A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS CRÔNICA OU GRAVEMENTE ENFERMAS: (in)visibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202133

Palavras-chave:

Escolarização, Crianças enfermas, Pesquisa, Universidade

Resumo

Este artigo apresenta reflexão resultante da pesquisa sobre grupos de pesquisa dedicados ao tema da escolarização de crianças crônica ou gravemente enfermas. Mais do que um levantamento de base quantitativa, o objetivo central foi o de apresentar um questionamento à estrutura universitária brasileira quanto ao lugar da questão no âmbito do tripé ensino, pesquisa e extensão. Foram considerados aspectos históricos para possibilitar compreender a presença do tema na tradição da educação especial brasileira. Foram abordados autores, obras e categorias analíticas que têm configurado as redes e repertórios acadêmicos desse campo. O quadriênio de avaliação da CAPES foi utilizado como critério para levantar grupos de pesquisa no CNPQ e a abrangência foi nacional, uma vez que as plataformas de busca das agências de fomento à pesquisa serviram de base para obtenção de dados. As referências ao ensino de graduação e a projetos de extensão se restringiram ao Estado de São Paulo, considerando a inviabilidade de obter dados nacionais a respeito, nos limites de um único artigo. A análise demonstrou onde, o quê e quem produziu a respeito entre 2013 e 2016. Nas considerações finais a fragmentação universitária sobre o objeto foi abordada e a predominância de dados de pesquisa sobre dados relacionados à presença do tema nos universos da formação de professores e dos projetos de extensão foi analisada.

Palavras-chave: escolarização; crianças enfermas; pesquisa; universidade.

THE SCHOOLING OF CHRONICALLY OR SEVERELY ILL CHILDREN: (in)visibilities.

Abstract

This article presents reflection resulting from research on groups dedicated to the theme of schooling of chronically or severely ill children. More than a quantitative basis survey, the main objective was to present a question to the Brazilian university structure as to the place of the issue within the tripod teaching, research and extension. Historical aspects were considered to make it possible to understand the presence of the theme in the tradition of Brazilian special education. Authors, works and analytical categories that have shaped the networks and academic repertoires of this field were approached. The CAPES evaluation quadrennium was used as a criterion to raise research groups at CNPq and the scope was national, since the search platforms of the research funding agencies were the basis for data collection. References to undergraduate education and extension projects were restricted to the State of São Paulo, considering the impossibility of obtaining national data on the subject, within the limits of a single article. The analysis showed where, what and who produced about it between 2013 and 2016. In the final considerations the university fragmentation about the object was addressed and the predominance of research data on data related to the presence of the theme in the universes of teacher education and extension projects was analyzed.

Keywords: schooling; sick children; research; university.

LA ESCOLARIDAD DE LOS NIÑOS CON ENFERMEDADES CRÓNICAS O SEVERAS: (in)visibilidades.

Resumen

Este artículo presenta una reflexión resultante de la investigación sobre grupos de investigación dedicados al tema de la escolarización de niños con enfermedades crónicas o graves. Más que una encuesta de base cuantitativa, el objetivo principal era presentar una pregunta a la estructura universitaria brasileña sobre el lugar del problema dentro de la enseñanza, investigación y extensión. Se consideraron aspectos históricos que permitieron comprender la presencia del tema en la tradición de la educación especial brasileña. Se abordaron los autores, trabajos y categorías analíticas que han conformado las redes y los repertorios académicos de este campo. Se utilizó como criterio el cuatrienio de evaluación CAPES para formar grupos de investigación en CNPq y el alcance fue nacional, ya que las plataformas de búsqueda de las agencias de financiación de la investigación fueron la base para la recopilación de datos. Las referencias a proyectos de educación y extensión de pregrado se restringieron al Estado de São Paulo, considerando la imposibilidad de obtener datos nacionales sobre el tema, dentro de los límites de un solo artículo. El análisis mostró dónde, qué y quién produjo al respecto entre 2013 y 2016. En las consideraciones finales se abordó la fragmentación universitaria sobre el objeto y el predominio de los datos de investigación sobre datos relacionados con la presencia del tema en los universos de formación docente y proyectos de extensión.

Palabras clave: escolaridad; niños enfermos; investigación; universidad.

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Biografia do Autor

Marcos Cezar de Freitas, Universidade Federal de São Paulo

Professor Associado Livre-Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do Projeto EDUCINEP: Educação Inclusiva na Escola Pública e do Projeto Internacional Plataforma de Saberes Inclusivos.

Cristiane Flores dos Santos, Rede Municipal de Ensino de Diadema, São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Pesquisadora colaboradora do Projeto  EDUCINEP: Educação Inclusiva na Escola Pública. Professora da Rede Pública de Diadema, São Paulo.

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

FREITAS, Marcos Cezar de; SANTOS, Cristiane Flores dos.
A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS CRÔNICA OU GRAVEMENTE ENFERMAS: (in)visibilidades
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 438–465, 29 Jun 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12612. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos