A docência para professores iniciantes das Ciências Agrárias nas Universidades Comunitárias do Oeste de SC
Palavras-chave:
Ciências agrícolas, docência, educação superior, professores iniciantesResumo
O início da carreira docente, aqui definido em até cinco anos de experiência, revela singularidades que perpassam a formação para a docência, a socialização profissional, o acolhimento institucional, as práticas de ensino, entre outros. Nessa inserção profissional o docente também vivencia o entusiasmo inicial, a superação de desafios e a identificação (ou não) com a docência. Com esses pressupostos, objetivamos analisar a entrada na carreira docente de professores da área de Ciências Agrárias que atuam em universidades comunitárias do Oeste de Santa Catarina. Para tal a metodologia orientou-se na abordagem qualitativa, de caráter empírico, tendo como colaboradores sete professores, iniciantes na carreira docente nos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados tendo por base o aporte teórico da pesquisa. A entrada na carreira docente revelou-se multifacetada, evidenciando facetas no tocante a identidade docente, aos aspectos positivos e aos aspectos desafiadores dessa inserção profissional. A identidade profissional dos colaboradores da pesquisa confronta o ser bacharel e o ser professor. Suas práticas de ensino entrelaçam aspectos positivos e desafiadores. A entrada de professores da área de Ciências Agrárias em universidades comunitárias do Oeste de Santa denota uma mescla entre as dimensões pessoal, profissional e institucional, os processos formativos fortalecem a consolidação da identidade e oportunizam a consolidação da carreira docente.
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