v. 28, n. 3, jul./set. 2021

					Visualizar v. 28, n. 3, jul./set. 2021
Publicado: 2021-09-30

Expediente e Sumário

Editorial

Artigos

  • COMUNIDADES QUILOMBOLAS E ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVIONADO NAS LICENCIATURAS: diálogos possíveis em Freire

    Andréia Regina Silva Cabral Libório, Marina Graziela Feldmann, Maria de Jesus Ferreira César de Albuquerque
    11-29
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202136
  • ESTRATÉGIAS FORMATIVAS E PROCESSOS METACOGNITIVOS NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

    Luana Bonavigo, Flávia Eloisa Caimi
    30-59
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202137
  • A PRODUÇÃO ACADÊMICA STRICTO SENSU SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO E DO RIO GRANDE DO SUL/BR

    Adriana Regina Sanceverino, Maria Herminia Lage Fernandes Laffin
    60-83
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202138
  • ORIGENS DOS CONFLITOS NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR

    Anabel Moriña Diez, Ernesto Barros André
    84-104
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202139
  • EVOLUÇÃO QUALITATIVA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

    Ivo José Both, Sonia Maria Chaves Haracemiv, Ana Maria Soek
    105-128
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202140
  • A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR.

    Ana Carina Tavares, Rosângela Fritsch
    129-151
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202141
  • O PROGRAMA ESCOLAR E A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA SOB A PERSPECTIVA DE JOHN DEWEY

    Karine Biasotto, Maria Inalva Galter
    152-180
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202142
  • ANÁLISE, ATRAVÉS DA TÉCNICA DE RASTREAMENTO OCULAR, DE INTERFACES DE FÓRUM VIRTUAL QUE FAVORECEM A APRENDIZAGEM ON-LINE

    Eduardo Santos Junqueira Rodrigues, Cátia Luzia Oliveira Silva, Andrei Bosco Bezerra Torres, Elisângela Nogueira Teixeira
    181-202
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202143
  • CLIMA DE SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Bárbara Sparapan, Jussara Cristina Barboza Tortella
    203-225
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202144
  • MENSAGEM PEDAGÓGICA EM TEXTOS DE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS: uma análise a partir da dimensão organizacional

    Reinaldo Feio Lima, Andreia Maria Pereira de Oliveira
    226-251
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202145
  • O DIÁLOGO COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

    Luiz Síveres, Denise Maria Soares Lima
    252-276
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202146
  • FORMAÇÃO DIFERENCIADA EM PESQUISA NOS EGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: implicações no mestrado acadêmico

    Sarlene Gomes de Souza, Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Maria Raquel de Carvalho Azevedo, Samara Moura Barreto de Abreu
    277-300
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202147
  • POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PRONERA

    José Moisés Nunes da Silva
    301-320
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202148
  • TORNANDO-SE PROFESSORA: entre a pesquisa acadêmica e a educação básica

    Bruna Nunes de Senna Dias, Carmen Teresa Gabriel
    321-346
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202149
  • MENTORAS INICIANTES: marcas da constituição da identidade profissional reveladas em narrativas

    Ana Paula Gestoso de Souza, Jéssica Francine Ferreira da Silva, Jéferson Muniz Alves Gracioli, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
    347-374
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202150
  • INFÂNCIA E POBREZA EM CONTEXTOS DE VIDA: A PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS

    Marlene Schüssler D'Aroz, Carla Luciane Blum Vestena
    375-400
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202151
  • CRIANÇAS DE ETNIAS CIGANAS NO BRASIL: PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Monique de Oliveira da Silva Rodrigues, Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
    401-418
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202152
  • GESTÃO ESCOLAR E A DEMOCRACIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EQUIPE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I

    Gabryelle Rahyara Miranda Castro da Cunha, Samuel Mendonça
    419-444
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202153
  • INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD

    Erenildo João Carlos, Dafiana do Socorro Soares Vicente-Carlos
    445-474
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202154
  • A EDUCAÇÃO CORPORIFICADA NO MUNDO-VIDA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA “SÃO JOSÉ DOS PRETOS” - GUIMARÃES - MA

    Raimundo Nonato Assunção Viana, Beleni Saléte Grando
    475-494
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n3.202155

Autores