A matemática vai ao cinema

Autores

Palavras-chave:

Ensino. Matemática. Cinema. Filmes.

Resumo

Apresentamos uma pesquisa sobre o uso de filmes cinematográficos na sala de aula de matemática. Através de uma metodologia qualitativa, de caráter bibliográfico, objetivamos, por meio dos aportes teóricos de Pfromm Netto (2001), Napolitano (2005) e Souto (2013), refletir sobre a visão de que o cinema, através dos filmes, pode contribuir com o ensino de matemática na escola. Para tanto, trazemos a análise e sugestão de cinco filmes que podem ser utilizados nas aulas de matemática: Donald no país da matemágica (1959), Pi (1998), Uma mente brilhante (2001), A Prova (2005) e Alexandria (2009). No âmbito educacional, o ensino através do cinema só poderá contribuir de forma positiva e significativa para a aprendizagem matemática dos estudantes, se o olhar fragmentado e limitado de professores for desconstruído, sendo o filme um importante recurso didático para a compreensão e aquisição do conhecimento.

Math goes to the movie theater

Abstract

We present a survey on the use of cinematographic films in the mathematics classroom. Through a qualitative methodology, of bibliographic character, we aim, through the theoretical contributions of Pfromm Netto (2001), Napolitano (2005) and Souto (2013), to reflect on the vision that movie theater, through films, can contribute with teaching mathematics at school. For this, we bring the analysis and suggestion of five films that can be used in mathematics classes: Donald in mathmagic land (1959), Pi (1998), A brilliant mind (2001), Approves (2005) and Alexandria (2009). In the educational field, teaching through movie theater can only contribute positively and significantly to the mathematical learning of students, if the fragmented and limited view of teachers is deconstructed, the film being an important didactic resource for the understanding and acquisition of knowledge.

Keywords: Teaching. Mathematics. Movie theater. Movies.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Waléria de Jesus Barbosa Soares, Secretaria Municipal de Educação de São Luís

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2017), com Doutorado Sanduíche realizado na Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade do Porto-Portugal (2015), Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2009), Especialista em Gestão Escolar pelo IBMEC-RJ (2014), Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Gama Filho (2014), Especialista em Ensino da Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004), Pedagoga pela Universidade de Franca-SP (2017), Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão (2013), Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2001). Atualmente integra o GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil. Desenvolve trabalhos sobre História da Educação e do Ensino da Matemática, Currículo e Formação de Professores e Avaliação de Aprendizagem.

 

Referências

ALMEIDA, M. J. de. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994.

BERNARDET, J. O que é cinema. 7. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2003.

CABRERA, J. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

CARMO, L. O cinema do feitiço contra o feiticeiro. Revista Ibero Americana de Educação, n. 32, 2003.

CARVALHO, C. P. de; BARBIERI, M. R. Formação de Professor em tempos de Informática, Revista do Professor, São Paulo-SP, julho, 1998.

CHRISTOFELETTI, R. Filmes na sala de aula: recurso didático, abordagem pedagógica ou recreação. Educação, Santa Maria, v. 34, n. 3, p. 603-616, set./dez., 2009.

DUARTE, R. Cinema e educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

METZ, C. Linguagem e cinema. São Bernardo do Campo-SP: Editora Perspectiva, Coleção debates, 1971.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

PFROMM NETTO, S. Telas que ensinam: mídia e aprendizagem do cinema ao computador. Campinas, SP: Alínea, 2001.

SOUTO, R. M. A. Cinema e história da matemática: entrelaços possíveis. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.

VISSICARO, S. P.; FIGUEIRÔA, S. F. M. Cientistas e suas descobertas: desconstruindo sua imagem. In: OLIVEIRA, Z. V.; ALVIM, M. H. (Orgs.). Propostas didáticas para o ensino de ciências e de matemática: abordagens históricas. Santo André, SP: Universidade Federal do ABC, 2020.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-03-14

Como Citar

SOARES, Waléria de Jesus Barbosa.
A matemática vai ao cinema
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 6, n. 1, p. 91–105, 14 Mar 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/14661. Acesso em: 13 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos