Novo Ensino Médio em Santa Catarina: implicações do Componente Curricular Eletivo Educação Empreendedora no processo formativo das juventudes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.48%20

Palavras-chave:

ensino médio, juventudes, empreendedorismo

Resumo

Este trabalho resulta de uma pesquisa que buscou analisar as implicações do Componente Curricular Eletivo (CCE) Educação Empreendedora no processo formativo das juventudes do Novo Ensino Médio de uma escola pública de Santa Catarina. Utilizou-se como metodologia o materialismo histórico e dialético, a partir de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com o desenvolvimento de análises bibliográficas e documentais. Buscou-se caracterizar como ocorreu a implementação desse CCE na escola selecionada, bem como analisar a compreensão de professores e jovens com relação às implicações da educação empreendedora em sua formação. Para tanto, entrevistaram-se a professora que lecionou o CCE Educação Empreendedora e 28 estudantes que cursaram tal componente, criando um espaço de escuta para esses sujeitos. Como resultados, demonstra-se que a contrarreforma do Ensino Médio apresenta fragmentação e o esvaziamento dos conhecimentos científicos e a fragilidade na formação para as juventudes da classe trabalhadora. Nesse contexto, o empreendedorismo se alastra no âmbito educacional, configurando-se como uma proposta do capital para formação das juventudes da classe trabalhadora, em um discurso que aproxima e legitima a integração do trabalhador com o trabalho precário, induzindo a formação de novas subjetividades, as quais atendam às demandas do capital. Por fim, compreende-se que, por trás do discurso do “novo” Ensino Médio, emergem interesses antigos de favorecimento em prol do empresariado, por meio de parcerias público-privadas que buscam conduzir as juventudes da classe trabalhadora à conformação, precarizando a sua formação, atingindo também outro objetivo, o de fazer a contenção do acesso ao Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Aline Daniel dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Francisco Beltrão - PR. Orientadora Educacional na Escola de Educação Básica João Roberto Moreira (São Domingos/SC). Membro do grupo de pesquisa: Sociedade, Trabalho e educação (GESTE)/Unioeste.

Franciele Soares dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR. Membro do grupo de pesquisa: Sociedade, Trabalho e educação (GESTE)/Unioeste

 

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

SANTOS, Aline Daniel dos; SANTOS, Franciele Soares dos.
Novo Ensino Médio em Santa Catarina: implicações do Componente Curricular Eletivo Educação Empreendedora no processo formativo das juventudes
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 237–256, 23 Dez 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24018. Acesso em: 17 dez 2025.