Termoquímica na perspectiva CTSA para o processo de alfabetização científica de alunos do 2o ano do Ensino Médio
Palabras clave:
CTSA. Alfabetização Científica. Ensino e aprendizagem. Termoquímica.Resumen
Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição de uma sequência didática (SD) estruturada nos três momentos pedagógicos (3MP), na perspectiva CTSA, para o processo de alfabetização científica de alunos do 2o ano do Ensino Médio, aplicada em um colégio público no Brasil. A SD “Qual a química que você respira?” contempla três etapas: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento. Para este artigo, optou-se por apresentar as análises referentes ao segundo momento pedagógico e como instrumentos de coleta, foi aplicado um questionário relacionando Termoquímica à poluição ambiental e a saúde. Foi possível perceber avanços na aprendizagem de conceitos científicos, evidenciados pelos indícios da AC. Os indicadores da AC demonstraram que as respostas dos alunos se encontram nos grupos 2 e 3, de acordo com a fundamentação teórica das autoras Sasseron e Carvalho (2008, 2010). Provavelmente isto ocorreu pelo fato de a SD ter sido estruturada nos pressupostos de CTSA e por ter sido utilizado diferentes recursos didáticos.
Thermochemistry in the STS perspective for the process of scientific literacy of 2nd year high school students
Abstract
Diverging from the traditional teaching, the educational perspective Science, Technology, Society and Environment (STS) contributes to promoting scientific and technological literacy (SL) of students by linking
scientific content to daily life. The objective of this work was to analyze the contribution of a didactic sequence (DS) structured in the three pedagogical moments (3PM), with the content of thermochemistry in the STS perspective, for the SL process of 2nd year high school students. An DS “What chemistry do you breathe?” contemplated three stages: the initial problematization, the organization of knowledge and the application of knowledge. Data analysis, referring to the second pedagogical moment, was based on the indicators of the SL of Sasseron and Carvalho. As collection instruments, a questionnaire was applied relating thermochemistry to environmental definition and human health. It was possible to notice advances in the students' learning of scientific concepts, evidenced by the evidence of SL. The SL indicators showed that the students 'answers were chosen in groups 2 and 3, according to the authors' theoretical foundation. This is probably due to the use of different teaching resources and the fact that SD was structured on the assumptions of STS.
Keywords: STS. Scientific Literacy. Teaching and learning. Thermochemistry.
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