TORNANDO-SE PROFESSORA: entre a pesquisa acadêmica e a educação básica
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202149Palavras-chave:
Professor iniciante, Experiência docente, Narrativas (auto)biográficas, Educação básica, Pesquisa acadêmicaResumo
O texto analisa alguns fragmentos narrativos produzidos por uma professora iniciante das séries iniciais da educação básica durante as reuniões do seu grupo de pesquisa do doutorado. Ao tomar como campo empírico tais fragmentos nosso objetivo foi explorar pistas que nos permitam refletir sobre como indivíduos tornam-se professores/as quando estão inseridos simultaneamente em dois contextos cuja articulação tende a ser marcada por relações conflituosas e de subordinação: a escola e a academia. A aposta que fazemos é a de que a experiência de biografização que resultou nessa escrita contribua para se pensar outros caminhos teóricos possíveis para a interface pesquisa científica - docência na educação básica, contribuindo, assim, para desestabilizar binarismos enraizados no campo educacional.
Palavras-chave: Professor iniciante; Experiência docente; Narrativas (auto)biográficas; Educação básica; Pesquisa acadêmica.
Becoming a teacher: between academic research and basic education
Abstract
This text analysis some narratives fragments produced by a beginner teacher of basic education, during her doctoral research team meetings. By the time we set such fragments as empirical field, we intended to exploit traces that allow us to reflect on how individuals become teachers when they are inserted simultaneously into two contexts whose articulation tends to be marked by conflicted and subordinated relations: the school and the university. We defend that the biography’s experience, which came out in this written text, contributes to think other theoretical ways to the interface scientific research-teaching in the elementary education, providing, therefore, the destabilization of binarism grounded in the educational field.
Keywords: Beginning teacher; Teaching experience; Self-biographical narratives; Basic education. Academic research.
Convirtiéndose en profesora: entre la investigación académica y la educación básica
Resumen
El texto analiza algunos fragmentos narrativos producidos por una profesora novel de los primeros grados de la educación básica durante las reuniones de su grupo de investigación de doctorado. Al tomar como campo empírico tales fragmentos, nuestro objetivo fue encontrar pistas que nos permitan reflexionar sobre cómo los individuos se convierten en profesores/as cuando están insertos simultáneamente en dos contextos cuya articulación tiende a estar marcada por relaciones conflictivas y de subordinación: la escuela y la academia. La apuesta que hacemos es que la experiencia de biografización que generó el presente trabajo sirva para que se piensen otros caminos teóricos posibles para la interfaz investigación científica – docencia en la educación básica, contribuyendo así a desestabilizar binomios enraizados en el campo educativo
Palabras clave: Profesor novel; Experiencia docente; Narrativas (auto) biográficas; Educación básica; Investigación académica.
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