Dominó de cartas: contribuições de um jogo na perspectiva da resolução de problemas para a aprendizagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v9n1.2023.11Palavras-chave:
Educação matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Jogo, Resolução de problema, Habilidades matemáticasResumo
Este artigo é excerto da pesquisa de mestrado profissional, já finalizada. Tal investigação, de caráter qualitativo, teve como objetivo geral investigar quais habilidades matemáticas, da unidade temática Números, podem ser desenvolvidas com o 1º ano do ensino fundamental por meio de propostas pedagógicas com o jogo de cartas numa perspectiva da resolução de problemas. Para sua realização, foram selecionados três jogos de cartas os quais tiveram, como fio condutor, os “momentos de jogo”, sugeridos por Grando (2004), de forma adaptada: familiarização com o jogo e primeiras jogadas, intervenção oral da pesquisadora durante as jogadas, registro sobre o jogo e jogo com competência. Esses momentos foram filmados, fotografados e registrados no diário de bordo da pesquisadora, além de atuarem como eixos de análise. Para esta escrita, optouse por selecionar um dos jogos: “dominó de cartas”. Assim, por meio deste artigo, pretende-se apresentá-lo na perspectiva da resolução problemas e suas contribuições para a aprendizagem matemática de uma turma do 1º ano do ensino fundamental. A partir da análise desse jogo, foi possível perceber as contribuições para sua utilização como suporte metodológico de ensino, tendo o professor o papel interventivo para o desenvolvimento das habilidades matemáticas esperadas.
Domino of cards: contributions of a game in the perspective of problem resolution to mathematical learning process
Abstract
This paper is an excerpt of a master degree research, already concluded. The investigation, which has a qualitative character, had the general aim of investigating which mathematical abilities of the Number thematic unit can be developed with children of the first grade of elementary school by means of pedagogical proposals with card games in a problem solving resolution approach. In order to achieve it, three types of card games were selected which had as a common thread the “moments of a game” suggested by Grando (2004), adapted: familiarization with the game and first turns, researcher’s oral intervention during the turns, record of the game and game with competence. All those moments were filmed, photographed, and registered in the researcher’s registration book to be analyzed. For this paper, just one of the games was selected: “domino of cards” in order to present it in the perspective of problem resolution and its contributions for the mathematical learning process observed in a first grade class of elementary school. Based on this game analysis, it was possible to understand the contributions of its use as a teaching methodological support, and the teacher had a clear proactive interventional role for the development of the expected mathematical abilities.
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