MENTORAS INICIANTES: marcas da constituição da identidade profissional reveladas em narrativas

Autores

  • Ana Paula Gestoso de Souza Universidade Federal de São Carlos Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Programa de Pós-Graduação em Educação http://orcid.org/0000-0002-2015-0829
  • Jéssica Francine Ferreira da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Jéferson Muniz Alves Gracioli Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-8758-4103
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Universidade Federal de São Carlos Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Programa de Pós-Graduação em Educação http://orcid.org/0000-0003-4915-8127

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202150

Palavras-chave:

Formação de professores, Mentoria, Identidade de mentor

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo oriundo de uma pesquisa-intervenção sobre um Programa Híbrido de Mentoria (PHM). O objetivo deste estudo é identificar e analisar indícios da constituição da identidade profissional de mentoras iniciantes, revelados por meio de narrativas escritas (diários de mentoria, memoriais e narrativas autoavaliativas) e orais (entrevista) que foram realizadas ao longo de uma formação inicial de mentores e no início da fase de acompanhamento de professores iniciantes. As narrativas foram analisadas com base na metodologia compreensiva-interpretativa e tendo como ponto de partida que a constituição da identidade de mentor é caracterizada por um processo complexo que engloba suas trajetórias pessoais e profissionais, suas compreensões sobre a mentoria, o como se sente mentor, o contexto de atuação, os desafios, tensões e incertezas vividos no exercício desta atividade. Essas narrativas revelaram: i) a motivação das mentoras (suas trajetórias profissionais e o desejo de contribuir com o desenvolvimento profissional de professores iniciantes); ii) as compreensões das mentoras sobre a função de mentoria. Evidenciando as representações e identificações que as mentoras apresentam sobre seu papel na mentoria e o reconhecimento que constroem sobre fazer parte deste grupo.

Palavras-chave: Formação de professores; Mentoria; Identidade de mentor.

Beginner mentors: marks of the constitution of professional identity revealed in narratives

Abstract

The present article presents a study from an intervention-research on a Hybrid Mentoring Program (HMP). The goal of this study is to identify and analyze evidences of the constitution of the professional identity of beginner mentors, revealed through the written narratives (mentoring reflective diary, memoirs and self-assessments narratives) and oral narratives (interview) that were carried out during the initial mentoring training and the beginning of the follow-up phase of the beginner teachers. The narratives were analyzed based on the comprehension-interpretative methodology and starting from the fact that the constitution of the mentor identity is characterized by a complex process that encompasses their personal and professional trajectories, their understandings about mentoring, how they feel as mentors, the context of action, the challenges, tensions and uncertainties experienced in the exercise of this activity. These narratives revealed: i) the motivation of the mentors (their professional trajectories and the desire to contribute to the professional development of beginning teachers); ii) the mentors' understanding of the mentoring role. It shows the representations and identifications that the mentors present about their role in mentoring and the recognition they make about being part of this group.

Keywords: Teacher training; Mentoring; Mentor identity.

Mentoras principiantes: marcas de la constitución de la identidade profesional reveladas en narrativas

 

Resumen

El presente artículo presenta un estudio oriundo de una investigación-intervención sobre un Programa Híbrido de Mentoría (PHM). El objetivo de este estudio es identificar y analizar indicios de la constitución de la identidad profesional de mentoras principiantes, revelados por medio de narrativas escritas (diarios de mentoría, memorias y narrativas de autoevaluación) y orales (entrevista) que se realizaron a lo largo de una formación inicial de mentores y al inicio de la fase de seguimiento de los profesores principiantes. Las narraciones fueron analizadas con base en la metodología comprensiva-interpretativa y teniendo como punto de partida que la constitución de la identidad de mentor se caracteriza por un proceso complejo que engloba sus trayectorias personales y profesionales, sus comprensiones sobre la mentoría, el cómo se siente mentor, el contexto de actuación, los desafíos, tensiones e incertidumbres vividas en el ejercicio de esta actividad. Estas narraciones revelaron: i) la motivación de las mentoras (sus trayectorias profesionales y el deseo de contribuir con el desarrollo profesional de profesores principiantes); ii) las comprensiones de las mentoras sobre la función de mentoría. Evidenciando las representaciones e identificaciones que las mentoras presentan sobre su papel en la mentora y el reconocimiento que construyen sobre formar parte de este grupo.

Palabras clave: Formación de profesores; Mentoría; Identidad de mentor.

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Biografia do Autor

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Programa de Pós-Graduação em Educação

Pedagoga, Mestre e Doutorada em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas:  formação de professores, aprendizagem da docência, professor iniciante, processos de mentoria, identidade docente. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de São Carlos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Vice-líder do Grupo de Pesquisa: Estudos sobre a docência: teorias e práticas (CNPq). Membro da equipe de coordenação da pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes - Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP. 

Jéssica Francine Ferreira da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de pesquisa: Formação de Professores e outros Agentes Educacionais. Graduada em Pedagogia pela UFSCar. Dedicando-se a área de Formação de Professores com ênfase em estudos sobre Identidade Docente. Realiza estudos referentes ao desenvolvimento profissional docente; formação inicial e continuada. Participante do Grupo de Pesquisa: Estudos sobre a docência: teorias e práticas (CNPq). Participante da pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP e coordenada por docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSCar.

Jéferson Muniz Alves Gracioli, Universidade Federal de São Carlos

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, na linha de pesquisa: Formação de Professores e outros Agentes Educacionais. Atua nas áreas de Multiletramentos e letramentos digitais; formação de professores; programas de mentoria, ensino de geografia e ensino híbrido. Participante do Grupo de Pesquisa: Estudos sobre a docência: teorias e práticas (CNPq). Participante da pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP. 

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Programa de Pós-Graduação em Educação

Graduação em Psicologia (FFCL de Ribeirão Preto, USP-1979), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial-UFSCar-1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP, 1990). É professora titular do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Foi Secretária de Educação a Distância da UFSCar (2009-2016). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: programas de apoio a professores em início de carreira, mentoria,desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, formação continuada de professores; formação de professores via Internet, base de conhecimento. Atualmente é editora da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) vinculada ao PPGE-Educação da UFSCar. Coordena a pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

SOUZA, Ana Paula Gestoso de; SILVA, Jéssica Francine Ferreira da; GRACIOLI, Jéferson Muniz Alves; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues.
MENTORAS INICIANTES: marcas da constituição da identidade profissional reveladas em narrativas
. Cadernos de Pesquisa, p. 347–374, 30 Set 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos