Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Equipe Editorial
Notícias
Avaliadores Ad Hoc
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Template
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Indexadores
Contato
Buscar
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 17, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2024
v. 17, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2024
Publicado:
2024-12-23
Expediente
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF
Editorial
Editorial
Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Maria Luiza Süssekind
PDF
Artigos
O discurso neoliberal no Ensino Médio: o Projeto de Vida e a construção do empreendedor de si
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.37
Adriege Matias Rodrigues, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
15-38
PDF
O projeto de vida no ensino médio: o que dizem os estudantes capixabas?
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.38
Asenate Rodrigues e Silva, Eliza Bartolozzi
39-59
PDF
“Não Existe Pecado do Lado Debaixo do Equador”: Neoliberalismo e Formação no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.39
Dulce Mari da Silva Voss, Eliada Mayara Alves Krakhecke, Cristiano Rodrigues da Silva
60-76
PDF
Homogeneização curricular e singularização das juventudes: a armadilha da Reforma do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.40
Rafael Ferreira de Souza Honorato, Juan Cleslay Pereira Ventura, Ranielly Alves da Silva
77-95
PDF
Formação inicial de professores: o fazer pedagógico e o diálogo com jovens do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.41
Maria Alves de Melo, Francisca Rejane Bezerra Andrade
96-115
PDF
Representações sociais do ser professor para estudantes, concluintes do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.42
Mayara Correa Silva Mendes, Laêda Bezerra Machado
116-136
PDF
Currículos, qualidade da educação e a “guerra contra a infância no Rio de Janeiro”
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.43
Maria Luiza Süssekind, Lorena Azevedo do Carmo, Jeferson Maske
137-156
PDF
Análise de políticas educacionais no contexto da prática da EPT no ensino médio nos IFs
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.44
Sidinei Cruz Sobrinho
157-175
PDF
A tarefa na organização histórico-crítica do ensino com a Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.45
Lucas Martins de Avelar, Rones de Deus Paranhos
176-193
PDF
A educação de jovens e adultos no contexto da reforma do ensino médio no estado do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.46
Ana Paula Ribeiro de Sousa, Leonardo José Pinho Coimbra
194-217
PDF
Um olhar sobre a BNCC: reflexões acerca do novo currículo do ensino médio no estado do Piauí
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.47
Neide Cavalcante Guedes, Maria Núbia da Silva Ferreira
218-236
PDF
Novo Ensino Médio em Santa Catarina: implicações do Componente Curricular Eletivo Educação Empreendedora no processo formativo das juventudes
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.48
Aline Daniel dos Santos, Franciele Soares dos Santos
237-256
PDF
A colonialidade do saber/ser no currículo do Ensino Médio: desafios da docência na Amazônia Acreana
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.49
Tânia Mara Rezende Machado, Beatriz França de Morais, Klebe Miranda de Lima
257-273
PDF
PATIOLOGIA: experiências curriculares no ensino médio baiano
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.50
Iris Verena Oliveira, Tamires Fraga Martins, Tito Loiola Carvalhal
274-295
PDF
Educação Socioemocional e o Novo Ensino Médio: projeto de formação neoliberal para juventude da classe trabalhadora
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.51
Antonio Dário Lopes Júnior, Estefanni Mairla Alves
296-313
PDF
O repensar social sem paliativos: retratos da marginalização em discussões de sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.52
Sheila Pires dos Santos, Marcelo Franco Leão
314-335
PDF
O Ensino de Filosofia no Ensino Integrado: apontamentos no contexto da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.53
Maria Keila Jeronimo, Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes
336-353
PDF
O samba como mediador no ensino de língua(gens): uma abordagem de letramento sociocultural e histórico
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.54
Linduarte Pereira Rodrigues, Clecinara de Freitas Barbosa
354-372
PDF
Relações de gênero e violência contra a mulher em “Isaltina Campo Belo”, de Conceição Evaristo: uma experiência de leitura no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.55
Priscilla Barbosa de Miranda Barros, Marcelo Medeiros da Silva
373-395
PDF
Perspectivas para o Ensino de Sociologia: o legado de Du Bois e Martineau na formação identitária
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.56
Gabriela Pecantet Siqueira, Cyntia Barbosa Oliveira
396-413
PDF
Jogos Digitais e Multiletramentos: o devir na formação dos professores de matemática e ciências da natureza sob a lente da epistemologia da práxis
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.57
Daniela Costa Souza, Luiz Adolfo de Paiva Andrade
414-433
PDF
Representatividade Importa: uma discussão com estudantes do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.58
Franciele Brito Barbosa, Elis Cristina Fiamengue
434-454
PDF
Centros Educa Mais e suas orientações: entre passos e contrapassos
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.59
Ádria Karoline Souza de Aquino Utta, Edinólia Lima Portela
455-475
PDF
A contrarreforma do “Novo” Ensino Médio no estado do Ceará e a institucionalização da desigualdade de acesso ao conhecimento escolar
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.60
Vanessa Campos de Lara Jakimiu, Maria Auriene Cardoso
476-491
PDF
Perspectivas de jovens estudantes sobre a “Reforma” do Ensino Médio: um estudo em Porto Alegre/RS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.61
Victor Hugo Nedel Oliveira, Gabrielle Bezerra da Silva
492-509
PDF
Entrevista
Conversa com Valdirene Alves de Oliveira, atual Coordenadora-Geral de Ensino Médio do Ministério da Educação
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.62
Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Maria Luiza Süssekind
510-523
PDF
Resenha
MARTIN, Laura; VITAGLIANO, Luís Fernando (org.). Juventude no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.63
Thiago Luís Cavalcanti Calabria, Liliane Alves Chagas
524-530
PDF
Pareceristas
Parecerista Ad hoc (2024)
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF
Edição Completa
Edição Completa
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Instagram
Google Metrics
Palavras-chave
Educação
educação
EJA
BNCC
Professor
políticas públicas
resistência
Inclusão
Ensino
pandemia
Currículo.
interseccionalidade
Trabalho
Enviar Submissão
Enviar Submissão
ARTIGOS MAIS LIDOS DO ANO
Gravidez na Adolescência: suas implicações na adolescência, na família e na escola
1360
Língua e Sociedade: influências mútuas no processo de construção sociocultural
1303
Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo
1020
A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964
784
Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
619
BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica
586
Os usos do conceito de branquitude para uma educação antirracista no Brasil
424
Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental
419
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1994. 334 p.
401
A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial
368
ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: uma breve incursão teórica
362
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita
347
A cor do fracasso escolar: o lugar do jovem autor de ato infracional para a escola brasileira
330
Capitalismo e Racionalidade Neoliberal: implicações na política educacional e no processo de formação humana
320
Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades na alfabetização
277
Apropriação dos fundamentos da Afrocentricidade por uma Educação Antirracista e Libertadora
274
Interseccionalidade e imagens de controle
259
Verdadeiro ou falso? Uma análise dos mitos que permeiam a temática das altas habilidades/ superdotação
256
Por uma pedagogia antirracista no ensino de Ciências
255
Competências Pedagógicas em Masetto
243