História das Ciências e a Educação Científica
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, História da Ciência, Educação científicaResumo
A proposição deste número da Revista Ensino & Multidisciplinaridade surgiu da intenção dos editores reunirem contributos para reflexões sobre a História das Ciências no âmbito do ensino, considerando a importância de o ensino das ciências ancorado em uma perspectiva histórica.
Ao receber o convite para organizar este número especial da Revista, como a temática “História das Ciências e a Educação Científica”, o abracei como uma missão, pela necessidade de incentivos a proposição de estudos desta natureza; por reconhecer a potencialidade da História das Ciências para mudanças na Educação; e também para divulgar trabalhos de pesquisas desenvolvidos em todo o país.
Downloads
Metrics
Referências
DEBUS, A. G. A ciência e as humanidades: a função renovadora da indagação histórica. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 5, p. 3-13, 1991.
GIL-PÉREZ, Daniel et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação (Bauru), v. 7, p. 125-153, 2001.
GUERRA, Andreia; MOURA, Cristiano B.; GURGEL, Ivã. Sobre educação em ciências, rupturas e futuros (im) possíveis. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1010-1019, 2020.
MARTINS, Roberto de Andrade. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, Cibelle C. (org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, p. 17-30, 2006.
PESTRE, Dominique. Pour une histoire sociale et culturelle des sciences. Nouvelles définitions, nouveaux objets, nouvelles pratiques. In: Annales. Histoire, sciences sociales. Cambridge University Press, 1995. p. 487-522
SHAPIN, S. Nunca pura: estudos históricos de ciência como se fora produzida por pessoas com corpos, situadas no tempo, no espaço, na cultura e na sociedade e que se empenham por credibilidade e autoridade. Trad. Erick Ramalho. 1a. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013; Campina Grande: EDUEPB, 2013. 552p
VILLANI, Alberto; PACCA, Jesuina Lopes A.; FREITAS, Denise. Science teacher education in Brazil: 1950–2000. Science & Education, v. 18, n. 1, p. 125-148, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação final do manuscrito.