A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n2.2021.11

Palavras-chave:

Aritmética sob medida, Individualização do ensino, Expert em educação, Sistema Winnetka, Formação de professores.

Resumo

O objetivo deste texto é analisar, em perspectiva historiográfica, a constituição de saberes sobre o ensino de matemática a partir da emergência da figura do expert no âmbito escolar. Trata-se, em específico, de analisar as ações pedagógicas de Carleton Washburne, importante pedagogo estadunidense da educação progressista. Para tanto, utilizou-se como ferramenta de análise os conceitos de expertise e expert advindos dos estudos desenvolvidos por Hofstetter et al. (2017). Os resultados da análise indicam que ao ser convocado para transformar as escolas públicas de Winnetka em escolas de excelência, Washburne produziu e sistematizou saberes específicos sobre o ensino de aritmética, resultando na reestruturação dos conteúdos matemáticos, em novas práticas, novos materiais didáticos, nova relação aluno-professor-saber, novos saberes pedagógicos, de modo a garantir que o aluno seguisse seu próprio ritmo de desenvolvimento. A esse tempo, não basta mais ao professorado saber os conteúdos aritméticos e os métodos pelos quais ensiná-los, mas o que, como, por que e quando e isso depende da produção de novos saberes escolares sobre o ensino de aritmética na escola primária.

Carleton Washburne's pedagogical expertise in the production of knowledge about the teaching of arithmetic

The objective of this text is to analyze, from a historiographic perspective, the constitution of knowledge about the teaching of mathematics from the emergence of the figure of the expert in the school environment. It is specifically about analyzing the pedagogical actions of Carleton Washburne, an important American pedagogue of progressive education. For this purpose, the concepts of expertise and expert arising from the studies developed by Hofstetter et al 2017 were used as an analysis tool. The results of the analysis indicate that when invited to transform Winnetka's public schools into schools of excellence, Washburne produced and systematized specific knowledge about the teaching of arithmetic, resulting in the restructuring of mathematical contents, in new practices, new teaching materials, new student-teacher-knowledge relationship, new pedagogical knowledge, in order to ensure that the student followed his own pace of development. At this time, it is no longer enough for teachers to know the arithmetic contents and the methods by which to teach them, but what, how, why and when, and this depends on the production of new school knowledge about the teaching of arithmetic in primary school.

Keywords: Arithmetic made to mesure; Teaching individualization; Expert in education; Winnetka system; Teacher training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nara Vilma Lima Pinheiro, Universidade de São Paulo - USP

Pós-doutoranda na Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (2017). Estágio doutoral pela Université de Limoges - França (2015-2016), pelo projeto de cooperação internacional entre as agências Capes e Cofecoub. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (2013). Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário Sant'Anna (2006). Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), desde 2006. Integra o Núcleo Interdisciplianr de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE/USP). Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: história da educação matemática, métodos de ensino; psicologia do ensino de matemática.

Referências

BORGEAUD, P. et al. Acteurs et spécialistes du savoir mythographique: un trajet en perspective cavalière. In: BORGEAUD, P. et al. La fabrique des savoirs: figures et pratiques d’experts. Genève: Georg Editeur, 2013, p. 23–48.

BURK, F. Remedy for lock-step schooling. Monograph series A. California: Friend Wm. Richardson, Superintendent of State Printing Sacramento, 1913. Disponível em: https://babel.hathitrust.org/cgi/pt?id=uc1.$b17033&view=1up&seq=1&skin=2021. Acesso em: 28 out. 2021.

CERTEAU, M. A invenção do Cotidiano: Artes do fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

COMAS, J. El sistema de Winnetka en la práctica. Madrid: Revista de Pedagogía, 1930.

DOTREANS, R. La enseñanza individualizada. Buenos Aires, Kapelusz, 1947.

DOTTRENS, R. L’enseignement individualisé. Delachaux et Niestlé, 1953.

DUGONJIC-RODWIN, L. S. Les IB Schools, une internationale élitiste: émergence d’un espace mondial d’enseignement secondaire au XXe siècle. 2014. 530f. Tese (Doutorado) - Université de Genève, 2014.

FERRIÈRE, A. L’éducation nouvelle au Brésil. Pour ere Nouvelle, n. 67, p. 85-90, 1931.

GARDET, M. Carleton Wolsey Washburne (1889 – 1968): un pédagogue américain à la pointe de la Progressive education. Billets, Complément chap 5, Galerie de portraits, 2018. Disponível em: https://repenf.hypotheses.org/296. Acesso em: 17 abr. 2019.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B.; FREYMOND, M.; BOS, F. Penetrar na verdade da escola para ter elementos completes de sua avaliação: a irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 55-112.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Disciplinarização e disciplinação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 21-54.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. A (ir)resistível institucionalização dos experts em educação. In: VALENTE, W. R. et al. (Org.). Experts: saberes para o ensino e para a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2021. p. 15-38.

HOFSTETTER, R. et al. La fabrique des savoirs: figures et pratiques d’experts. Genève: Georg Editeur, 2013.

LOURENÇO FILHO, M. B. Aprenda por si! Série B. São Paulo, Editora Melhoramentos, 1942, s/p. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/96532. Acesso em: 5 nov. 2016.

MEUER, W. G. Carleton W. Washburne: His Administrative and Curricular Contributions in the Winnetka Public Schools, 1919, Through 1943. Dissertação (Mestrado) - Loyola University Chicago, US, 1988.

MOYON, M. Initiation au calcul et Éducation Nouvelle: la ‘méthode Havránek’ au catalogue du Père Castor. Grand N, IREM de Grenoble, 97, p. 5-20, 2016.

MOYON, M.; PINHEIRO, N. V. L. René Duthil, militant français de l’adoption des tests à l’école dans l'entre-deux-guerres, Histoire de l’éducation, n. 152, p. 37-61, 2019.

PINHEIRO, N. V. L. Uma matemática profissional na formação de professores da década de 1930. HISTEMAT, SBHMat, v. 6, n. 2, p. 155-169, 2020. Disponível em: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/347. Acesso em: 5 jun. 2021.

PINHEIRO, N. V. L. Entre produção e circulação: os estudos de Carleton Washburne via publicações da New Education Fellowship. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 21, e.147, 2021a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/j4dtX9txz9k4y968pnwBx3K/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 mar. 2021.

PINHEIRO, N. V. L. Do cálculo ao problema: um caminho a trilhar a partir de resultados científicos. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, ed. 21038, p. 1-17, 2021b. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cMD8wFWJ79bZWw4XyqtXkfQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 1 jun. 2021.

PINHEIRO, N. V. L. Viagens, parcerias e a circulação dos estudos de Washburne via congressos da New Education Fellowship. In: RABELO, R. S.; VIDAL, D. G. Escola nova em circuito internacional: cem anos da New Education Fellowship, 1ed. Belo Horizonte [MG]: Fino Traço, 2021c. p. 59–88.

PINHEIRO, N. V. L. Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburne. Revista História da educação (Online), no prelo.

PINHEIRO, N. V. L.; VALENTE, W. R. Carleton Washburne e as pesquisas sobre aritmética nos primeiros anos escolares. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo: SP, v. 4, n. 4, p. 88-105, 2016.

RABELO, R. S. Destinos e Trajetos: Edward Lee Thorndike e John Dewey na formação matemática do professor primário no Brasil (1920 – 1960). 2016. 285f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, 2016.

SADOVNIK, A. R.; SEMEL, S. F. Founding Mothers and Others: women educational leaders during the progressive era. Palgrave Macmillan US, 2002.

SMITS-JENART, A. M. Le systéme pédagogique de Winnetka. Bruxelles: Société Belge de Pédotechnie, 1934, 230p.

VALENTE, W. R. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação, v. 14, n. 1, p. 357 – 367, 2015. Disponível em http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/637/833. Acesso em: 25 out. 2016.

VERGON, M. Carleton Washburne, passeur transathantique des conceptions de l’éducation nouvelle. In: Colloque international de l’ATRHE. Passagers, transferts, trajectoires en education. Genève, CH, 2019. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-02342293. Acesso em: 12 set. 2020.

WASHBURNE, C. Telegrama de Carleton Washburne à Anísio Teixeira. Illinois. EUA. 1927. Arquivo Anísio Teixeira. Classificação ATc1927.09.28/2. FGV-CPDOC/RJ.

WASHBURNE, C. W. La escuela individualizada. Revista de Pedagogia, 1934.

WASHBURNE, C. W.; STEARNS, M. M. Como tener mejores escuelas progresos educativos en norteamerica. Tradução L. Alvarez Santullano. Madrid: Francisco Beltran, 1931.

WASHBURNE, C. W.; MARLAND, S. P. Winnetka: The History and Significance of an Educational Experiment. Prentice-Hall, Inc. Englewood Cliffs, N. J. 1963. Disponível em: https://hdl.handle.net/2027/mdp.39015031351896. Acesso em: 03 mar. 2019.

ZILVERSMIT, A. Changing Schools: Progressive Education Theory and Practice, 1930 – 1960. The University of Chicago Press, US, 1993.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

PINHEIRO, Nara Vilma Lima.
A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 7, n. 2, p. 37–52, 31 Dez 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18012. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos