v.27, n.4, out./dez. 2020 (Dossiê: A articulação da Educação Superior com a Educação Básica para o respeito às diversidades)

					Visualizar v.27, n.4, out./dez. 2020 (Dossiê: A articulação da Educação Superior com a Educação Básica para o respeito às diversidades)
Publicado: 2020-12-29

Expediente e Sumário

Editorial

  • EDITORIAL

    Iran Maria Leitão Nunes Nunes, Ivanilde Apoluceno de Oliveira Oliveira, Núbia Regina Núbia Regina Moreira
    3-7

Artigos

  • EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: reflexões e proposições

    Kilza Fernanda Moreira de Viveiros
    8-28
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p8-28
  • CONCEPÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: um estudo com professores de educação infantil

    Talita Santana Maciel, Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo
    29-53
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p29-53
  • EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA: as águas da diversidade inundando as escolas ribeirinhas

    Márcia da Silva Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva
    54-72
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p54-72
  • INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE: uma análise da Educação Superior no Brasil

    Antônio Carlos Mazzetti, Josiane Carine Wedig, Marlize Rubin Oliveira
    73-99
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p73-99
  • A DISCUSSÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE(2009-2016)

    Marcela Silva da Conceição, Wilma de Nazaré Baía Coelho
    100-128
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p100-128
  • MULHERES NEGRAS EM MARCHA CONTRA O RACISMO, A VIOLÊNCIA E PELO BEM VIVER: indícios para um currículo antirracista

    Nubia Regina Moreira, Thaís Teixeira Cardoso
    129-151
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p129-151
  • MEMÓRIA E HISTÓRIA DOS EMEMCEs:perspectivas da articulação da educação superior e educação básica com o respeito às diferenças

    Diomar das Graças Motta, Alda Margarete Silva Farias Santiago
    152-173
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p152-173
  • CONCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO CORPO PELAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Margareth Rocha Lima Matos, Nilma Margarida Castro Crusoé
    174-196
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p174-196
  • EDUCAÇÃO INDÍGENA: escolarização e políticas voltadas à área de educação especial

    Jucélia Linhares Granemann de Medeiros, Sonia Grubits
    197-230
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p197-230
  • OS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR: uma visão intercultural – Brasil e Portugal

    Thalita Cristina Prudencio Amorim, Fernanda Oliveira Castro, Roberto Gimenez
    231-254
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p231-254
  • CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Joice Fernanda Pinheiro, Silvana Maria Moura da Silva
    255-288
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p255-288
  • POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA: experiência formativa em Belém-Pará

    Adelice Sueli Braga Delgado, Tânia Regina Lobato dos Santos, Kátia Maria dos Santos Dias, Ely do Socorro Oliveira de Medeiros
    289-314
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p289-314
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA: uma reflexão a partir da percepção dos gestores escolares

    Ana Lúcia Cunha Duarte
    315-336
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p315-336
  • ATITUDES E CRENÇAS RELACIONADAS AO SUCESSO EM DIFERENTES GERAÇÕES: perspectivas intergeracional e intercultural

    Renata Borja, Maria Natália Ramos
    337-371
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p337-371
  • A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: espaço de comunicação e de transformação social

    Ianed da Luz Sousa, Rosária Helena Ruiz Nakashima, Jutta Gutberle
    372-395
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p372-395