Perspectivas de jovens estudantes sobre a “Reforma” do Ensino Médio: um estudo em Porto Alegre/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.61%20

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, jovens, juventudes

Resumo

Nos últimos anos, o Ensino Médio tornou-se alvo de intensos debates no campo educacional devido à “reforma” imposta pela Lei 13.415/2017, que, por sua vez, vem gerando impactos sobre as experiências escolares de milhões de jovens que cursam a última etapa da educação básica. O objetivo deste artigo foi investigar como vinha se dando a inserção de jovens escolarizados de uma escola da rede pública estadual, localizada em Porto Alegre/RS, nas discussões sobre a “Reforma” do Ensino Médio. A investigação tratou-se de um estudo de caso no qual foi realizado um grupo focal com jovens estudantes do Ensino Médio Regular e participantes do Grêmio Estudantil. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo. Conclui-se que as experiências escolares dos jovens, advindas das novas mudanças, em geral, não são positivas e que o Grêmio Estudantil se configura com um espaço que promove a inserção dos participantes nas discussões pautadas.

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Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do GEPJUVE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (UFRGS/CNPq).

Gabrielle Bezerra da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS. Licenciada em Geografia pela UFRGS. Bolsista CAPES de Mestrado.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; SILVA, Gabrielle Bezerra da.
Perspectivas de jovens estudantes sobre a “Reforma” do Ensino Médio: um estudo em Porto Alegre/RS
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 492–509, 23 Dez 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23474. Acesso em: 7 dez 2025.