OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)

Autores/as

  • Rogerio Andrade Maciel Professor da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança.Associado da Sociedade Brasileira de História da Educação - (SBHE). http://orcid.org/0000-0003-1673-5215
  • Cesar Augusto Castro Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão. Membro do Comitê Cientifico da Amercian Library Association. Vice-Coordenador do GT 2 - História da Educação da ANPED. Membro da Associação para a Pesquisa sobre o Brasil na Europa (ARBRE) e da Association pour le Développement de l´Histoire Culturelle (ADHC). http://orcid.org/0000-0001-7650-895X

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n3p399-419

Palabras clave:

Objetos de comunicação e escolares, Sistema Educativo Radiofônico de Bragança – PA, Sentidos da Educomunicação

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar os objetos de comunicação e escolares no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança, Estado do Pará, (1957-1977). A tessitura metodológica é constituída pela abordagem da Nova História Cultural que se estabelece enquanto campo teórico e metodológico das representações. Diante disso, constatou-se que os objetos de comunicação e escolares localizavam-se em diferentes instituições: o microfone foi identificado na Rádio Educadora; o gravador foi encontrado no Escritório Central do SERB; as antenas e os transmissores foram identificados nas casas dos transmissores. Conclui-se que esses objetos são constituidores dos sentidos da educomunicação no cerne desta instituição educativa.

Palavras-chave: Objetos de comunicação e escolares; Sistema Educativo Radiofônico de Bragança – PA; Sentidos da Educomunicação.

COMMUNICATION AND SCHOOL OBJECTS IN THE RADIOPHONIC EDUCATION SYSTEM IN BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)

Abstract

The present study aims to analyze the communication and school objects in the Bragança Radiophonic Educational System, State of Pará, (1957-1977). The methodological composition is constituted by the Cultural History New approach that is established as a theoretical and methodological field of the representations. Therefore, the present study was found that communication and school objects were located in different institutions: the microphone was on the Educator Radio; the recorder was in the main office of the SERB, the antennas, and transmitters were in the homes of the transmitters. It is concluded that these objects are established by the edu-communication way based on this educational institution.

Keywords: Communication and school objects; Radiophonic education system in Bragança – PA; Educommunication ways.

COMUNICACIÓN Y OBJETOS ESCOLARES EN EL SISTEMA EDUCATIVO DE RADIO BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar la comunicación y los objetos escolares en el Sistema Educativo Radiofónico Bragança, Estado de Pará, (1957-1977). El tejido metodológico está constituido por el enfoque de la Nueva Historia Cultural que se establece como campo teórico y metodológico de las representaciones. Ante esto, se encontró que la comunicación y los objetos escolares estaban ubicados en diferentes instituciones: el micrófono fue identificado en Radio Educadora; la grabadora fue encontrada en la sede de SERB; Se han identificado antenas y transmisores en casas de transmisores. Se concluye que estos objetos constituyen los significados de la educomunicación en el corazón de esta institución educativa.

Palabras clave: comunicación y objetos escolares; Sistema de educación radiofónica Bragança - PA; Direcciones de Educommunication.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rogerio Andrade Maciel, Professor da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança.Associado da Sociedade Brasileira de História da Educação - (SBHE).

Professor da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança. Graduado no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFPA - (2008). Especialista em Saberes Culturais e Educação Amazônica - (UFPA, 2010). Mestre em Educação pelo Programa de Pós - Graduação da Universidade Estadual do Pará - PPGED/UEPA - (2014). Doutor em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação PPGED/ICED/UFPA - (2019). Associado da Sociedade Brasileira de História da Educação - (SBHE). Membro Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia - (GUEAJA). Membro Integrante do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras do Maranhão - (NEDHEL). Atualmente dialoga na área de Educação com ênfase em Cultura Material Escolar e Representações de Educação. Saberes Tradicionais e Currículo Escolar. História da Educação na Amazônia Paraense no século XX e Educação de Jovens e Adultos - EJA

Cesar Augusto Castro, Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão. Membro do Comitê Cientifico da Amercian Library Association. Vice-Coordenador do GT 2 - História da Educação da ANPED. Membro da Associação para a Pesquisa sobre o Brasil na Europa (ARBRE) e da Association pour le Développement de l´Histoire Culturelle (ADHC).

Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988). Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Pós Doutor em Educação pela USP (2006) e pela Universidade do Porto (2011). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e o Curso de Biblioteconomia (UFMA). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará .Diretor do Centro de Ciências Sociais (2006-2015).  Vice-Coordenador do GT 2 - História da Educação da ANPED. Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL). Desenvolve estudos e pesquisa sobre História da Educação (Cultura Material Escolar, Instituições Escolares e imprensa de ensino). História do Livro e da Leitura e História das Bibliotecas e da Biblioteconomia. Pesquisador Produtividade do CNPq.

Publicado

2020-12-28

Cómo citar

MACIEL, Rogerio Andrade; CASTRO, Cesar Augusto.
OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 3, p. 399–419, 28 dic. 2020 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12278. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos