TORNANDO-SE PROFESSORA: entre a pesquisa acadêmica e a educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202149

Palavras-chave:

Professor iniciante, Experiência docente, Narrativas (auto)biográficas, Educação básica, Pesquisa acadêmica

Resumo

O texto analisa alguns fragmentos narrativos produzidos por uma professora iniciante das séries iniciais da educação básica durante as reuniões do seu grupo de pesquisa do doutorado. Ao tomar como campo empírico tais fragmentos nosso objetivo foi explorar pistas que nos permitam refletir sobre como indivíduos tornam-se professores/as quando estão inseridos simultaneamente em dois contextos cuja articulação tende a ser marcada por relações conflituosas e de subordinação: a escola e a academia. A aposta que fazemos é a de que a experiência de biografização que resultou nessa escrita contribua para se pensar outros caminhos teóricos possíveis para a interface pesquisa científica - docência na educação básica, contribuindo, assim, para desestabilizar binarismos enraizados no campo educacional.

Palavras-chave: Professor iniciante; Experiência docente; Narrativas (auto)biográficas; Educação básica; Pesquisa acadêmica.

Becoming a teacher: between academic research and basic education

Abstract

This text analysis some narratives fragments produced by a beginner teacher of basic education, during her doctoral research team meetings. By the time we set such fragments as empirical field, we intended to exploit traces that allow us to reflect on how individuals become teachers when they are inserted simultaneously into two contexts whose articulation tends to be marked by conflicted and subordinated relations: the school and the university. We defend that the biography’s experience, which came out in this written text, contributes to think other theoretical ways to the interface scientific research-teaching in the elementary education, providing, therefore, the destabilization of binarism grounded in the educational field.

Keywords: Beginning teacher; Teaching experience; Self-biographical narratives; Basic education. Academic research.

Convirtiéndose en profesora: entre la investigación académica y la educación básica

Resumen

El texto analiza algunos fragmentos narrativos producidos por una profesora novel de los primeros grados de la educación básica durante las reuniones de su grupo de investigación de doctorado. Al tomar como campo empírico tales fragmentos, nuestro objetivo fue encontrar pistas que nos permitan reflexionar sobre cómo los individuos se convierten en profesores/as cuando están insertos simultáneamente en dos contextos cuya articulación tiende a estar marcada por relaciones conflictivas y de subordinación: la escuela y la academia. La apuesta que hacemos es que la experiencia de biografización que generó el presente trabajo sirva para que se piensen otros caminos teóricos posibles para la interfaz investigación científica – docencia en la educación básica, contribuyendo así a desestabilizar binomios enraizados  en el campo educativo

Palabras clave: Profesor novel; Experiencia docente; Narrativas (auto) biográficas; Educación básica; Investigación académica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Nunes de Senna Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ) na Linha de Pesquisa Currículo, Docência e Linguagem. Integrante do Grupo de Estudos Currículo, Conhecimento e Ensino de História (GECCEH), liderado pela Profa. Dra. Carmen Teresa Gabriel, vinculado ao Núcleo de Estudos do Currículo (NEC/UFRJ). Mestre em Educação também pelo PPGE/UFRJ e formada em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como Professora Substituta no Colégio de Aplicação da UFRJ lecionando no 2o ano do Ensino Fundamental.

Carmen Teresa Gabriel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular de Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde exerce atualmente o cargo de diretora. Doutora e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense.Coordena o grupo de pesquisa Currículo, Conhecimento e Ensino de História (GECCEH) e integra como pesquisadora o Núcleo de Estudos de Currículo da Faculdade de Educação/UFRJ e o Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de História (LEPEH). Bolsista de produtividade do CNPq e Cientista do nosso Estado/FAPERJ.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

SENNA DIAS, Bruna Nunes de; GABRIEL, Carmen Teresa.
TORNANDO-SE PROFESSORA: entre a pesquisa acadêmica e a educação básica
. Cadernos de Pesquisa, p. 321–346, 30 Set 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10696. Acesso em: 18 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos