A influência do Novo ENEM na relação de ensino e aprendizagem matemática: o caso da Escola Jorceli da Silva Sestari

Autores

Palavras-chave:

Novo ENEM. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Fenomenologia.

Resumo

Com a implantação do Novo ENEM, as escolas de Ensino Médio do país se mobilizaram para atender as especificidades do exame. Com base nisso, surge uma pergunta: “a nova reformulação do ENEM pode exercer influência no dia a dia da escola de Ensino Médio do município de Santana do Araguaia, de modo a influenciar na relação entre ensino e aprendizagem dos alunos do município?”. A pesquisa foi realizada numa escola pública do município, por meio da análise documental fenomenológica em documentos obtidos através da instituição. Para atender a esse questionamento, procurou-se mostrar se a nova reformulação do ENEM pode exercer influência no dia a dia da única escola de Ensino Médio do município. As análises levaram a crer que as dificuldades na resolução de problemas, podem estar associadas à ausência de conteúdos trabalhados pelo professor, uma vez que são poucos os registros de conteúdos nos diários de classe. Outro motivo pode estar associado à falta de leitura e interpretação, levando a acreditar que o problema pode ter raízes na alfabetização matemática e no letramento. Não foi possível inferir nenhuma mudança significativa na metodologia do professor, uma vez que os registros são sucintos e destacam apenas a descrição dos conteúdos.

The influence of new ENEM on the teaching and learning mathematical relationship: the case of Escola Jorceli da Silva Sestari

Abstract

With the implementation of the New ENEM, high schools in the country were mobilized to meet the specifics of the exam. Based on this, a question arises: "can the new reformulation of ENEM influence the day-to-day life of the high school in the municipality of Santana do Araguaia, in order to influence the relationship between teaching and learning mathematics of students in the municipality?". The research was carried out in a public school in the municipality, through phenomenological document analysis in documents obtained through the institution. To answer this question, we tried to show whether the new reformulation of ENEM can influence the day-to-day life of the only high school in the city. The analyzes led to believe that the difficulties in solving problems may be associated with the absence of content worked by the teacher, since there are few records of content in the class diaries. Another reason may be associated with the lack of reading and interpretation, leading to the belief that the problem may have roots in mathematical literacy and literacy. It was not possible to infer any significant change in the teacher's methodology, since the records are succinct and highlight only the description of the contents.

Keywords: New ENEM. Teaching and Learning Mathematics. Phenomenology.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Maria de Andrade, EMEF Izabel Dias

Professora na Educação Básica na EMEF Izabel Dias, Santana do Araguaia, Pará, Brasil.

Josiel de Oliveira Batista, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), atuando na Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM, UFPR)

Danielle de Sousa Silva dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestranda pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Luciane Ferreira Mocrosky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Curitiba, atuando no Programa de Pós-Graduação em Formação Educacional, Científica e Tecnológica (PPGFCET, UTFPR) e nos Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM, UFPR)

Referências

BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. Educação Matemática: pesquisa em movimento. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa Qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Documento Básico do ENEM, 2002. Disponível em: http://www.inep.gov.br/. Acesso em: 15 jan. 2020.

BRASIL. Secretaria da Educação. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Matriz de Referência para o ENEM 2009. Brasília: INEP/MEC, 2009.

DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática, 12 ed. São Paulo: Editora Ática, 1999.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de Matemática: 1ª a 5ª séries.

São Paulo: Ática, 1989.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PAULO, R. M.; AMARAL, C. L. C.; SANTIAGO, R. A. A pesquisa na perspectiva fenomenológica: explicitando uma possibilidade de compreensão do ser-professor. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 10, n. 3, p. 71-86, 2010.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro:

Interciência, 1995.

POLYA, G. Como resolver problemas (Tradução do original inglês de 1945). Lisboa: Gradiva, 2003.

RABELO, M. L. Avaliação Educacional: fundamentos, metodologia e aplicações no contexto brasileiro. Rio de Janeiro: SBM, 2013.

RIPARDO, R. B.; SANTOS, W. C. S.; SILVA NETO, J. Letramento em matemática e o domínio de diferentes linguagens no ENEM. 2018. Iniciação Científica (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

SILVEIRA, F. L.; SILVA, R.; BARBOSA, M. C. A Brief Analysis of Statistical Fluctuations from Admission Process in Brazilian Universities: Universality and Correlations, em preparação (2015).

SOARES, M. T. C.; PINTO, N. B. Metodologia da resolução de problemas. Disponível em:

http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_24/metodologia.pdf. Acesso em: 01 fev. 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-14

Como Citar

Andrade, D. M. de, Batista, J. de O., Santos, D. de S. S. dos, & Mocrosky, L. F. (2021). A influência do Novo ENEM na relação de ensino e aprendizagem matemática: o caso da Escola Jorceli da Silva Sestari. Ensino &Amp; Multidisciplinaridade, 6(1), 30–47. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/15389

Edição

Seção

Artigos