ABP como ferramenta para ressignificação da concepção sobre Ciência no curso de formação de professores de Ciências Naturais

Auteurs-es

Mots-clés :

Formação de professor, Concepção de ciência, Visões distorcidas de Ciência, Aprendizagem Baseada em Projetos

Résumé

O presente artigo pretende analisar de que forma a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) fomenta o pensar sobre a ciência, por licenciandos de Ciências Naturais, em uma disciplina do curso de uma Universidade Federal localizada na região norte do Brasil. Com esse objetivo, estudou-se as visões distorcidas de Ciência e as possibilidades da ABP que perpassam a sala de aula. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa do tipo exploratória, através da observação participante. Participaram da pesquisa 16 discentes que foram organizados em cinco equipes. Para análise dos dados, trabalhou-se com a Análise Textual Discursiva. Conclui-se através desse estudo que a ABP fomenta os licenciandos a pensarem mais sobre o que é ciência, além das visões inadequadas que os afastam do que é o trabalho científico. Em aproximadamente 90% das falas, observou-se, unidades de significados, que mostram o trabalho a partir da ABP como ferramenta auxiliar para ressignificar a concepção de ciência. Assim, a ABP mostrou-se como uma ferramenta eficaz para instigar os discentes a pensarem sobre o que não é um trabalho científico, por exemplo, além das visões inadequadas que afastam o discente da prática científica. Assim, por meio deste estudo foi possível encontrar evidências da importância da utilização da ABP na formação inicial de professores de Ciências Naturais.

Palavras-chave: Formação de professores. Concepção de ciência. Visões inadequadas de Ciência. Aprendizagem Baseada em Projetos.

PBL as a tool for reframing the concept of Science in the Natural Sciences teacher training course

Abstract

This article intends to analyze how Project Based Learning (PBL) fosters thinking about science, by natural science graduates, in a course discipline at a Federal University located in northern Brazil. With this objective in mind, we studied the distorted views of Science and the possibilities of PBL that permeate the classroom. The methodological approach used was the qualitative exploratory type, through participant observation. Sixteen students participated in the research, which were organized into five teams. For data analysis, we worked with Textual Discursive Analysis. It is concluded through this study that the PBL encourages graduates to think more about what science is, in addition to the inadequate views that keep them away from what scientific work is. In approximately 90% of the speeches, units of meaning were observed, which show the work from the PBL as an auxiliary tool to reframe the concept of science. Thus, PBL proved to be an effective tool to encourage students to think about what is not a scientific work, for example, in addition to the inadequate views that distance students from scientific practice. Thus, through this study it was possible to find evidence of the importance of using PBL in the initial training of science teachers.

Keywords:  Teacher training. Conception of science. Inadequate views of Science. Project-Based Learning.


Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Jéssica Miriam Sampaio Laves, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil.

Ettore Paredes Antunes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Docente na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil.

Références

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Trabalhando com Projetos – Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. Petrópolis-RJ, Vozes, 2013.

BENDER, W. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2015.

CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.

CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2004.

FRANCELIN, M.M. Ciência, senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos. Ciência da Informação, v. 33, n. 3, p. 26-34, set./dez. 2004.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, R. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Penso, 2013.

HODSON, D. Philosophy of Science, science and science education. Journal of Philosophy of Education, v. 20, n. 2, p. 215-225, 2006.

LEITE, L.; ESTEVES, E. Análise Crítica de Actividades Laboratoriais: um Estudo Envolvendo Estudantes de Graduação. Revista Electrónica Enseñanza de las Ciencias. Espanha, 2005.

LOPES, A. R. C. Bachelard: O filósofo da desilusão. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 13, n. 3, p. 248-273, dez., 1996.

LUFFIEGO, M. et al. Epistemologia, caos y enseñanza de lãs ciências. Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 1, p. 89-96, 1994.

MARTINS, V. J.; OZAKI, S. K.; RINALDI, C.; PRADO, E. W. A aprendizagem baseada em projetos na construção de conceitos químicos na potabilidade da àgua. Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa, Revista Prática Docente. v. 1, n. 1, p. 1-10, jul/dez 2016.

MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva. Juí: Editora Unijuí, 2013.

NASCIMENTO, T. E.; COUTINHO, C. Metodologias ativas de aprendizagem e o ensino de Ciências. Multiciência Online, v. 3, n. 5, p. 134-153, 2017.

PASQUALETTO, T. I.; VEIT, E. A.; ARAUJO, I. S. Aprendizagem baseada em projetos no Ensino de Física: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 17(2), 551-577, 2017.

PÉREZ, G. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

POMPEU, S. F. C.; ZIMMERMANN, E. Concepções sobre Ciência e ensino de Ciências de alunos da EJA. In: VII Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciência, 2009, Florianópolis. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência. Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.

RIVERO, A.; WAMBA, A. M. Naturaleza de la ciencia y construcción del conocimiento científico. La naturaleza de la ciencia como objetivo de enseñanza. In: CAÑAL, Pedro (Coord.). Biología y Geología. Complementos de formación disciplinar. Barcelona: Editorial Graó, 2011, p. 9-26.

SILVA, I. B. Inter-relação, a Pedagogia da Ciência: Uma Leitura do Discurso Epistemológico de Gaston Bachelard. Ijuí: Unijuí, 1999.

VASCONCELOS; C.; AMADOR; M. F.; SOARES, R. B.; PINTO, T. F. Questionar, Investigar e Resolver Problemas: Reconstruindo Cenários Geológicos. Investigações em Ensino de Ciências. V.17(3), p. 709-720, 2012.

WHITEHEAD, A. N. O conceito da natureza. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-12

Comment citer

LAVES, Jéssica Miriam Sampaio; ANTUNES, Ettore Paredes.
ABP como ferramenta para ressignificação da concepção sobre Ciência no curso de formação de professores de Ciências Naturais
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 3, n. 2, p. 46–57, 12 déc. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/14844. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos