Análise da categoria conteúdo-forma: a HQ da obra “Senhora” de José de Alencar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.13

Palavras-chave:

Educação, leitura literária, conteúdo-forma, formação de leitores

Resumo

A sociedade letrada contemporânea exige sujeitos leitores capazes de fazer uma análise crítica do real, que saibam se posicionar com decisões equilibradas e assertivas. É papel da escola formar leitores competentes. A leitura literária tem um rico conteúdo cultural que ajuda o aluno a refletir sobre as questões sociais. As categorias dialéticas ajudam na formação do saber e compreensão do mundo. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi analisar a obra “Senhora” de José de Alencar com base na categoria conteúdo-forma a fim de compreender sua contribuição para a formação de leitores críticos e reflexivos. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica com abordagem crítico-dialética. O resultado alcançado consiste na compreensão de que a relação conteúdo e forma contribui significativamente para o desenvolvimento da consciência, desperta o desejo pela leitura, e, por conseguinte, ajuda na formação de leitores críticos e reflexivos.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

SANCHES, Gislaine Gomes Granado; FRANCO, Sandra Aparecida Pires.
Análise da categoria conteúdo-forma: a HQ da obra “Senhora” de José de Alencar
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–23, 28 Jun 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19933. Acesso em: 24 nov 2024.

Edição

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Artigos