A PRUDÊNCIA COMO PRINCÍPIO NO PROJETO EDUCACIONAL DE ALBERTO MAGNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.71

Palavras-chave:

Virtude da Prudência, História da Educação Medieval, Intelectual

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o conceito de prudência em Alberto Magno (1200-1280), entendendo-o como base do seu projeto educacional. Nossa fonte principal de análise será o Tratado De prudentia contido na obra  Tractatus de Natura Bono (1243). Nela o autor apresenta a necessidade da formação de uma sociedade baseada no bem comum, tendo como princípio de suas ações a virtude da prudência. Segundo o autor, esta virtude é considerada como a maior de todas as demais, pois tem como objetivo guiar o homem à escolha de boas ações que assegurem bem comum social. Partindo dessa máxima, procuraremos compreender quais seriam os princípios pedagógicos para a formação de um indivíduo virtuoso, segundo o filósofo. Em virtude dessa relevante questão, pretendemos também, refletir sobre a importância deste intelectual no âmbito da história da educação. Salientamos, também, que para a elaboração desse artigo, elegemos alguns princípios da história social apresentados no âmbito da Escola dos Annales e consideramos o conceito de longa duração elaborado por Braudel (1990) como aspectos teórico-metodológicos essenciais ao nosso estudo.

 

 

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Biografia do Autor

Larissa Moreira da Costa, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Filosofia pela PUC -PR, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá Mestranda em história da educação na Universidade Estadual de Maringá, Departmento Fundamentos da Educação.

 

Bruna Castelhano de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), participa do grupo GTSEAM, coordenado pela Profª Drª Terezinha Oliveira. Realiza pesquisas na área de História e Filosofia da Educação na Antiguidade e Medievalidade.

Terezinha Oliveira, UEM- Maringá Paraná

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. É Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Diretora da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) de 2014-2018. É Editora Científica da Revista Acta Scientiarum Education e Imagens da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, especialmente em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, transformação social, história da educação na Idade Média, escolástica, filosofia da educação na Idade Média, Intelectuais e Instituições Educacionais na Idade Média e formação de professores. É filiada a ANPUH, ANPED, SBHE, SBHR e a ABREM e a Rede Latina Americana de Filosofia Medieval. Lider do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval (GTSEAM). Participa do Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO), 10), do Grupo de Pesquisa Mnemosyne. Laboratório de História Antiga e Medieva, do Instituto Jean Lauand. É investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura junto a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

COSTA, Larissa Moreira da; OLIVEIRA, Bruna Castelhano de; OLIVEIRA, Terezinha.
A PRUDÊNCIA COMO PRINCÍPIO NO PROJETO EDUCACIONAL DE ALBERTO MAGNO
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 4, p. 375–396, 22 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 3 mai 2024.

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