A PRODUÇÃO ACADÊMICA STRICTO SENSU SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO E DO RIO GRANDE DO SUL/BR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202138

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Estudo de Pós Graduação, Estado do Conhecimento

Resumo

Este artigo tem o intuito de apresentar um balanço do estado do conhecimento da produção acadêmica stricto sensu da Educação de Jovens e Adultos/EJA, desenvolvida no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, particularmente sobre os seus pressupostos teórico-metodológicos e principais objetos de pesquisa. O estudo constitui uma abordagem quanti-qualitativa, de cunho bibliográfico mediante a análise de conteúdo. A metodologia é de caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica sobre a temática da EJA. Conta com o aporte teórico de Romanowski e Ens (2006), Bardin (1994, 2011), Franco (2005), Haddad (2000); Di Pierro, Ribeiro e Joia (2001), Meksenas (2002), Laffin e Dantas (2015), Losso (2012), entre outros. Resultados indicam que ainda há grandes necessidades e possibilidades de pesquisas em razão de objetos pouco abordados como: aprendizagem adulta e mediação pedagógica; relações étnicos raciais; gênero; educação nas prisões; juvenilização; formação docente inicial; abordagens cognitivas; o trabalho como princípio pedagógico.

Palavras-chave: educação de jovens e adultos; estudos de pós-graduação; estado do conhecimento. 

STRICTO SENSU ACADEMIC PRODUCTION ON YOUTH AND ADULT EDUCATION IN AND OF RIO GRANDE DO SUL / BR

Abstract

The objective of this study is to assess the state of knowledge of the stricto sensu academic production on Young and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos – EJA) in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, particularly on its theoretical-methodological assumptions and main objects of the research. The study has a quantitative and qualitative approach, bibliographical nature and was carried out through content analysis. The methodology is inventorial and descriptive of the academic production on EJA. The study is based on the theoretical contributions of Romanowski and Ens (2006), Bardin (1994, 2011), Franco (2005), Haddad (2000); Di Pierro, Ribeiro and Joia (2001), Meksenas (2002), Laffin and Dantas (2015), Losso (2012), among others. The results indicate that there are still great needs and possibilities of research due to objects poorly addressed as: adult learning and pedagogical mediation; racial ethnic relations; genre; education in prisons; juvenilization; initial teacher training; cognitive approaches; work as a pedagogical principle.

Keywords: youth and adult education; postgraduate studies; state of knowledge.

LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA STRICTO SENSU SOBRE LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN EL Y DEL RÍO GRANDE DEL SUR / BR

 

Resumen

Este artículo  tiene el propósito de presentar un estudio que sitúa el balance del estado del conocimiento de la producción académica stricto sensu sobre la Educación de Jóvenes y Adultos/EJA, desarrollada en el ámbito del estado de Rio Grande do Sul, Brasil, particularmente sobre sus presupuestos teórico-metodológicos y principales objetos. El estudio  constituye  un abordaje cuantitativo y cualitativo, de cuño bibliográfico mediante el análisis de contenido. La metodología es de carácter inventariante y descriptivo de la producción académica sobre la temática de la EJA. En el caso de que se trate de una de las más importantes, (2001), Meksenas (2002), Laffin y Dantas (2015), Losso (2012), entre otros. Los resultados indican que aún hay grandes necesidades y posibilidades de investigación en razón de objetos poco abordados como: aprendizaje adulto y mediación pedagógica; relaciones étnicas raciales; género; educación en las cárceles; juvenilización; formación docente inicial; enfoques cognitivos; el trabajo como principio pedagógico.

Palabras clave: educación de jóvenes y adultos; estudios de postgrado; estado del conocimiento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Regina Sanceverino, Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGPE) da Universidade Federal Fronteira Sul/UFFS, Campus Erechim/RS. Doutora em Educação pela UNISINOS/RS (2012); Pós-doutoranda na UFSC/SC (2017); Mestre em Educação e Cultura/UDESC (2004); Licenciada em Pedagogia/UDESC (1992). Vice-Líder de Grupo de Pesquisa: Educação Formação Docente e Processos Educativos/UFFS; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (EPEJA) /UFSC e Grupo de Pesquisa: Didática e Formação Docente/UDESC. Membro do Fórum de EJA de SC e RS e da Organização dos Encontros Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (UFSC/UNEB). Pesquisa temas relacionados à: Mediação Pedagógica, Educação de Pessoas Jovens e Adultas, Educação Popular. Autora, entre outros: Mediação na Formação dos Profissionais da Educação (Mercado de Letras); Uma Experiência de Universidade Pública que se Projeta como Popular (Ogs e Co-autoria/ ed. Outras Expressões); Campo, Educação e Trabalho (Ogs e Co-autoria/Copiart/UFFS) e da obra (no prelo/ Mercado de Lestras) Os Sentidos da Mediação na Prática Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos - resultado da tese de doutorado. 

Maria Herminia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Pós-doutorada pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação/CED/UFSC Atualmente é subcoordenadora do PPGE da UFSC e já atuou como coordenadora do curso de Pedagogia (2002 a 2004), do curso de aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade e vice-coordenadora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade. Membro do Fórum de EJA de SC e da Organização dos Encontros Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (UFSC/UNEB) Pesquisadora da Rede Internacional Luso-Brasileira de Pesquisa Colaborativa em Educação de Jovens, Adultos e de Pessoas Idosas ? BRASILUEJA, Brasil, Portugal, Espanha e México. Coeditora da Revista Internacional de EJA - RIEJA (UNEB) e compõe o comitê editorial das revistas Atos de Pesquisa, Revista Extensio/UFSC e Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Coordenadora e Pesquisadora Cnpq no Projeto Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA - EPEJA. Docente da área de didática, formação docente e Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa a Educação de Jovens e Adultos e seus elementos constitutivos: sujeitos, escolarização, políticas públicas e formação de professores.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

SANCEVERINO, Adriana Regina; LAFFIN, Maria Herminia Lage Fernandes.
A PRODUÇÃO ACADÊMICA STRICTO SENSU SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO E DO RIO GRANDE DO SUL/BR
. Cadernos de Pesquisa, p. 60–83, 30 Set 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos