Termoquímica na perspectiva CTSA para o processo de alfabetização científica de alunos do 2o ano do Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

CTSA. Alfabetização Científica. Ensino e aprendizagem. Termoquímica.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição de uma sequência didática (SD) estruturada nos três momentos pedagógicos (3MP), na perspectiva CTSA, para o processo de alfabetização científica de alunos do 2o ano do Ensino Médio, aplicada em um colégio público no Brasil. A SD “Qual a química que você respira?” contempla três etapas: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento. Para este artigo, optou-se por apresentar as análises referentes ao segundo momento pedagógico e como instrumentos de coleta, foi aplicado um questionário relacionando Termoquímica à poluição ambiental e a saúde. Foi possível perceber avanços na aprendizagem de conceitos científicos, evidenciados pelos indícios da AC. Os indicadores da AC demonstraram que as respostas dos alunos se encontram nos grupos 2 e 3, de acordo com a fundamentação teórica das autoras Sasseron e Carvalho (2008, 2010). Provavelmente isto ocorreu pelo fato de a SD ter sido estruturada nos pressupostos de CTSA e por ter sido utilizado diferentes recursos didáticos.

Thermochemistry in the STS perspective for the process of scientific literacy of 2nd year high school students

Abstract


Diverging from the traditional teaching, the educational perspective Science, Technology, Society and Environment (STS) contributes to promoting scientific and technological literacy (SL) of students by linking
scientific content to daily life. The objective of this work was to analyze the contribution of a didactic sequence (DS) structured in the three pedagogical moments (3PM), with the content of thermochemistry in the STS perspective, for the SL process of 2nd year high school students. An DS “What chemistry do you breathe?” contemplated three stages: the initial problematization, the organization of knowledge and the application of knowledge. Data analysis, referring to the second pedagogical moment, was based on the indicators of the SL of Sasseron and Carvalho. As collection instruments, a questionnaire was applied relating thermochemistry to environmental definition and human health. It was possible to notice advances in the students' learning of scientific concepts, evidenced by the evidence of SL. The SL indicators showed that the students 'answers were chosen in groups 2 and 3, according to the authors' theoretical foundation. This is probably due to the use of different teaching resources and the fact that SD was structured on the assumptions of STS.

Keywords: STS. Scientific Literacy. Teaching and learning. Thermochemistry.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andressa Algayer da Silva Moretti, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda em Educação para a Ciência (UNESP - campus Bauru). Bacharel em Engenharia Ambiental pela UTFPR (2013) e Licenciada em Química pela UTFPR (2019). Mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2015).

Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Londrina, Londrina, Paraná, Brasil

Doutora em Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Ensino Superior, Departamento de Ciências Humanas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Londrina, Londrina, Paraná, Brasil

Referências

ATKINS, P. W. 1940. Físico Química: v.1 [reimp.]. LTC, Rio de Janeiro, 2013.

ASHFAQ, A.; SHARMA, P. Environmental effects of air pollution and application of engineered methods to combat the problem. Journal of Industrial Pollution Control. 2012. Disponível em: <http://www.icontrolpollution.com/articles/environmental-effects-of-air-pollution-and-application-of-engineered-methods-to-combat-the-problem-.php?aid=45739> Acesso em: 12 de novembro de 2018.

ANP - AGÊNCIA NACIONAL DO PETROLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS. 2018. Disponível em: < http://www.anp.gov.br/petroleo-derivados/155-combustiveis >. Acesso em: 13 de novembro de 2018.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Cientifico-Tecnológica Para Quê?. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciência. v3. n.1. 2001.

BALMES, J. R. Air Pollution and Health. Committee of the Environmental and Occupational Health Assembly of the American Thoracic Society. ATS Patient Health Series. 2011.

BARBOSA, M. B. M.; SILVA, T. P.; CASTRO, S. L. Relação CTSA em aulas de química: avaliação de uma proposta de ensino para o conteúdo de gases. Congresso Nacional de Educação. Campina Grande – PB. 2014.

BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 1998.

CARVALHO, C. S.; SANTOS, J. G.; SILVA, P. C.; SALVIANO, F. G., MAYNARTE, M. C.; ARICO, E. M.; CINTRA, E. P. O Brilho das radiografias sob a perspectiva CTS no ensino de Química. Indagatio Didactica. v. 8, n.1, p.1267-1678. 2016.

CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Qualidade do ar. São Paulo, 2018. Disponível em: < https://cetesb.sp.gov.br/ar/poluentes/ >. Acesso em: 11 de novembro de 2018.

CHASSOT, A. Alfabetização Cientifica – Questões e Desafios para Educação. Ijuí, Editora Unijuí, 2000.

CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Ed. Unijuí. 2011.

DELIZOICOV, D. Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal. Dissertação de mestrado. IFUSP/FEUSP. São Paulo. 1982.

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola. v.31, n.3. p.198-202. 2009.

HERNÁNDEZ, P. C.; DOMÍNGUEZ, A. M. MATA P. C. Análisis de las propiedades fisicoquímicas de gasolina y diesel mexicanos reformulados con Etanol. Ingeniería, investigación y tecnología. v.13. n.3. México. 2012.

LISBOA, J. C. F.; BRUNI, A. T.; NERY, A. L. P.; BIANCO, P. A. G.; LIEGEL, R. M.; ÁVILA, S. G.; YDI, S. J.; LOCATTELLI, S. W.; AOKI, V. L. M. Ser protagonista: Química 2. 3aed. p.274. São Paulo. 2016.

MENDES, S. B.; VIEIRA, J. V.; CAIXETA, E. F. V.; NUNES, S. M. T. Conceitos e Contribuição da Poluição no Aumento das Chuvas Ácidas do ponto de vista do ensino CTSA. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ). Brasília. 2010.

MENDES, M. et al. Normas ocupacionais do benzeno: uma abordagem sobre o risco e exposição nos postos de revenda de combustíveis. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. p.19. 2017.

XXXXX,

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Revista Ciência & Educação. v.13. n.1. 2007.

ROCHA, P. L.; PACIERI, T. Z.; ROCHA, G. P.; MONTEIRO, A.; INGLEZ, I. S. S. A termoquímica e o cotidiano: uma sequência didática sob perspectiva CTSA. V Simpósio Nacional de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa – PR. 2016.

SALDIVA, P. H. N.; COÊLHO, M. S. Z. S. Poluição atmosférica e saúde humana. In: CALIJURI, M. C.; CUNHA, D. G. F. Engenharia Ambiental: Conceitos, Tecnologia e Gestão. Elsevier. Rio de Janeiro. p. 345-365. 2013.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4ª ed. Ijuí: Inijuí, 2010.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência e Educação. v.87, n2, p.95-111. 2001.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Revista Investigações em Ensino de Ciência. v.3. p. 333-352. 2008.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Escrita e desenho: Análise de registros elaborados por alunos do Ensino Fundamental em aulas de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v.10. 2010.

SILVA, T. E. P.; CARVALHO, D. O.; SILVA, M. J. P.; SANTOS, N. E. S.; COSTA, P. P. R. Enxofre: um poluente em potencial na composição do óleo diesel brasileiro. IV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Salvador – BA. p.6. 2013.

SULLIVAN JR, R. K.; KIMMELL, K. L. Health & Environmental Effects of Air Pollution. Department of Environmental Protect. Commonwealth of Massachusetts. 2016. Disponível em: < https://www.mass.gov/files/documents/2016/08/vl/health-and-env-effects-air-pollutions.pdf>. Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Downloads

Publicado

2021-03-13

Como Citar

MORETTI, Andressa Algayer da Silva; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia.
Termoquímica na perspectiva CTSA para o processo de alfabetização científica de alunos do 2o ano do Ensino Médio
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 5, n. 2, p. 21–35, 13 Mar 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/15262. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos