v. 29 n. 4 (2022): Inclui o dossiê "Edgar Morin nas tramas decolonial planetária"

					Visualizar v. 29 n. 4 (2022): Inclui o dossiê "Edgar Morin nas tramas decolonial planetária"
Publicado: 2022-12-21

Dossiê

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: EDGAR MORIN NAS TRAMAS DECOLONIAL PLANETARIA

    Milagros Elena Rodríguez, Ivan Fortunato, Osmar Hélio Alves Araújo
    9-11
  • DESCOLONIZANDO A COMPLEXIDADE abordagens a partir do paradigma da complexidade de Edgar Morin

    José Alonso Andrade Salazar
    13-27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.57
  • EDUCAÇÃO DECOLONIAL PLANETÁRIA EM EDGAR MORÍN contribuições e transmetódicas

    Milagros Elena Rodriguez
    29-51
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.58
  • EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA MUNICIPALIZADA – IMAGINÁRIOS SOCIAIS COMPLEXOS um morínio transmetódico se desenvolvendo no planeta – Terra

    Mireya del Valle Mirabal Rodriguez
    53-74
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.59
  • DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO PLANETÁRIA lições de Serres e Morin a partir de pinceladas do cotidiano

    Ivan Fortunato, Emerson Augusto de Medeiros, Osmar Hélio Alves Araújo
    75-93
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.60
  • UM MORIN DE-COLONIAL método e imaginário

    Eduardo Portanova Barros, Fábio Lopes Alves
    95-104
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.61
  • PENSAMENTO COMPLEXO tentando rever uma virada decisiva

    Pedro Demo
    105-124
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.62
  • EDGAR MORIN E A DECOLONIALIDADE PLANETÁRIA o pensamento complexo na reforma do pensamento na universidade brasileira

    Sidinei Pithan da Silva, Ivo dos Santos Canabarro
    125-147
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.63

Artigos

  • PAULO FREIRE & GALDINO PATAXÓ – 25 ANOS DE INDIGNAÇÃO E BUSCA POR JUSTIÇA SOCIAL

    Josélia Gomes Neves
    169-190
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.64
  • DESCOLONIZANDO O OLHAR DA FILOSOFIA SOBRE A EDUCAÇÃO

    Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Damião Bezerra Oliveira
    192-211
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.65
  • AS VIOLÊNCIAS CORPORAIS E SEXUAIS a Educação Escolar na ruptura do silêncio

    Maria Simone Vione Schwengber, Joice Andressa Fritz Drefs
    213-231
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.66
  • AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REFORMA UNIVERSITÁRIA DE 1968 Pedagogia tecnicista e Ensino Superior no Brasil

    Alcides Mariano Ribeiro, José Lucas Pedreira Bueno, Francisco Thiago Silva
    257-284
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.67
  • DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERVENÇÃO ONLINE ANTI-BULLYING COM PROFESSORES NO SUL DO BRASIL

    Cláudia Santos da Rocha, Débora Dalbosco Dell'Aglio
    287-304
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.68
  • A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO o outro constitutivo

    Estefania Bissoni, Milena Moretto
    325-349
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.69
  • CULTURAS POPULARES uma visita aos cantos de trabalho como resistência ao apagamento da vida

    Eduarda Gava Caciatori, Dulcinéia de Fátima Ferreira
    351-374
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.70
  • A PRUDÊNCIA COMO PRINCÍPIO NO PROJETO EDUCACIONAL DE ALBERTO MAGNO

    Larissa Moreira da Costa, Bruna Castelhano de Oliveira, Terezinha Oliveira
    375-396
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.71
  • O PROCESSO DISCIPLINAR NO MAGISTÉRIO PÚBLICO EM PERNAMBUCO: o caso do professor Francisco Marques da Trindade em (1889 – 1908)

    Isabela Nathália Nunes Tristão, Fabiana Sena Silva
    397-240
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.72