INTRODUÇÃO A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES FUNDAMENTADA NO PENSAMENTO COMPLEXO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202123Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Pensamento complexo, Princípios cognitivos, Pesquisa em EducaçãoResumo
Este estudo apresenta aspectos sobre o desenvolvimento de pesquisa na perspectiva da teoria do Pensamento Complexo, problematizando as relações que se estabelecem a partir dos objetos de estudo que emergem nas pesquisas sobre Formação Inicial de Professores e pela compreensão dos princípios cognitivos propostos na visão da complexidade. A pesquisa é teórica, tem abordagem qualitativa, é exploratória e descritiva. Os resultados indicaram a multiplicidade de fatores que envolvem a diversidade de objetos de estudo, a tessitura de relações presentes e as associações estabelecidas e percebidas na investigação que se fundamenta nesta teoria por meio dos princípios cognitivos propostos para a reforma do pensamento e procura contribuir com conhecimentos que fundamentam a Ciência da Educação.
Palavras-chave: formação inicial de professores; pensamento complexo; princípios cognitivos; pesquisa em Educação.
INTRODUCTION RESEARCH ON TEACHER EDUCATION BASED ON COMPLEX THOUGHT
Abstract
This study presents aspects about the development of research from the perspective of the Complex Thought theory, problematizing the relations established by the objects of study that emerge in the researches about Initial Teacher Formation and by the understanding of the cognitive principles proposed in the complexity view. The research is theoretical, has a qualitative approach, is exploratory and descriptive. The results indicated the multiplicity of factors that involve the diversity of objects of study, the structure of present relations and the associations established and perceived in the research that is based on this theory through the proposed cognitive principles for the reform of the thought and seeks to contribute knowledge which underpin the Science of Education.
Keywords: initial teacher formation; complex thinking; cognitive principles; research in Education.
INTRODUCCIÓN INVESTIGACIÓN SOBRE FORMACIÓN PROFESIONAL BASADA EN PENSAMIENTO COMPLEJO
Resumen
Este estudio presenta aspectos sobre el desarrollo de la investigación desde la perspectiva de la teoría del Pensamiento Complejo, problematizando las relaciones que se establecen a partir de los objetos de estudio que surgen en la investigación sobre Formación Inicial Docente y mediante la comprensión de los principios cognitivos propuestos en la visión de la complejidad. La investigación es teórica, tiene un enfoque cualitativo, es exploratoria y descriptiva. Los resultados indicaron la multiplicidad de factores que involucran la diversidad de objetos de estudio, el tejido de las relaciones presentes y las asociaciones establecidas y percibidas en la investigación que se fundamenta en esta teoría a través de los principios cognitivos propuestos para la reforma del pensamiento y busca contribuir con conocimientos que fundamentan la Ciencia de la Educación.
Palabras clave: formación inicial del profesorado; pensamiento complejo; principios cognitivos; investigación en Educación.
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