A docência para professores iniciantes das Ciências Agrárias nas Universidades Comunitárias do Oeste de SC

Autores

Palavras-chave:

Ciências agrícolas, docência, educação superior, professores iniciantes

Resumo

O início da carreira docente, aqui definido em até cinco anos de experiência, revela singularidades que perpassam a formação para a docência, a socialização profissional, o acolhimento institucional, as práticas de ensino, entre outros. Nessa inserção profissional o docente também vivencia o entusiasmo inicial, a superação de desafios e a identificação (ou não) com a docência. Com esses pressupostos, objetivamos analisar a entrada na carreira docente de professores da área de Ciências Agrárias que atuam em universidades comunitárias do Oeste de Santa Catarina. Para tal a metodologia orientou-se na abordagem qualitativa, de caráter empírico, tendo como colaboradores sete professores, iniciantes na carreira docente nos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados tendo por base o aporte teórico da pesquisa. A entrada na carreira docente revelou-se multifacetada, evidenciando facetas no tocante a identidade docente, aos aspectos positivos e aos aspectos desafiadores dessa inserção profissional. A identidade profissional dos colaboradores da pesquisa confronta o ser bacharel e o ser professor. Suas práticas de ensino entrelaçam aspectos positivos e desafiadores. A entrada de professores da área de Ciências Agrárias em universidades comunitárias do Oeste de Santa denota uma mescla entre as dimensões pessoal, profissional e institucional, os processos formativos fortalecem a consolidação da identidade e oportunizam a consolidação da carreira docente.

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Biografia do Autor

Tania Maria Zaffari Farias

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus Joaçaba. Integrante do grupo de pesquisa Formação, inserção profissional e práticas docentes.
E-mail: taniamariazaffarifarias@gmail.com

Nadiane Feldkercher, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Pós-doutora, doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Atuou como docente no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus Joaçaba. Professora no Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. Líder do grupo de pesquisa Formação, inserção profissional e práticas docentes.
E-mail: nadianef@gmail.com

Daniela Pederiva Pensin

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atuou como docente no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus Joaçaba. Atuou como professora na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó.
E-mail: danielapensin2016@gmail.com

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

FARIAS, Tania Maria Zaffari; FELDKERCHER, Nadiane; PENSIN, Daniela Pederiva.
A docência para professores iniciantes das Ciências Agrárias nas Universidades Comunitárias do Oeste de SC
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–26, 18 Dez 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24651. Acesso em: 19 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos