AS VIOLÊNCIAS CORPORAIS E SEXUAIS

a Educação Escolar na ruptura do silêncio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.66

Palavras-chave:

Corpo, Escola, Violência sexual

Resumo

O intuito da pesquisa é movido pela aposta numa educação que fissure o silêncio sobre as violências corporais e sexuais. Efetivou-se, assim, uma pesquisa por meio de um estudo de caso único (de Maria), descritivo e documental, provido através de fontes orais diretas, ouvidas entre maio e junho de 2021. Buscou-se analisar a conflitividade em torno de um estudo de caso em tela identificando as posições intergeracionais (Maria, a mãe e a avó) e os laços sociais ou rede de apoio que ajudaram no enfrentamento. Destaca-se a importância de um trabalho integrado de enfrentamento de ruptura do silêncio das violências corporais e sexuais desencadeado por laços sociais, como os das políticas-digitais feministas e, de modo particular, pelas informações e orientações de capacitação recebidas na escola.

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Biografia do Autor

Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Possui graduação em Educação Física, mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora assistente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. É pesquisadora membro atuante do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS/CNPq) (desde 2003) e do grupo do Grupo de Estudo e Pesquisa Paidotibus em (Ijui-CNPq) (2010). Assessoria e consultoria: Consultoria ad hoc para o Ministério da Educação (MEC). Membro da Equipe Avaliadora. Edital MEC Guia de Tecnologias Educacionais Educação Básica (2014-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, corpo, gênero, educação em saúde e corpo-movimento.

Joice Andressa Fritz Drefs, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ

Possui gradução em Pedagogia pela Unijuí. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciencias pela Unijuí. Área da educação.

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

SCHWENGBER, Maria Simone Vione; DREFS, Joice Andressa Fritz.
AS VIOLÊNCIAS CORPORAIS E SEXUAIS: a Educação Escolar na ruptura do silêncio
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 4, p. 213–231, 21 Dez 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18224. Acesso em: 24 nov 2024.