História das Ciências e a Educação Científica

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, História da Ciência, Educação científica

Resumo

A proposição deste número da Revista Ensino & Multidisciplinaridade surgiu da intenção dos editores reunirem contributos para reflexões sobre a História das Ciências no âmbito do ensino, considerando a importância de o ensino das ciências ancorado em uma perspectiva histórica.
Ao receber o convite para organizar este número especial da Revista, como a temática “História das Ciências e a Educação Científica”, o abracei como uma missão, pela necessidade de incentivos a proposição de estudos desta natureza; por reconhecer a potencialidade da História das Ciências para mudanças na Educação; e também para divulgar trabalhos de pesquisas desenvolvidos em todo o país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Bispo da Silva, Universidade Estadual da Paraíba Departamento de Física Grupo de História da Ciência e Ensino

Licenciada em Física, Mestre e doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNNICAMP). Atua na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) junto ao departamento de Física, com pesquisa, ensino e extensão. Professora visitante na Europa-Universität Flensburg (Alemanha) durante o ano de 2018. Desenvolve pesquisas nas linhas de história da ciência e ensino de ciências, história da ciência e formação de professores, história da ciência e divulgação científica. 

Referências

DEBUS, A. G. A ciência e as humanidades: a função renovadora da indagação histórica. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 5, p. 3-13, 1991.

GIL-PÉREZ, Daniel et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação (Bauru), v. 7, p. 125-153, 2001.

GUERRA, Andreia; MOURA, Cristiano B.; GURGEL, Ivã. Sobre educação em ciências, rupturas e futuros (im) possíveis. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1010-1019, 2020.

MARTINS, Roberto de Andrade. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, Cibelle C. (org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, p. 17-30, 2006.

PESTRE, Dominique. Pour une histoire sociale et culturelle des sciences. Nouvelles définitions, nouveaux objets, nouvelles pratiques. In: Annales. Histoire, sciences sociales. Cambridge University Press, 1995. p. 487-522

SHAPIN, S. Nunca pura: estudos históricos de ciência como se fora produzida por pessoas com corpos, situadas no tempo, no espaço, na cultura e na sociedade e que se empenham por credibilidade e autoridade. Trad. Erick Ramalho. 1a. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013; Campina Grande: EDUEPB, 2013. 552p

VILLANI, Alberto; PACCA, Jesuina Lopes A.; FREITAS, Denise. Science teacher education in Brazil: 1950–2000. Science & Education, v. 18, n. 1, p. 125-148, 2009.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

SILVA, A. P. B. da. História das Ciências e a Educação Científica. Ensino & Multidisciplinaridade, São Luís, v. 7, n. 1, p. i-iii, 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18408. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)