutura e política. Ao apresentar esse levantamento da produção acadêmica nacional visamos subsidiar tanto a análise sobre as temáticas quanto a implementação de políticas públicas de educação que tomam estas questões. Entre nossas conclusões destacamos a necessidade da concepção de uma escola de educação integral e/ou de tempo integral como uma mudança de perspectiva, uma alteração na forma como concebemos, organizamos, desenvolvemos e avaliamos o processo de educação escolar.

Palavras-chave: educação integral; escola de tempo integral; limitações; possibilidades.

INTEGRAL EDUCATION AND INTEGRAL TIME SCHOOL: pathways of the national academic production

Abstract

In order to understand the possibilities and challenges of integral education in full-time schools, we developed a documentary research, whose data have been found and analyzed, and are the basis on which this article is based. The research adopted the qualitative approach and the data were worked from six dimensions of analysis: sociological and philosophical, curriculum, teaching practices, management practices, infrastructure and politics. In presenting this survey of national academic production we aim to subsidize both the analysis on the issues and the implementation of public education policies that take these issues. Among our conclusions we highlight the need to design a full and / or full-time school of education as a change of perspective, a change in the way we conceive, organize, develop and evaluate the school education process.

Keywords: integral education; integral time school; limitations; possibilities.

EDUCACIÓN INTEGRAL Y ESCUELAS DE TIEMPO COMPLETO: caminos de la producción académica nacional

Resumen

Con el objetivo de comprender las posibilidades y los retos que envuelven la educación integral en escuelas de tiempo completo, desarrollamos una investigación documental, cuyos datos levantados y analizados son las bases sobre las cuales sostenemos este artículo. La investigación adoptó el enfoque cualitativo y los datos se trabajaron a partir de seis dimensiones de análisis: socio filosófico, currículo, prácticas de enseñanza, prácticas de gestión, infraestructura y política. Al presentar este levantamiento de la producción académica nacional pretendemos subsidiar tanto el análisis sobre las temáticas como la implementación de políticas públicas de educación que toman estas cuestiones. Entre nuestras conclusiones destacamos la necesidad de la concepción de una escuela de educación integral y / o de tiempo completo como un cambio de perspectiva, una alteración en la forma en que concebimos, organizamos, desarrollamos y evaluamos el proceso de educación escolar.

Palabras clave: educación integral; escuela de tiempo completo; limitaciones; possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadiane Feldkercher, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus Joaçaba.

Daniela Pederiva Pensin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus Joaçaba.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

FELDKERCHER, Nadiane; PENSIN, Daniela Pederiva.
EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: caminhos da produção acadêmica nacional
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 392–416, 29 Jun 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11344. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos