Análise da categoria conteúdo-forma: a HQ da obra “Senhora” de José de Alencar
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.13Mots-clés :
Educação, leitura literária, conteúdo-forma, formação de leitoresRésumé
A sociedade letrada contemporânea exige sujeitos leitores capazes de fazer uma análise crítica do real, que saibam se posicionar com decisões equilibradas e assertivas. É papel da escola formar leitores competentes. A leitura literária tem um rico conteúdo cultural que ajuda o aluno a refletir sobre as questões sociais. As categorias dialéticas ajudam na formação do saber e compreensão do mundo. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi analisar a obra “Senhora” de José de Alencar com base na categoria conteúdo-forma a fim de compreender sua contribuição para a formação de leitores críticos e reflexivos. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica com abordagem crítico-dialética. O resultado alcançado consiste na compreensão de que a relação conteúdo e forma contribui significativamente para o desenvolvimento da consciência, desperta o desejo pela leitura, e, por conseguinte, ajuda na formação de leitores críticos e reflexivos.
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