Modelo teórico de aproximações para o ensino de Ciências entre as premissas da História da Ciência e do pensamento crítico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n1.2021.7

Keywords:

História da Ciência, Pensamento crítico, Aproximações teóricas, Ensino de Ciências

Abstract

No ensino de Ciências, o conhecimento científico para a tomada de decisão pode ser um fator preponderante para fundamentar o desenvolvimento de abordagens metodológicas para a resolução de problemas em sala de aula. Desse modo, a História da Ciência é considerada uma abordagem fundamental para essa contextualização do conhecimento científico em propostas didáticas que visem o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas ao pensamento crítico dos estudantes. Neste estudo, considera-se complexa a elaboração de propostas didáticas para o ensino de Ciências sem um modelo que direcione as atividades para tal finalidade. Então, esta pesquisa objetiva estabelecer aproximações teóricas entre a História da Ciência e o pensamento crítico para o ensino de Ciências, propondo um modelo teórico com articulações entre seus objetivos. Ao considerar o conhecimento para a tomada de decisão como um aspecto central dessas aproximações, o estudo apresenta correlações implícitas e explícitas para o planejamento de propostas didáticas. Essas articulações teóricas possuem implicações consideradas fundamentais para a educação científica, em virtude de apresentar um modelo teórico para ensinar Ciências pelas dimensões teóricas de análise, problematização e distinção de informações científicas, ao materializá-las em atividades de aprendizagem que viabilizem a tomada de decisão e a resolução de problemas científicos.

Theoretical model of approaches for the teaching of Science between the premisses of the History of Science and critical thinking

Abstract

In Science education, scientific knowledge for decision-making can be a major factor to support the development of methodological approaches to problem solving in the classroom. In this way, the History of Science is considered a fundamental approach for this contextualization of scientific knowledge, in didactic proposals that aim at the development of cognitive skills related to students’ critical thinking. In this study, the elaboration of didactic proposals for the teaching of Science is considered complex, without a model that directs activities for this purpose. So, this research aims to establish theoretical approaches between the History of Science and critical thinking, for the teaching of Science, proposing a theoretical model with articulations between its objectives. When considering knowledge for decision making as a central aspect of these approaches, the study presents implicit and explicit correlations for the planning of didactic proposals. These theoretical articulations have implications considered fundamental for scientific education, as they present a theoretical model for teaching Science through the theoretical dimensions of analysis, problematization and distinction of contextualized scientific information, when materializing them in learning activities that enable decision-making and solving scientific problems.

Keywords: History of science; Critical thinking; Theoretical approaches; Science teaching.

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Author Biographies

Sigouveny Cruz Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Licenciada em Química pela Universidade Federal de Sergipe. Professora Colaboradora Voluntária do Departamento de Química/ Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe.

Erivanildo Lopes da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutor em Didática das Ciências pela Universidade de Aveiro-Portugal. Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Licenciado em Química pelo Centro Universitário FIEO. Professor do Departamento de Química/ Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe.

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Published

2021-12-28

How to Cite

CARDOSO, Sigouveny Cruz; SILVA, Erivanildo Lopes da.
Modelo teórico de aproximações para o ensino de Ciências entre as premissas da História da Ciência e do pensamento crítico
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 7, n. 1, p. 111–130, 28 Dec. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18024. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

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Artigos