Repertório docente para a abordagem histórico-investigativa: um exemplo com o efeito Seebeck
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v8n1.2022.1Palavras-chave:
Ensino de ciências, Abordagem histórico-investigativa, Repertório docente.Resumo
Este artigo teve como objetivos apresentar e discutir a construção do repertório docente por um futuro professor para a utilização da abordagem histórico-investigativa. Para isso, partiu-se do pressuposto de que a abordagem histórico-investigativa apresenta potencialidades para a melhoria do ensino de ciências ao permitir a construção de um ambiente investigativo em sala de aula, ao mesmo tempo em que oferece discussões sobre o processo de aquisição do conhecimento científico em uma perspectiva histórica. Durante a elaboração de seu trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Física, um futuro professor relatou em seu diário apontamentos e reflexões acerca da tentativa de reprodução de um experimento histórico e sua adaptação para uma possível sala de aula. O experimento histórico escolhido foi o correspondente ao efeito Seebeck, para o qual já havia literatura em português para consulta. Analisando seu diário à luz da concepção de reflexão crítica de Brookfield (2017), conseguiu-se identificar os três tipos de assunção no seu processo reflexivo: paradigmático, prescritivo e causal. Concluiu-se que propor e vivenciar um processo investigativo, durante sua formação inicial, auxiliou o futuro professor no desenvolvimento de habilidades e reflexões críticas, esperadas para compor o perfil de um profissional que tenha a intenção de implementar a abordagem histórico-investigativa em sala de aula.
Teaching repertoire to historical-investigative approach: an example with the Seebeck’s effect
This article aimed to present and discuss the construction of the teaching repertoire by a future teacher for the use of the historical-investigative approach. For this, it was assumed that the historical-investigative approach has the potential for improving science teaching, because it allows the construction of an investigative environment in the classroom and offers discussions on the process of historically acquiring scientific knowledge. During the elaboration of his final work for the conclusion of the undergraduate course in Physics, the future teacher reported in his diary notes and reflections about the attempt to reproduce a historical experiment and its adaptation to a possible lesson plan. The historical experiment chosen was the Seebeck’s effect, for which there was already literature for consultation. Analyzing his diary in light of Brookfield’s (2017) conception of critical reflection, it was possible to identify the three types of assumption in his reflective process: paradigmatic, prescriptive, and causal. Thus, it was concluded that proposing and experiencing an investigative process, during the initial training, helped him to develop skills and critical reflections, which is expected to compose the profile of a professional who intends to implement the historicalinvestigative approach in the classroom.
Keywords: Science teaching; Historical-investigative approach; Teaching repertoire.
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