EVOLUÇÃO QUALITATIVA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202140

Palavras-chave:

Meta-avaliação, Avaliação formativa, Instrumentos de avaliação, Pedagogia, Educação a distância

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a investigação da evolução qualitativa de processo normativo e instrumental da avaliação em um curso de pedagogia a distância de uma instituição privada. Trata-se de meta-avaliação das normas sobre a avaliação e dos instrumentos na avaliação dos estudantes. A metodologia de trabalho considerou analisar até que ponto as normas de avaliação, bem como os próprios instrumentos de avaliação utilizados contribuem na evolução gradativa do desempenho dos estudantes no período de 2004 a 2017. Principais resultados: elaboração de novos instrumentos de avaliação e reelaboração de outros permite visualizar a evolução na melhoria de desempenho de estudantes; normas orientadoras de avaliação facultam perceber evolução da aprendizagem.

Palavras-chave: meta-avaliação; avaliação formativa; instrumentos de avaliação; pedagogia; educação a distância. 

Qualitative developments in the current evaluation process of distance pedagogy

Abstract

The objective of this study is to investigate the qualitative evolution of the normative and instrumental process of the ongoing evaluation of pedagogy at a distance from a private institution. This is a meta-evaluation of the norms on evaluation and the instruments in the evaluation of the students. The work methodology considered the extent to which the evaluation standards as well as the evaluation instruments used contribute to the gradual evolution of student performance in the period from 2004 to 2017. Main expected results: development of new evaluation tools and re-elaboration of others allows visualizing evolution in student performance improvement; norms of evaluation make it possible to perceive the evolution of learning.

Keywords: meta-evaluation; assessment tools; pedagogy; distance education. 

Evolución cualitativa del procedimiento evaluado en curso de pedagogía a distancia

Resumen

El trabajo tiene por objetivo investigar la evolución cualitativa de proceso normativo e instrumental de la evaluación en curso de pedagogía a distancia de institución privada. Se trata de la meta-evaluación de las normas sobre la evaluación y los instrumentos en la evaluación de los estudiantes. La metodología de trabajo consideró analizar hasta qué punto las normas de evaluación, así como los propios instrumentos de evaluación utilizados, contribuyen a la evolución gradual del rendimiento de los estudiantes en el período 2004 a 2017. Principales resultados previstos: elaboración de nuevos instrumentos de evaluación y reelaboración otros permiten visualizar evolución en la mejora de desempeño de estudiantes; las normas orientadoras de evaluación permiten percibir la evolución del aprendizaje.

Palabras clave: meta-evaluación; instrumentos de evaluación; pedagogía; educación a distancia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo José Both, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Doutor em Educação: área de Política Educativa pela Universidade do Minho. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internaciona (UNINTER).

 

Sonia Maria Chaves Haracemiv, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Pós-Doutorado em Currículo e Avaliação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO, Doutora em Educação, Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (UFPR). Coordenadora da Pedagogia EAD na UFPR. Professora e Pesquisadora da EAD.

Curitiba, Paraná – Brasil.

Ana Maria Soek, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda em Educação na Linha cognição, aprendizagem e desenvolvimento Humano do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Paraná. Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da UFPR. 

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

BOTH, Ivo José; HARACEMIV, Sonia Maria Chaves; SOEK, Ana Maria.
EVOLUÇÃO QUALITATIVA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
. Cadernos de Pesquisa, p. 105–128, 30 Set 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos