CONCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO CORPO PELAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p174-196

Palavras-chave:

Corpo, Ensino Fundamental, Professoras

Resumo

Este estudo se insere nas discussões sobre corpo, no primeiro ano do Ensino Fundamental, mais especificamente, sobre concepções de corpo, pelas professoras dessa fase escolar. Utilizou-se para a realização dessa pesquisa uma abordagem qualitativa/interpretativa. O campo empírico deste estudo é uma escola do Ensino Fundamental, de uma cidade do interior da Bahia. Foram entrevistadas 5 (cinco) professoras, responsáveis pelas cinco turmas existentes. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo para análise dos dados. Os resultados indicaram que o corpo é reconhecido como importante, para essas educadoras. A dimensão do cuidado com a saúde e a estética, foram elementos fortes na concepção bem como, sua relação e interferência na aprendizagem.

CONCEPTIONS ATTRIBUTED TO THE BODY BY THE TEACHERS OF THE FIRST YEAR OF FUNDAMENTAL EDUCATION

Abstract

This study is part of the discussions about the body, in the first year of elementary school, more specifically, about body conceptions, by the teachers of that school stage. A qualitative / interpretative approach was used to carry out this research. The empirical field of this study is a primary school in a city in the interior of Bahia. Five (5) teachers were interviewed, responsible for the five existing classes. Semi-structured interviews and content analysis were used for data analysis.The results indicated that the body is recognized as important for these educators. The dimension of health care and aesthetics were strong elements in conception as well as their relation and interference in learning.

Keywords: Body. Elementary School. Teachers.

CONCEPCIONES ATRIBUIDAS AL CUERPO POR LAS PROFESORAS DEL PRIMER AÑO DE LA ENSEÑANZA FUNDAMENTAL

Resumen

Este estudio se inserta en las discusiones sobre el cuerpo, en el primer año de la Enseñanza Fundamental, más específicamente, sobre concepciones de cuerpo, por las profesoras de esa fase escolar. Se utilizó para la realización de esta investigación un abordaje cualitativo / interpretativo. El campo empírico de este estudio es una escuela de la Enseñanza Fundamental, de una ciudad del interior de Bahía. Se entrevistaron 5 (cinco) profesoras, responsables de las cinco clases existentes. Se utilizaron entrevistas semiestructuradas y análisis de contenido para el análisis de datos. Los resultados indicaron que el cuerpo es reconocido como importante, para esas educadoras. La dimensión del cuidado con la salud y la estética, fueron elementos fuertes en la concepción así como, su relación e interferencia en el aprendizaje.

Palabras clave: Cuerpo. Enseñanza fundamental. Maestros.

 

 

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Biografia do Autor

Margareth Rocha Lima Matos, Faculdade de Tecnologia e Ciências- FTC

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB). Professora da Educação Básica do Estado da Bahia- SEC/BA. Professora de Práticas Integradoras, Educação Física e Educação Desportiva no Ensino Médio. Professora das disciplinas: Projeto Integrador em Educação Física e Lazer e Recreação no curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade de Tecnologia e Ciências- FTC/VIC.

Nilma Margarida Castro Crusoé, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Doutora em Educação em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Autora do livro Interdisciplinaridade: representações sociais de professores de matemática e Prática pedagógica interdisciplinar na escola fundamental: sentidos de professoras. Professora de do Programa de Mestrado em Educação (PPGEd/Uesb).; Líder do Grupo de Estudo e Pesquisas em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE) e membro do Comitê Editorial da Revista Práxis Educacional, do Programa de Mestrado em Educação (PPGEd/Uesb). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Representação Social, Prática pedagógica e Prática educativa; Fenomenologia das Relações Sociais. É co-autora em capítulos no livro Manual de Investigação Qualitativa em Educação,  Livro Premiado como BEST BOOK IN SPANISH OR PORTUGUESE CONTRIBUITION TO QUALITATIVE INQUIRY 2016, pelo Committee for theBiannual Book in Spanish orPortuguese ICQI Award, Universidad Autónoma Metropólitana- Xochimilco.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

MATOS, Margareth Rocha Lima; CRUSOÉ, Nilma Margarida Castro.
CONCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO CORPO PELAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 4, p. 174–196, 29 Dez 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15343. Acesso em: 22 dez 2024.