AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REFORMA UNIVERSITÁRIA DE 1968

Pedagogia tecnicista e Ensino Superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.67

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Ensino Superior, Reforma Universitária, Pedagogia Tecnicista

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar historicamente a implementação das Políticas Educacionais do Ensino Superior a partir do golpe que introduziu a Ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985). Procura-se caracterizar a crise do Ensino Superior no país, os Acordos MEC-USAID e a posterior efetivação da Reforma Universitária de 1968, baseada na pedagogia tecnicista, fortemente influenciada pela “Teoria do Capital Humano”. O trabalho se ancora em autores que vivenciaram o processo pari passu: Romanelli (1999) e, contemporâneos: Saviani (2021; 2020; 2018; 2014); Fausto (2019); Goodson (2018; 2007);Fonseca (2013; 2010); Colares e Colares (2003); Shiroma, Morais e Evangelista (2007). Utilizamos fontes primárias, documentos oficiais de legislação educacional e bibliográficas. Os resultados preliminares enfatizam que a relação entre economia, técnica e educação nos legou um Ensino Superior, que perdeu a especificidade essencial, contribuindo para aumentar a descontinuidade, a heterogeneidade e a fragmentação educativa, que amplia o fosso, que separa a realidade concreta da teórica, inviabilizando o trabalho pedagógico.

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Biografia do Autor

Alcides Mariano Ribeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em metodologia Ensino de História e Geografia. Especialista em Gestão Educacional: Orientação e Supervisão. Licenciado em Pedagogia e Licenciado em História. Membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação (EDUCA).

José Lucas Pedreira Bueno, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenador do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNIR - Mestrado e Doutorado Profissional. Coordenador do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação (EDUCA). 

Francisco Thiago Silva, Universidade de Brasília (UNB), Brasília – DF – Brasil.

Universidade de Brasília (UNB), Brasília – DF – Brasil. Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas. PPGE e PPGE-MP. Doutorado em Educação (UNB). 

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

RIBEIRO, Alcides Mariano; BUENO, José Lucas Pedreira; SILVA, Francisco Thiago.
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REFORMA UNIVERSITÁRIA DE 1968: Pedagogia tecnicista e Ensino Superior no Brasil
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 4, p. 257–284, 21 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 3 mai 2024.