A ESCOLA PERIFÉRICA COMO UM BRAÇO ASSISTENCIAL DOS GOVERNOS BRASILEIROS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n9.2023.11

Parole chiave:

Escolas periféricas, Vulnerabilidades, Assistencialismo

Abstract

Este estudo é uma investigação fundamentada em análise de cunho bibliográfico que aborda a educação brasileira a partir de seu contexto históricosocial. As reflexões foram conduzidas no âmbito da disciplina "Cultura, Sociedade e Educação", integrante do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDIRE) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A pesquisa em questão adquiriu uma configuração de natureza qualitativa, visando analisar o contexto de vulnerabilidades sociais que permeiam as instituições escolares no Brasil, com especial ênfase nas periféricas. Nossa investigação também abrange a compreensão de como as instituições de ensino se convertem em entidades auxiliares do governo, inserindo-se no escopo de um mecanismo de apoio. Além disso, exploramos a maneira como são delineadas as ações direcionadas às escolas que se encontram em situações de vulnerabilidade social. Esse delineamento ocorre dentro do contexto de desigualdades intrínsecas, estreitamente relacionadas a planejamentos urbanos, que resultam em localizações periféricas, à margem das regiões centrais das cidades. Essa perspectiva periférica exerce uma influência marcante sobre as condições sociais dos atores envolvidos, configurando um cenário complexo que
merece uma análise aprofundada.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Elen Shery Silva Duarte, Universidade Federal do Norte Tocantins

Discente do Programa de Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Graduada em Letras/Português pela UFNT, Campus de Araguaína. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas/TO. 

Rosiane Martins da Silva Costa, Universidade Federal do Norte Tocantins

Discente do Programa de Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Pós-graduada em Educação pobreza e Desigualdades Sociais pela UFNT. Graduada em Licenciatura Plena em Geografia e em Pedagogia pela UFNT. Docente do Ensino Fundamental no Município de Araguaína-TO. 

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Norte Tocantins

Pós-Doutor pela Universidade de Brasília (UnB/POSLIT). Doutor em Humanidades. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). 

Riferimenti bibliografici

BESSA, V.H. Teorias da Aprendizagem. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.

OLIVEIRA, E. Brasil melhora acesso à escola, mas ainda precisa superar desigualdade, aponta OCDE. G1 Globo, 30 de junho de 2021. Seção Educação. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/06/30/brasil-melhora-acesso-a-escola-mas-ainda-precisa-superar-desigualdade-aponta-ocde.ghtml>. Acesso em: 11 de agosto de 2023.

POLATO, A. Centro e periferia: desigualdades educacionais. Nova Escola, 06 de junho de 2007. Seção Jornalismo. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2767/centro-e-periferia-desigualdades-educacionais>. Acesso em: 11 de agosto de 2023.

RODRIGUES, W., BORGES, T.P. Compreendendo a corrente das vulnerabilidades sociais brasileiras: o caso da educação pública. Revista Querubim, v. 6, n. 39, p. 55-79, 2019.

RODRIGUES, A.M. Desigualdades socioespaciais - a luta pelo direito à cidade. Cidades, v. 4, n. 6, p. 73-88, 2007.

SANTOS, B. P., NOVAIS, G.S., SILVA, L.C. Educação popular em tempos de inclusão: pesquisa e intervenção. Uberlândia: EDUFU, 2011.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvaturas da vara, onze teses sobre educação e política. 32 edição. Campinas - SP: 1999.

SCHNEIDER, G., ABREU D., BRUEL, A.L.O., LIMA, A.J.C., LUNELLI, P., FILHO, I.P.L., BONFIM, S.R.F. Educação, pobreza e desigualdade social: discussões e proposições metodológicas para pesquisa. Revista de Ciências Sociais, v. 52, n. 1, p. 349-390, 2021.

VASCONCELLOS, M.D. A escola da periferia: escolaridade e segregação nos subúrbios. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 86, p. 273-278, abril 2004.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-04-24

Come citare

DUARTE, Elen Shery Silva; SOUZA, Ludimila Rodrigues de; COSTA, Rosiane Martins da Silva; RODRIGUES, Walace.
A ESCOLA PERIFÉRICA COMO UM BRAÇO ASSISTENCIAL DOS GOVERNOS BRASILEIROS
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 9, p. 2–11, 24 apr. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/22022. Acesso em: 3 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos