DESCOLONIZANDO O OLHAR DA FILOSOFIA SOBRE A EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.65

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Descolonização

Resumo

Na docência em cursos de filosofia têm-se observado que alguns discentes e docentes não aceitam ou relutam em aceitar no currículo do curso, a existência de disciplinas do campo da educação, bem como secundarizam a leitura e o debate de questões educacionais no desenvolvimento das atividades acadêmicas de formação de professores.  Qual a razão de nos Cursos de Filosofia ser encontrado discursos e práticas de não aceitação da educação, seja como disciplina pedagógica ou como tema de leitura e debate filosóficos? Este artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é debater as dimensões filosóficas da educação, tecer algumas reflexões sobre como a filosofia contribui para refletir criticamente sobre a educação e a importância desta, como área de conhecimento, ao ensino de filosofia, com vistas a descolonizar o olhar da filosofia sobre a educação.

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Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, UEPA

Pós-doutora em Educação pela PUC-Rio. Doutora em Educação pela PUC-SP e UNAM/UAM Iztapalapa – México. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Coordena o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e a Cátedra Paulo Freire da Amazônia.  

Damião Bezerra Oliveira, UFPA

Doutor em Educação pela UFPA. Pós-doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. 

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; OLIVEIRA, Damião Bezerra.
DESCOLONIZANDO O OLHAR DA FILOSOFIA SOBRE A EDUCAÇÃO
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 4, p. 192–211, 21 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 2 mai 2024.